Miguel Sá, um dos mais promissores chefes de cozinha do panorama nacional, processou o colega de profissão Tobias Gomes, do popular restaurante “Tripas do Tó”, no Porto. O primeiro acusa o segundo de lhe ter roubado a receita que venceu num campeonato internacional.

A receita em causa é o “Bacalhau Fresco e Semi Curado com Migas de Poejo e Molho de Chocolate”, desenvolvida ao longo dos últimos dois anos e vencedora do concurso “Grande Chefe De Cozinha Da Europa”, no passado mês de fevereiro. Miguel Sá, que trabalha no restaurante “Verde Alface”, na capital, afirma que Tobias Gomes se apropriou da receita, substituindo o poejo por salsa. Agora, esta é a receita mais pedida no restaurante “Tripas do Tó”, onde as tripas já foram praticamente banidas da cozinha para conseguir satisfazer a procura pela nova iguaria. Ao aperceber-se da situação, numa visita de cortesia ao restaurante do Porto, o chefe lisboeta sentiu uma revolta no estômago e a discussão rebentou, com afiadas facas de cozinha a voar pelo restaurante, pancadas de cabeça no exaustor e riscos de queimaduras graves na fritadeira acabada de adquirir. O escândalo foi imediato, ou não estivesse a produtora de Gordon Ramsay, por coincidência, a apreciar o referido prato no local e chamado a sua equipa para filmar os acontecimentos.

Por detrás de tudo isto, está também uma história de amizade traída, amor e ciúme, disse ao Sabores uma fonte próxima de ambos os profissionais, que não quis ser identificada. É que “a Liliana (atual namorada do chefe portuense) já teve um relacionamento com o Sá”, diz o colega incógnito. Aliás, foi numa festa de aniversário de um deles, celebrada com o Melhor Bolo de Natas Batidas do Mundo e uma garrafa de espumante da Bairrada, que Liliana conheceu Tobias, por quem se apaixonou de imediato. “O Gomes até ajudou o Sá a aperfeiçoar a receita”, diz a mesma fonte. “Foi ele que descobriu como harmonizar o bacalhau fresco com o semi curado no mesmo prato”, acrescenta. Já o molho de chocolate foi fácil de recriar, uma vez que “é um simples ganache feito com chocolate picante e um fio de mel de alfazema”, revelou ao Sabores.

Miguel e Tobias foram colegas de curso na Escola Superior de Culinária, uma instituição que aposta na iniciativa e criatividade dos jovens estudantes para criar “start ups” que tragam mais-valias à economia nacional. O conselho diretivo da escola já prometeu mediar o conflito.

Se leu este artigo até aqui, já deve ter percebido que esta era a nossa notícia do dia das mentiras!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.