Nos tempos que correm, nem sempre é fácil manter uma “mente sã em corpo são”. É cada vez mais importante abrandar o ritmo e conseguir desligar, mesmo que por breves momentos. Assim, os momentos de ligação e proximidade com a natureza são fundamentais, trazendo inúmeros benefícios não só para o bem-estar físico como mental. É isso que propõe Nina Gruntkowski em parceria com Maria João Pires Rodrigues no seu próximo workshop na plantação da Chá Camélia, com um banho de floresta e ritual do chá.

O “Banho de Floresta”, ou Shirin Yoku, é uma prática japonesa que promove a saúde e bem-estar, através de uma caminhada lenta de atenção plena (mindfulness) na natureza. É uma experiência imersiva que convida a observar calmamente a natureza, ouvir os sons, sentir os cheiros e as texturas, estabelecendo uma ligação envolvente com o meio ambiente através dos sentidos.

Chá Camélia sugere “Banho de Floresta” com Ritual do Chá, no bosque da plantação de Fornelo
Chá Camélia sugere “Banho de Floresta” com Ritual do Chá, no bosque da plantação de Fornelo Nina Gruntkowski e o marido, o produtor de vinho Dirk Niepoort. créditos: Jorge Simão

A 26 de março, das 10h00 às 13h00, será possível desfrutar de um “Banho de Floresta”, conduzido por Maria João Pires Rodrigues, no pequeno bosque da plantação da Chá Camélia. Depois da caminhada, a manhã termina com um ritual de chá, inspirado na cerimónia japonesa, com Nina Gruntkowski.

“Nesta prática, abrandamos o ritmo e convidamos os nossos participantes a observar e sentir calmamente o que os rodeia. Através dos nossos sentidos desaceleramos e conectamos-nos com a natureza e connosco próprios", afirma Nina Gruntkowski, fundadora da Chá Camélia. Acrescenta ainda que “ao estarmos em harmonia com a natureza e com o nosso ser interior, o nosso sistema nervoso recompõe-se, o nosso corpo recupera energia e a nossa mente fica calma e revitalizada”.

Chá Camélia sugere “Banho de Floresta” com Ritual do Chá, no bosque da plantação de Fornelo
Chá Camélia sugere “Banho de Floresta” com Ritual do Chá, no bosque da plantação de Fornelo A plantação de chá. créditos: Jorge Simão

Em 2011, Nina e Dirk tiveram a ideia de plantar chá em Portugal ainda no jardim de sua casa, no Porto. Aí, os primeiros 200 pés de Camellia sinensis, a planta do chá, foram plantados e cuidados com dedicação.

Três anos volvidos, em 2014, os pés da planta de chá foram mudados para o terreno de Fornelo (freguesia de Vila do Conde). Nascia a plantação de Chá Camélia, única na Europa continental (nos Açores, na Ilha de São Miguel, encontramos a plantação de chá Gorreana, de escala industrial).

Em 2019, surgia a primeira produção de chá verde na Chá Camélia. Doze quilos de chá seco a partir de quase 60 quilos de folhas frescas – tudo feito à mão, artesanalmente.

O “Banho de Floresta” com Ritual do Chá tem o valor é de 40 euros por pessoa. As inscrições fazem-se aqui