A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) acaba de apresentar o primeiro selo de denominação do Café Expresso Português. Esta nova marca pretende diferenciar este produto e as suas características únicas, facilitando o acesso aos mercados internacionais e diferenciando o café português das bebidas expresso de outros países.

Face às características únicas e diferenciadoras do Café Expresso Português, quer em termos sensoriais, quer em termos sociais, a AICC decidiu investir no processo de preservação deste património nacional através da criação do selo de denominação do Café Expresso Português e que o torne como elemento distintivo.

A inclusão desde selo permite ao consumidor, sobretudo nos mercados internacionais, reconhecer facilmente as características específicas do café português e ao mesmo tempo divulgar a sua especificidade e identidade histórica. Para as empresas exportadoras, o selo permite evidenciar uma garantia deste café, asseguradas por entidade independente, contribuindo assim para a aceleração da competitividade das empresas nacionais no exterior.

“Com esta iniciativa inédita estamos a possibilitar ao consumidor a facilidade de reconhecimento deste tipo de café. Por outro lado, nos mercados externos, será sempre uma forma de conhecerem também a tradição portuguesa e desta forma poderem depois pedir o nosso café nos seus países de origem, facilitando a decisão de compra”, sublinhou Rui Miguel Nabeiro, Presidente da AICC.

O selo “Portuguese Coffee – blends of stories” foi apresentado no âmbito do 10.º Congresso do sector, que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas dos Santos, e de mais de 15 empresas nacionais do sector.

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