“A gastronomia à mesa no parque” é protagonista, nos próximos dias, da cultura trofense. O parque Nossa Senhora das Dores, é palco para a Feira de Artesanato e Gastronomia 2005 e a Turisave- Feira de Turismo do Vale do Ave, até ao próximo dia 24. Um evento que pretende divulgar a diversidade e a originalidade típica do artesanato de cada região, bem como a sua cultura gastronómica. Daí a participação de diversos restaurantes de diferentes regiões, como o Alentejo, Trás-os-Montes, Estremadura e Galiza, além da representação dos municípios vizinhos: Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Santo Tirso, Vizela e Vieira do Minho.
Entre as especialidades alentejanas presentes, estão as migas com carne de porco, o ensopado de borrego, a sopa de cação, o bacalhau no forno, a fritada de javali com migas de batata, a açorda alentejana com bacalhau, o borrego assado no forno e os pézinhos de coentrada.
Trás-os-Montes põe na mesa feijoada à transmontana, posta e bacalhau à Tony, posta à terra flor, cozido à Portuguesa, bacalhau na assadeira e vários tipos de carnes grelhadas.
Há também vários pratos de comida tradicional galega e, na ementa da Estremadura, constam o choco frito à setubalense, os choquinhos no tacho com massinha de cotovelo e gambas, o alimado de cherne, a caçarola de choquinhos com favas e hortelãs, os lombinhos de tamboril com natas e Moscatel, a cataplanas de peixe e mariscos e o pato com amêijoas.
Em paralelo, decorre a exposição dos trabalhos de artesãos do Vale do Ave, que mostram as suas obras de cestaria, de cerâmica, rendas de bilros, entre outras. O objectivo é promover a culinária e o artesanato locais, ao mesmo tempo que se estimula a melhoria da qualidade de prestação de serviços, nomeadamente na área da restauração.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.