A celebração do Ano Internacional da Batata tem como objectivo aumentar a consciência da população para a importância deste tubérculo, tanto sob o ponto de vista agrícola como sob o ponto de vista social. O cultivo da batata pode ajudar a combater a fome, a pobreza e as ameaças ao meio ambiente.
A batata é consumida nos Andes há cerca de 8000 anos. Levada pelos espanhóis para a Europa no séc. XVI, rapidamente conquistou o globo. Actualmente, a batata é cultivada numa área estimada de 195 000 quilómetros quadrados, desde a China (maior produtor mundial) às estepes da Ucrânia. É a quarta maior colheita do mundo, com mais de 320 milhões de toneladas por ano.
Adequada a terras limitadas e com mão-de-obra abundante, este cultivo produz alimentos nutritivos mais rapidamente, em menos terra e em climas menos amenos, do que qualquer outra colheita.
Além disso, a batata é rica em hidratos de carbono, constituindo uma boa fonte de energia. Contém também aminoácidos, vitamina C e potássio.
Se quer experimentar a melhor forma de apreciar este alimento, seleccione uma das nossas receitas com batata.
A homenagem que a UNECO faz ao tubérculo mais consumido em todo o mundo integra um concurso de fotografia aberto a profissionais e amadores.
Para saber mais sobre o Ano Internacional da Batata e o concurso fotográfico.
Ano Internacional da Batata
Este artigo tem mais de 16 anos
Ao longo de 2008, a UNESCO homenageia este tubérculo milenar, capaz de combater a fome no mundo.
Comentários