Um “extremófilo” é um organismo que sobrevive em condições geoquímicas extremas, prejudiciais à maioria das outras formas de vida na Terra. Um exemplo que nos é próximo é a salicórnia, planta que desponta naturalmente em zonas de sapais, recentemente incorporada na cozinha gourmet. Dado crescerem em zonas de forte influência marinha, estas plantas estão naturalmente sujeitas a pressões ambientais que as levam a produzir compostos antioxidantes, como os polifenólicos e vitaminas A e E, altamente apreciados pelo seu valor nutritivo e funcional, podendo trazer um benefício adicional à nossa saúde.

Neste contexto de investigação das “plantas extremas” nasceu a Agro-On, uma empresa algarvia incubada na Universidade do Algarve, liderada por Miguel Salazar. Uma entidade com um carácter inovador no setor agroalimentar, envolvida há mais de cinco anos em trabalhos de cultura de plantas halófitas e, há cerca de dois anos, no cultivo da “Salicórnia Natural da Ria Formosa”, entre outras, que comercializa com a marca Riafresh, principalmente junto de restaurantes de fine dining.

Agora, como forma de promover os benefícios destas plantas junto do consumidor em geral nasceu o projeto XtremeGourmet. No fundo, uma parceria entre a Agro-On, a Universidade do Algarve e o envolvimento pessoal de chefes de restaurantes portugueses que neste âmbito atuam como consultores.

A equipa de chefes associada ao projeto inclui, entre outros, Leonel Pereira (Restaurante São Gabriel - Almancil), João Oliveira (Restaurante Vista - Portimão), Rui Silvestre (Restaurante Bon Bon –Carvoeiro); Alexandre Silva (Restaurante LOCO – Lisboa); Henrique Sá Pessoa (Restaurante Alma, Lisboa); João Rodrigues (Restaurante Feitoria – Lisboa); Vítor Matos, (Restaurante Antiqvvm – Porto); Ricardo Costa (Restaurante Yeatman – Porto) e Angél Léon, (Restaurante Aponiente – Cádiz em Espanha).

O projeto teve início em outubro de 2016 e terá a duração de três anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.