Esta é uma história assente em produtos alentejanos do concelho de Marvão, na Serra de São Mamede, dorso rochoso encostado à fronteira espanhola. A região é de montanha, microclima e água relativamente abundante. Elementos propícios a bons produtos da terra. A castanha é famosa, com direito a festival anual. Mas há mais: cogumelos, nozes, cardos, pimentos. Atentos a estas mais-valias da região, há oportunidade comercial e ao desenvolvimento local, cinco amigos lançaram em setembro de 2011, uma marca assente em produtos alentejanos. A Terrius propõe algo simples: “o regresso às origens, à natureza, aos sabores de outrora”. Um repto que já conquistou Portugal.

Os promotores do projeto Terrius, instalado na região (no Centro de Interpretação Ambiental Moinho da Cova - Portagem), casam as palavras negócio com desenvolvimento local. Adquirem a matéria-prima de base junto dos produtores locais, tratam-na em instalações de terceiros. Depois, comercializam produtos de sempre, numa embalagem que pisca o olho aos mercados mais exigentes.

Dentro das frasquinhos e pacotes da Terrius há a famosa castanha de Marvão, cogumelos (Shitake - uma espécie que não é local -, Boletus edulis), tomate desidratado, maçãs, pimentos assados, noz do Porto da Espada, cardos silvestres, espargos silvestres. Tudo, como garante a Terrius, de “fabrico artesanal, sem corantes nem conservantes”. E se, depois de adquiridos os produtos Terrius dúvidas sobrarem sobre a melhor utilização, no site encontramos algumas sugestões de receitas.

Neste momento, a Terrius coloca os seus produtos em diversas lojas. Em Lisboa no espaço “Diz-me o Que Lês”; no Porto, no “Café Vitória”; nas Caldas da Rainha na loja “Caldas Gourmet”.

Para um contacto mais próximo com a Terrius: Telefone: 966 908 963 E-mail: rita@terrius.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.