Foi na madrugada de 25 de abril que, da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, partiu a coluna militar comandada pelo Capitão Salgueiro Maia rumo a Lisboa. Para homenagear a cidade, Salgueiro Maia e os demais “Capitães de Abril”, o restaurante escalabitano, localizado na Portela das Padeiras, que o SAPO Lifestyle já visitou, vai assinalar a efeméride com uma oferta a preceito, sob o mote 25 de Abril à Mesa d’Oh!Vargas.
Nesta primeira edição, o chef Rui Lima Santos, vai criar um menu com o objetivo de recuperar memórias gastronómicas e que resultam de uma pesquisa feita com contributo de vários intervenientes, de gastrónomos a críticos e jornalistas, mas também pessoas que frequentavam assiduamente restaurantes e até um ‘Capitão de Abril’. Assim, durante a semana desta efeméride, de 25 a 30 de abril, em complemento à habitual carta, vai poder escolher opções deste menu, composto por sabores muito em voga em 1974.
A iniciativa tem um cariz gastronómico, mas também sociocultural, homenageando as pessoas daquele tempo com o que melhor resiste ao passar dos anos – a liberdade, as memórias e os sabores.
Importa recordar que foi em 1973, um ano antes desta revolução, que os pais de Manuel Vargas, Olímpia e Vítor, recentemente falecido – fizeram nascer, oficialmente, este restaurante, abraçando a gestão deste espaço, até então nas mãos do avô de Manuel, que durante a década de 1960 servia lanches e assava leitões para amigos. Desde a sua génese, este é um restaurante de carisma, que tem acompanhado a evolução dos tempos, modernizando e reinventando-se.
Comentários