Saudável e altamente nutritiva, a amêndoa é uma abundante fonte de proteína que ajuda a perder peso e, graças ao seu elevado conteúdo em água e potássio, tem um efeito diurético. Além disso, é um fruto com tripla ação uma vez que ajuda a regular a tensão arterial, contribui para uma boa digestão dos alimentos e fortifica os ossos. É rico em vitamina E e vitamina B2 (riboflavina), zinco, cobre, fósforo e magnésio.
Doce ou amargo, este fruto tem uma utilização muito versátil na culinária e é especialmente recomendado para os vegetarianos. Também há quem o utilize para confecionar leite de amêndoa. Basta, para isso, demolhá-las com a pele durante oito horas. Depois de escorridas, colocam-se num liquidificador com água e trituram-se até obter um líquido. Deve usar-se, por cada copo de amêndoas, três de água.
Como escolher e conservar
- Certifique-se que a casa não está rachada, bolorenta ou com manchas.
- Prefira as amêndoas que apresentem uma cor uniforme, textura firme e cheiro adocicado.
- Se as amêndoas tiverem casca, possuem um tempo de vida mais longo.
- Já as amêndoas descascadas devem ser colocadas num recipiente bem fechado num local fresco, seco e escuro.
4 ideias para comer amêndoa:
- Em sopa com curgete e alho-francês
Triture as curgetes, alhos-franceses com rama e cebolas cozidos, temperados com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada. Sirva a sopa com amêndoa laminada torrada e um fio de azeite.
- Em salada com frango, agrião e laranja
Misture azeite, vinagre, mostarda em grão, sumo de laranja, sal e pimenta. Adicione agrião, amêndoas torradas, gomos de laranja, pedaços de frango assado e envolva.
- Como acompanhamento com brócolos
Misture três iogurtes naturais com queijo parmesão ralado, tempere com pimenta e espalhe por cima de brócolos cozidos. Polvilhe com pão ralado e amêndoa. Leve ao forno a gratinar.
- Como prato principal com salmão, queijo e coentros
Polvilhe lombos de salmão com amêndoa, queijo mozzarella e coentros picados. Disponha-os num tabuleiro untado com margarina, tempere a gosto e leve a assar.
Texto: Filipa Basílio da Silva
Comentários