As síndromes genéticas são doenças caracterizadas por um conjunto específico de sinais e sintomas, de causa genética, isto é, devido a uma anomalia envolvendo um ou mais cromossomas ou genes (mutação, deleção, duplicação ou outras).
A leitura é uma das aquisições mais importantes para o desenvolvimento das aprendizagens e integração social, porém, apesar da mesma ser um processo complexo, para outros também é inato. Todavia, e contrariamente à sua importância, a maioria dos leitores não retém consciência e memória do desenrolar
“Se fizeres isto, recebes aquilo... Se cumprires o acordo, podes jogar ou brincar”, frases ditas e reditas várias vezes pelos pais na esperançosa expectativa de colaboração das crianças.
A Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do desenvolvimento e portanto podem persistir alterações na idade adulta
Crianças com um diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) nem sempre desenvolvem de forma espontânea ou pouco explícita competências literárias ou acompanham num mesmo ritmo que outras crianças
Como devo reagir quando o meu filho realiza um ritual? Devo ajudá-lo a parar, interromper ou ignorar? Estas são algumas dúvidas com as quais os pais se debatem perante os rituais típicos da Perturbação Obsessivo-Compulsiva
Como podemos ajudar a promover a autonomia das nossas crianças, útil não só no momento presente para ajudar a acelerar a rotina da manhã, mas principalmente como ferramenta para o amanhã?
A intenção comunicativa é fundamental para o desenvolvimento das competências comunicativas. Quando uma criança desenvolve esta capacidade, percebe que pode influenciar os outros através do seu comportamento e que através delas pode atingir determinado objetivo
Para uma criança com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a realização de TPC assemelha-se a um esforço hercúleo comparável à travessia do Cabo das Tormentas
Por entender ser necessário um debate sobre estas questões, o Centro de Desenvolvimento PIN promove uma palestra para pais, professores e educadores de infância e profissionais da saúde, que trabalham em contacto direto com crianças e jovens
A transição para a idade adulta representa inúmeros desafios para qualquer jovem, uma vez que as suas escolhas poderão ter um impacto significativo no seu futuro
"Tenho sono, quero dormir só mais um bocadinho!" Estas são as primeiras palavras de uma criança ao acordar, depois de não ter dormido o suficiente na noite anterior. Surgem geralmente acompanhadas de irritabilidade ("acorda sempre mal disposta") e, depois de se levantar, de grande lentidão ao prepar
A investigação demonstra que os vitimizadores no Bullying são habitualmente indivíduos com personalidades dominantes, que exercem a sua vontade através da força
Um diagnóstico pode ajudar a família a compreender e adaptar-se à situação e proporcionar uma oportunidade para estabelecer contacto com organizações de apoio e/ou outras famílias com a mesma situação
Imagine que lhe pedem para ler este texto para um conjunto de pessoas que conhece, e outras que não conhece tão bem. Imagine que fica tão assustada com a ideia, que simplesmente não consegue, começa a sentir um enorme desconforto e a sua cabeça é inundada de pensamentos negativos! Imagina as crítica
É conseguirmos pôr em prática as nossas capacidades, fazer face ao stress da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade em que estamos inseridos, tal como a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos propõe. É estarmos bem connosco e com os outros
Quando as dúvidas surgem é importante serem esclarecidas e os preconceitos desmistificados. Clarificar o papel de cada interveniente no processo de implementação de um SCAA é essencial para a utilização eficaz do mesmo
“O meu filho está a pensar acabar o namoro e não sei o que dizer-lhe… Será que existe uma forma ideal de terminar uma relação?” Aqueles que já se confrontaram com este problema decerto terão concluído que não existem respostas certas e erradas para essa questão. Existe apenas uma única certeza: nunc
Desde o nascimento, pais e bebé começam a conhecer-se e a estabelecer os moldes da sua relação. As experiências precoces, a forma como os pais dão resposta às necessidades e às formas de interacção do seu bebé, terão implicações não só no bem-estar do bebé mas também no seu temperamento
Poucas coisas serão tão devastadoras na vida de uma criança quanto um professor ignorante no assunto que lecciona, preguiçoso na busca das fontes de onde colhe o conhecimento e que, com leveza e sem sentido da responsabilidade, ensina mentiras
A criança não discrimina as diferenças entre os sons da fala e assim algumas das seguintes palavras: mala, bala, pala, cala, tala, rala, gala, sala, vala…fala são iguais!
Diz-se que as novas tecnologias são uma faca de dois gumes: a verdade é que a faca, no geral, só tem um gume, e até a espada pode ser usada para um fim melhor, dependendo de quem a empunha
Das queixas mais frequentes na infância é que ela ou ele ainda ‘fala mal’', ‘que é um pouco espanhol a falar’, ‘fala um pouco à bebé’, ‘é um pouco sopinha de massa’ ou ainda de modo mais específico ‘ainda não diz os R’s, o LH, o Z…’