A taxa de sobrevivência nas unidades de neonatologia tem vindo a aumentar, mesmo nos chamados extremos prematuros (abaixo das 28 semanas de gestação). No entanto, a pergunta surge frequentemente: “com que custos a longo prazo?”.
Desde tenra idade vemos as crianças a pegarem em lápis e canetas e a começarem a rabiscar… no papel, nos documentos lá de casa e até mesmo nas paredes. De um modo simplista, esta tarefa parece inata, para todas as crianças. Este texto serve para refletir um pouco sobre a complexidade da escrita manu
"O que não nos mata torna-nos mais fortes". "Já foi há tanto tempo, aprende-se a viver". Crescemos a ouvir frases feitas, na intenção de nos ajudarem a continuar.
A comunidade em geral quando ouve que alguém faz terapia da fala entende que essa mesma pessoa, independentemente da idade, muito provavelmente não consegue dizer o ‘l’ e o ‘r’, ou o ‘lh’ ou ainda o ’z’, ou então todos estes e mais alguns… e mais do que isso, que terapia da fala é só para crianças.
A avaliação é um domínio fundamental do conhecimento porque nos permite formular juízos e tomar decisões fundamentadas. De um modo mais ou menos formal, a avaliação está presente em todos os domínios académicos e em todas as áreas da atividade
Um dos motivos mais frequentes na procura de ajuda dos pais são as dificuldades em saber como lidar com o comportamento dos filhos. É frequente ouvir como o comportamento de crianças com PEA ou suspeita deste quadro parece interferir de forma desgastante no dia-a-dia da família e da própria criança.
Os últimos 20 anos de investigação têm-nos vindo a mostrar que em quase metade dos casos, a PHDA persiste na idade adulta, ainda que com uma manifestação inevitavelmente diferente daquilo que são os seus sintomas em termos comportamentais (o que é visível ao outro).
Possivelmente todos nós já ouvimos alguém relatar um episódio em que se sentiu em pânico e, na verdade, a grande maioria de nós já experienciou ou experienciará, ao longo da sua vida, um ataque de pânico. No entanto, isto não quer dizer que tenhamos uma Perturbação.
A manifestação de dificuldades alimentares pode surgir logo em idade precoce ou mais tarde, e prolongar-se por todo o desenvolvimento da criança, e assumir diferentes formas.
A Orientação escolar e profissional não se resume a uma aplicação de testes psicométricos. Estes últimos são apenas uma parte, que não a mais importante, do processo de orientação escolar e profissional. A Orientação escolar e profissional não se resume a uma aplicação de testes psicométricos. Estes
É exasperante, uma angústia e incerteza permanentes… ele é adorável ao pequeno-almoço, insuportável ao jantar, brilhante à segunda feira e sonâmbulo ao sábado! O que se passa?
“Nova corrida, nova viagem” era o pregão da Feira Popular que anunciava, como por mágica, a turbulenta odisseia dos carrinhos-de-choque. Sente-se no ar o mesmo pregão para as crianças que retornam à escola
Talvez, inconscientemente inferimos que as pessoas que gaguejam ‘devem esforçar-se’ para não gaguejar e nem imaginamos que por vezes elas e eles são de tal modo excelentes nessa ‘tarefa’ que assumimos: “antigamente era gago mas agora já não é!”
As crianças com Dislexia estão em risco! Não só em termos académicos, como também em termos emocionais. Com efeito, quando se fala em Dislexia, uma das áreas que habitualmente colhe menor atenção é o seu lado emocional, muitas vezes ofuscado pela busca do sucesso escolar
A máxima dos Bon Jovi "gonna live while I'm alive, I'll sleep when l'm dead" continua a ser tão verdadeira para os adolescentes do século XXI como para os do início dos anos 90, porque o que mais querem é experimentar o mundo na sua plenitude
Este congresso destina-se a pais, professores e educadores que queiram fazer a diferença na vida das suas crianças, compreendendo melhor o seu comportamento.
Apesar dos avanços e consensos conceptuais durante os últimos anos, a controvérsia e cepticismo referentes ao diagnóstico da PBP persistem na comunidade científica, sobretudo no que diz respeito à apresentação sintomática da Mania na primeira infância, assim como no que respeita à sua prevalência
A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) é uma perturbação neuropsiquiátrica caraterizada por obsessões e compulsões frequentes, intensas, que interferem de forma significativa no funcionamento da criança, adolescente ou adulto
Os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (SCAA) têm um impacto positivo na qualidade da comunicação de um indíviduo com limitações nesta competência. Contudo, nem sempre são utilizados, quer por limitações no acesso, quer por ideias erróneas acerca do propósito do mesmo.
Certamente que se recorda dos medos que tinha quando era criança... Alguma vez sentiu medo do escuro? Alguma vez sentiu medo da trovoada, de fantasmas, de ficar sozinho ou de se separar da sua mãe ou do seu pai?
As sociedades tipicamente investem nos mais novos, ou seja nas crianças e jovens, porque eles são o futuro. Nos mais velhos persiste muitas vezes a duvida: será que ainda vale a pena? Porque duvidam os adultos?