O tempo que temos molda as nossas relações, foge e parece pouco. Importa então refletir sobre o tempo e a influência que tem nas dinâmicas familiares e nas relações entre pais e filhos.
Apesar de as alterações de fala poderem parecer, de forma corrente, semelhantes entre si e consequentemente observadas como fazendo parte de um único grupo, são vários os tipos de dificuldades de fala que podemos encontrar no desenvolvimento infantil.
O processo de alimentação deve ser encarado como um processo dinâmico e interativo entre pais e/ou cuidadores e criança. Os profissionais da PIN deixam algumas dicas para pais.
Ajudar a criança com autismo nas dificuldades de adaptação e de mudança pode representar a diferença entre a aceitação e a birra, a colaboração e a recusa, a socialização e o isolamento, a aprendizagem e o insucesso.
É interessante fazermos uma viagem no tempo e percebermos que os problemas de sono faziam parte dos primeiros critérios de diagnóstico da PHDA há décadas atrás. Um texto da Dra. Andreia Leitão, do centro PIN.
Nos últimos anos, investigadores e clínicos têm procurado a ligação entre o autismo e os pensamentos e comportamentos suicidas. Diversos estudos demonstram que as pessoas com autismo têm um maior risco de pensamentos e comportamentos suicidas do que a população em geral.
"A rotina promove autonomia, e a autonomia permite novas rotinas. Ou seja, não é possível ser autónomo numa tarefa sem ela ter sido aprendida". Um texto de Mafalda Correia, Terapeuta Ocupacional.
Uma PEA afeta a capacidade de estabelecer empatia com o outro e de comunicar, quer por recurso a palavras quer pela linguagem corporal (não-verbal). Pode interferir com a capacidade de expressar emoções e de percecionar e lidar com as emoções dos outros.
No dia 22 de outubro celebrou-se o dia Internacional de Consciencialização da Gaguez. Cerca de 5% das crianças apresentam características de gaguez e entre 0.72 a 1% dos adultos é uma pessoa que gagueja.
A Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) afeta aproximadamente 3 em cada 100 crianças. É uma perturbação relativamente discreta na sua manifestação e frequentemente detetada quando os sintomas já são exuberantes ou intensos.
Um diagnóstico pode modificar o sentido da vida. Ainda que ao longo da vida exista uma constante mudança no modo como a pessoa se vê (e no modo como é vista pelos outros), este acontecimento poderá constituir um marco importante que provoca uma alteração abrupta.
É quase unânime a opinião sobre os perigos da “Fast-Food”, que talvez se possa traduzir por “refeição rápida”, mas poucos se erguem contra as ideias feitas à pressa, invasoras do nosso quotidiano. Assim como tememos pelo colesterol dos nossos filhos, devemo-nos preocupar como se alimenta a sua mente
Será que a sesta, cada vez mais curta com o passar dos anos, é realmente importante? Ou pode ser evitado para que os bebés e crianças durmam, mais rapidamente, a “noite toda”? Um texto de Mafalda Leitão, Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicoterapia.
As crianças/adolescentes aprendem melhor através da forma como interagimos com eles do que por aquilo que dizemos. Apresentamos, assim, dez conselhos que podem facilitar a relação saudável entre pais e filhos.
A 18 de junho celebra-se o Dia do orgulho Autista. A simbologia nesta iniciativa prende-se com o encorajamento da celebração das diferenças dos autistas ao invés do reforço da perceção estereotipada do autismo como uma doença.
Quatro casos diferentes mas com um ponto em comum: apresentam um diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). No caso das pessoas adultas, o surgimento de outros problemas psiquiátricos associados acabam por mascarar algumas das características das PEA.
Este texto debruça-se sobre a importância do Brincar, sobre o quão sério é o Brincar para as crianças. É um luxo de permitir que os seus filhos, educandos, brinquem a sério, sim porque é Brincar é muito sério.
Muitas são as incertezas, os medos, as dúvidas e as questões que se levantam quando abraçamos o desafio da parentalidade, mas acredito que haverão poucas coisas mais perturbadoras para os pais do que a descoberta de que o seu filho se magoa de forma deliberada. Um texto da psicóloga, Sónia Fernandes
Porque é que os videojogos parecem ser tão atrativos para as pessoas com este diagnóstico, quando elas próprias apresentam dificuldades em inúmeras outras tarefas e atividades? E de que forma as características comportamentais próprias desde quadro clínico interage com as características dos próprio
Não há um pai ou mãe a quem não tenha sido dito que ler às crianças é importante para o seu desenvolvimento. Mas… porque é que ler é melhor que outra atividade? E como hei-de fazer? É só pegar no livro e ler?
A atenção é o processo mental que nos permite focar num determinado estímulo. Mas serão as dificuldades de atenção exclusivas dos adultos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)?
Para além da generosidade de querer dar a uma criança uma família, o projeto da adoção à semelhança de qualquer projeto de parentalidade, também é composto pelas necessidades emocionais dos pais e pelos sonhos que têm sobre a parentalidade.
Nunca como hoje os pais se preocuparam tanto em fazer o bem e o melhor para os seus filhos e, ao mesmo tempo, nunca como hoje os pais foram alvo de tantas críticas e olhares dos outros sobre as suas ações.