A paternidade, apesar de desafiante, tem muitas vezes o poder de fazer pais e mães se reinventarem e de alterarem ritmos de vida a favor de uma criança. E nos filhos, muitas vezes, os pais depositam grande parte daquilo que eles próprios são, grande parte dos seus sonhos e das suas expectativas.
É verdade que os seis anos são um indicador de que uma criança, à partida, está apta para entrar no primeiro ciclo. No entanto, também é verdade, que várias crianças por diversos fatores devem atrasar ou adiantar a entrada no primeiro ciclo.
Já contamos com um ano de pandemia em Portugal. Atropelou dois anos letivos, criou barreiras entre famílias e amigos, atirou-nos para dentro de casa e fez o medo e a distância aparecerem nas nossas vidas como um elemento diário da rotina. E qual o efeito disso nas crianças e no seu desenvolvimento?
Apesar de termos a ideia que a escola online tem tudo para correr melhor desta vez, não nos podemos esquecer que o cansaço em que todos estamos envolvidos pode contaminar a aprendizagem em casa.
Procuramos demasiadas vezes evitar que as crianças - ou nós próprios - manifestem movimentos agressivos, como se os movimentos agressivos acabassem por ser negativos quer para nós, quer para os outros. Quando o fazemos acabamos por bloquear um dos nossos mecanismos mais inatos que não só nos protege
Uma das principais queixas que surgem na prática clínica são as dificuldades, mesmo que encobertas, das crianças e adolescentes terem autoestima e segurança de si, como se, quase sempre se sentissem menos capazes que os seus pares.
A Organização Mundial de Saúde estima que, atualmente, vinte por cento das crianças e adolescentes têm pelo menos uma perturbação mental. Este valor tem vindo a crescer e reflete diversos fatores de risco que, muitas vezes, tendem a ser descurados quanto a saúde mental infantil.
A maternidade mexe com uma mulher: por fora, no corpo, na energia; e por dentro, em tudo aquilo que uma mulher sente. Surgem várias questões: “será que sou capaz?”, “será que a culpa é minha?”, “serei suficientemente boa mãe?”.
O medo apanha-nos muitas vezes de surpresa, sem estarmos à espera e, muitas vezes, perante coisas que outrora achávamos ser capazes, naquele instante tolhidos pelo medo deixamos de o ser e paralisamos.
Um dos rótulos que muito facilmente acabamos por colocar às criança é a hiperatividade e o défice de atenção e, a certa altura, temos um sem fim de crianças parecem ‘atropelados’ por esta condição.
É essencial darmos espaço aos adolescentes para que possam ser eles próprios, com todos os seus lados, isto é, com os seus lados bonitos e capazes e com os seus lados mais assustados e mais frágeis. As explicações são das psicólogas Cátia Lopo e Sara Almeida.
Não é verdade que construir uma família seja tarefa simples, pelo menos construir uma família saudável, onde há colo, segurança e lugar para os medos e sonhos de cada um. Apesar disso, os pais estão cada vez mais atentos e a procurar sintonizar-se com os filhos.
Cada vez mais estamos atentos às dificuldades escolares das crianças, focamo-nos no rendimento académico e é verdade que é um preditor do futuro sucesso de uma criança, mas também é verdade que significa muito mais do que isso.
Porque é que algumas crianças parecem não ser capazes de tomar banho, dormir, fazer os trabalhos de casa, ou até brincar, sem a presença de um dos pais?
Os pais não se tornam pais de repente, num estalar de dedos. Vão-se tornando pais aos pouquinhos e, tornar-se pai, ou Mãe, exige trabalho, tolerância, às vezes, esforço e sempre uma boa dose de amor.
As relações exigem confiança, exigem tolerância e exigem amor, e pelo meio de tudo isto, muitas vezes, resvalam para o atrito e para discussões cheias de tudo aquilo que, nem sempre, nos sentimos orgulhosos de dizer ou fazer. Ora se uma discussão por si só já é difícil, uma discussão com crianças na
Temos por hábito olhar para a infância como um lugar cor de rosa, quase mágico, onde os sonhos acontecem, a liberdade existe e o poder da imaginação comanda os dias. Mas, será esta a infância que estamos a permitir às nossas crianças?