Para além de ser um poderoso antioxidante, o que é a vitamina C e qual a sua função?

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, é solúvel em água, e a principal fonte para o organismo é externa, através da alimentação. Podemos encontrá-la nos frutos e nos legumes coloridos, como a laranja, o limão, a toranja, o kiwi, os brócolos ou o pimentão vermelho. A vitamina C está envolvida em inúmeras reações fisiológicas, tais como a síntese de colagénio e dos glóbulos vermelhos, tendo também impacto no reforço do sistema imunitário.

Para além de ser um poderoso aliado no fortalecimento do sistema imunitário, quais os seus principais benefícios para a pele?

Na pele - e utilizada por via tópica em cosméticos - tem uma ação de antienvelhecimento, homogeneidade e luminosidade da tez, sendo que esta propriedade faz dela um ingrediente de eleição para os produtos de peeling. Graças às suas propriedades antioxidantes, permite reduzir a ação dos radicais livres induzidos pelos raios do sol e, desse modo, prevenir o envelhecimento prematuro da pele ligado à exposição solar.

Nos últimos anos, a vitamina C tornou-se num ingrediente muito famoso, muito procurado e publicitado pela indústria da cosmética. Porque é que existe esta fixação em torno deste componente nos produtos de skincare?

Os consumidores estão sempre à procura de produtos seguros, eficazes e bem tolerados. A vitamina C, na fórmula adequada, é um ingrediente que responde a estas exigências, assim é natural que exista uma forte atividade de desenvolvimento à sua volta. A investigação científica permite-nos conhecer cada vez melhor as características de um ingrediente como este, nomeadamente a sua forma de atuar e a sua eficácia. Isto é muito importante para podermos melhorar as nossas formulações e disponibilizarmos cada vez fórmulas mais eficazes e adequadas às necessidades do consumidor.

A Garnier apostou no lançamento de uma nova gama de skincare com vitamina C. Que tipo de resultados é possível obter com uma rotina diária completa à base deste componente e qual a sua eficácia no tratamento de problemas de pele, como é caso de manchas ou estrias?

As rotinas com vitamina C são normalmente indicadas para pele baça com manchas e sinais de envelhecimento, pois têm uma ação de dar luminosidade e homogeneidade de tom à pele e melhorar alguns dos sinais de envelhecimento, como a diminuição de manchas escuras provocadas pelas radiações UV.

Em quanto tempo é possível ver melhorias?

Este tipo de informação está muitas vezes indicado nas embalagens dos produtos pois são resultado dos testes de eficácia realizados com o produto em causa. De referir que devemos ter em consideração que estes resultados são indicativos pois cada pessoa tem as suas especificidades de pele e reage aos produtos de forma individual. Muitas vezes podemos ter testes de medição instrumental e testes de consumidores, estes dois tipos de avaliação da eficácia são complementares pois dão-nos um aspeto mais objetivo dos que estamos a medir e uma visão mais subjetiva da perceção do consumidor, são ambos muito interessantes para conhecer a eficácia dos produtos.

Que cuidados se deve ter na sua utilização diária? É um produto que pode ser aplicado em qualquer hora do dia?

Normalmente, os produtos cosméticos com vitamina C não pressupõem cuidados especiais, podendo ser aplicados em qualquer altura do dia. Por último, a vitamina C pode reagir com o ar, podendo adquirir uma tonalidade amarelada, sendo que este fenómeno não altera em nada a sua eficácia e tolerância.

A sua utilização é recomendada para algum tipo de pele em específico ou pode ser usado por todos os tipos de pele e por pessoas de todas as idades?

Dependendo da forma como estão formulados e dos benefícios que reivindicam, podem ser utilizados por todos os tipos de pele e em todas as idades onde a sua utilização faça sentido. Quando procuramos um produto devemos ter atenção à formulação. Por um lado, esta deve responder às preocupações que temos com a nossa pele, por exemplo manchas provocadas pela excessiva exposição ao sol, rugas mais ou menos profundas ou sentir a pele baça, e por outro que esteja adaptada a outras características, como se a pela é seca ou oleosa, se prefiro um produto com perfume ou sem e ainda se trata de uma pele mais ou menos sensível. É por isto que as marcas tentam oferecer diferentes formulações, muitas vezes com o mesmo ingrediente estrela, como é o caso da vitamina C, mas que são adaptados depois a diferentes idades, diferentes tipos de pele e diferentes formas de aplicação.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.