Panos Papadopoulos, nasceu na Grécia mas é a Suécia que considera como casa e é conhecido em toda a zona da Escandinávia como o rei dos fatos-de-banho. Quando lançou a primeira coleção de fatos de banho para mulheres em 1986, colecionou fãs junto das celebridades de Hollywood, ajudando-o a vender milhões de peças por todo o mundo. Mas nos últimos anos a atenção focou-se na coleção de homem.

No lançamento da marca no El Corte Inglês em Lisboa e apresentação da coleção masculina no mercado português, conhecemos o fundador e mastermind por detrás da Panos Emporio.

O que é a Panos Emporio?

A marca surge de lado nenhum. Um dia na Suécia, durante o verão, há 32 anos atrás, eu estava com amigos meus na praia e reparei que as pessoas com corpos lindos utilizam fatos de banho escuros e conservadores, e eu pensei "Tenho de lhes dar cor para que as praias suecas sejam mais bonitas". Isso é o início da história. Quando eu disse essa frase e comecei a desenhar fatos de banho, os meus amigos disseram "És louco? Na Suécia? Eles não vestem fatos de banho", portanto nos primeiros três ou quatro anos sempre acharam que fosse louco e que tivesse sucesso.

Qual é a sua inspiração?

A inspiração tenho-a com pessoas reais. Eu adoro viajar, por isso acredito que não há limites à inspiração. Mas, as pessoas costumam usar mais ou menos as mesmas coisas e têm as mesmas necessidades, aproveitar a vida, comer bem,... Por isso, para desenhar as coleções preciso de viajar, a maioria das peças são desenhadas em voos de longo curso, eu sento-me e começo a criar porque não tenho mais nada para fazer.

Porquê lançar a coleção agora em Portugal?

Porque em primeiro lugar sou grande fã de futebol - eu tinho a minha própria equipa de futebol na Suécia, isto há 20 anos -, principalmente do Cristiano Ronaldo e outros jogadores de futebol, não sou adepto de nenhuma equipa, apenas adoro futebol. O Cristiano Ronaldo foi uma grande inspiração e toda a coleção de homem é inspirada em homens latinos, por isso achei que seria a altura de lançarmos a marca em Portugal.

Do que se trata o modelo 'Meander'?

O modelo de calções de praia 'Meander' teve como principal mote o facto de ter reparado nas fotografias tiradas por paparazzi nas quais várias figuras públicas masculinas, como Cristiano Ronaldo ou o Messi, são vistas a "ajeitar" as suas partes íntimas e percebi que isso não era de todo confortável, daí que estes calções têm uma espécie de cuecas.

Texto: João Miguel Silva

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.