Quando adquirir um novo guarda-roupa tenha em conta a sua vida pessoal e profissional.

Existe roupa mais adequada para o local de trabalho e outra mais propícia para a vida familiar, como a denominada ‘casual wear’ e claro, também algumas toilettes mais sofisticadas para acontecimentos pontuais, como um casamento, baptizado ou uma festa.

Truques para equilibrar o corpo
No que se refere ao vestuário, existem diferentes tipos de roupa para diferentes tipos de corpos que ajudam a camuflar as zonas que menos gostamos e a evidenciar as que mais gostamos.

Se quisermos disfarçar a zona superior do corpo, para a tornar mais adelgaçada, devemos usar cores mais escuras nesta parte do corpo e cores mais claras na parte inferior do mesmo.

Se por outro lado quisermos disfarçar a zona inferior do corpo, usamos cores mais escuras nessa zona, e cores mais claras na parte superior do corpo.

Para se ter uma silhueta tipo ampulheta isto é, cintura e anca evidenciadas, pode usar-se, por exemplo, casacos cintados, vestidos em formato evasé e trapézio, camisas com pinças dos lados (do peito à cintura) que ajudam a fazer esta silhueta.

Todos estes pequenos truques de imagem ajudam a adequar a roupa ao nosso tipo de corpo e a termos uma aparência que nos favorece e com a qual nos sentimos bem.

Basta sabermos as dicas certas para quando vamos às compras escolhermos a roupa e o calçado que melhor nos fica e assim conseguirmos ter uma imagem cuidada, confortável e bonita.

Saiba mais na próxima página

Dicas para disfarçar quilos a mais
- Use camisas com um bom corte e com pinças de cada lado pois adelgaçam a parte superior do corpo.

- Casacos pouco compridos, pela altura da anca ou no máximo a terminar logo abaixo do quadril, com um corte evasé.
- Os vestidos devem ser pelo joelho, pois se forem mais compridos fazem a pessoa parecer mais baixa e gordinha e o corte deve ser sempre evasé ou trapézio.

- As saias também devem ser pelo joelho, igualmente com o mesmo tipo de corte, já que o formato evasé deve ser privilegiado por pessoas gordinhas.

- As calças devem ser estilo boot-cut, ou seja, mais justas em cima e mais largas do joelho para baixo. Nada de bolsos grandes ou bolsos a meio da perna pois tornam as pernas mais volumosas.

- Os decotes devem ser em bico, pois alongam a zona do peito. Pode usar decotes quadrados, desde que não sejam muito grandes. Pode usar feitios fantasia com repuxados na vertical e em viés, trespasse e decote em forma de coração.

- Devem evitar-se padrões grandes e riscas na horizontal, cores muito claras e brilhos.
- A toilette deve ser complementada por sapatos, sandálias, botins ou botas de cano alto com o formato bicudo, salto médio ou alto e fino (os de plataforma tornam a perna mais grossa) pois alongam a perna e fazem a pessoa parecer mais alta.
- Não use roupas demasiado largas para esconder o peito grande ou a barriguinha, pois tem exactamente o efeito contrário. Roupa larga faz a pessoa parecer mais gorda, por isso a roupa não deve ser nem muito justa pois não a(o) favorecerá, nem demasiado larga. Por exemplo, se veste o 40, não compre uma camisa 42 só porque fica mais larga e pensa que assim irá disfarçar a sua barriga.
- Nunca esquecer os acessórios pois são essenciais para complementar e evidenciar uma toilette. Malas, brincos, colares, pulseiras, écharpes, cachecóis, luvas, gorros, boinas e chapéus são os acessórios que deve usar.

Saiba mais na próxima página

Dicas para pessoas magras
. Nas pessoas magras tudo é permitido, mangas curtas, alças, cai-cai, todo o tipo de decotes, excepto se tem o peito pequeno e aí deve evitar os cai-cai e deve usar decotes redondos, feitios com tufados e drapeados na zona do peito, folhos e nervuras para darem volume, padrões grandes, riscas na horizontal e cores claras.
. Pode usar casacos cintados, evitando os de corte a direito que irão deixar o seu corpo sem forma.
. Vestidos curtos ou compridos mas se for baixa os vestidos compridos devem ser usados com sapatos ou sandálias de salto alto para alongar a silhueta. A mesma regra aplica-se às saias.
. As calças podem ser compridas ou corsário, com bolsos pequenos ou grandes.
. As camisolas e camisas podem ser de tecidos grossos ou finos, com transparências. Se for baixa evite padrões grandes, se for muito magra também, pois farão parecê-la mais baixa e magra.
. Use calçado de salto alto ou médio se for baixa. Se for alta pode acrescentar salto raso, sapatos, sandálias, botins e botas de cano alto com formato redondo ou bicudo. Se for baixa dê primazia ao formato bicudo pois alongam a perna e fazem a pessoa parecer mais alta.
. Quanto aos acessórios, malas, brincos, colares, pulseiras, écharpes, cachecóis, luvas, gorros, boinas e chapéus devem ser utilizados para realçar uma toilette.

Imagem:Oriflame

Agradecimentos:Sandra Vieira, Consultora de imagem (e-mail: sandracvieira@sapo.pt)

Veja ainda:

A magia da cor

Apostar na imagem pessoal