O mundo fashion utiliza termos usados em algumas épocas e até cria novas palavras para descrever uma peça de roupa, um tecido, um estilo ou mesmo uma forma de usar. Porque estar na moda não significa apenas vestir a toilette certa, aprenda a linguagem dos consultores de imagem e dos entendidos em novas tendências:

Anarruga
Este é o nome dado a um tecido com efeito enrugado ou plissado conseguido através da utilização de fios com encolhimentos diferentes. É muito utilizado em roupas leves, como blusas e vestidos.

Baggy
São calças de corte amplo nas ancas, cujas pernas se vão afunilando e se ajustam à altura dos tornozelos.

Balloné
Saia que parece um balão porque tem a barra franzida, virada e presa por dentro. Foi moda nos anos da década de 1980 e regressou recentemente, muito menos volumosa.

Cache-coeur
A palavra vem do francês e resulta da junção de cacher (esconder) com coeur (coração) e refere-se a um tipo de decote trespassado e drapeado sobre o peito.

Cardigan
Casaco de malha em lã virgem ou mesclada com outras fibras, com mangas compridas e botões à frente. Deve o seu nome ao sétimo conde de Cardigan que comandou uma das brigadas do exército britânico durante a guerra da Crimeia.

Cargo
Modelo inspirado no estilo dos uniformes. Com base em modelos amplos e confortáveis, dá um efeito de roupa casual. Normalmente, possui bolsos laterais.

Clutch bag
Carteira pequena sem alças para se usar na mão ou debaixo do braço.

Dégagé
Gola ou decote aberto afastado do colo ou pescoço, com ou sem drapeado, deixando à mostra parte dos ombros e colo.

Destroyed
Estilo que aposta nos rasgões e desfiados de calças de ganga, camisas de mangas arrancadas, costuras aparentes e cós sem acabamento.

Escarpin
Sapato aberto de salto alto, com sola fina mais ou menos arqueada, inspirado no calçado do século XVIII. Foi criado para a casa Dior, por Roger Vivier, durante a década de 1950.

Evasé
Tipo de corte comum em saia ou vestidos que se alarga para baixo, em forma de cone. Pode ser enviesado ou não.

Frufru
Esta palavra designa um conjunto de folhos franzidos, geralmente estreitos.

Fuseau
Calça justa e afunilada com uma alça de união que fica na sola do pé. Esteve muito na moda na década de 1980.

Galão
Tiras bordadas, sem elasticidade, que aplicadas nas peças dão detalhes de enfeite ou acabamento. O galão mais conhecido é o da marca Adidas.

Hot pants
Calções extremamente curtos. O modelo dourado que a cantora australiana Kylie Minogue usou no vídeo de «Spinning around» em 2000 já faz parte da iconografia pop.

Império
Modelo de vestido com corte abaixo do peito e saia solta.

Veja na página seguinte: Jodhpurs, mules, nervures e muito mais

Jodhpurs
Calças de montar, cujo nome deriva de um estado colonial indiano. Amplas até ao joelho e justas do joelho ao tornozelo, têm joelheiras e uma tira que passa por baixo das botas.

Kelly
Mala com a assinatura da famosa marca Hermès, criada na década de 1930, mas celebrizada pela atriz Grace Kelly em 1956, quando pousou com ela para a capa da revista Life.

Kitsch
Estilo que reúne peças que já passaram de moda. Ocasionalmente, volta a estar em voga.

Linha A
Modelo de um vestido criado em 1955 por Dior que tinha a forma de um A, com ombros estreitos e saia que se abre em direção à barra.

Leggings
Peça em malha fina que adere às pernas.

Maxi
Saia cujo comprimento alcança os joelhos ou vai até os tornozelos, associada nomeadamente ao estilo hippie.

Mule
Sapato de salto alto ou baixo em que o calcanhar fica a descoberto.

Nervura
Prega finíssima e costurada ou fio mais grosso entremeado no tecido, que forma um desenho em relevo.

Negligée
Peça feminina muito leve confecionada, por exemplo, com cetim e associada a momentos românticos. A sua origem remonta ao século XVIII, altura em que se assumia como uma peça para ser usada entre mudas de roupa.

Obi
Faixa japonesa, rígida e de seda que é apertada atrás com um grande laço. Serviu de inspiração e foi adaptada, na década de 1980, por estilistas nipónicos que viviam na capital francesa.

Pashmina
Tipo de lã de cabras que vivem no estado selvagem nos picos dos Himalaias, que depois de fiada e tecida origina uma écharpe leve, fina, macia e quente.

Veja na página seguinte: Pumps, skinnys e twinsets

Pump
Modelo de mini-carteiras em materiais rígidos (tartaruga, pedras) ou moles (de pele ou tecido), frequentemente usadas para toilette ou saídas à noite.

Queen Elizabeth
Tipo de decote usado nomeadamente em vestidos de noiva. É composto por uma gola alta na zona das costas que se revela à frente num decote em V.

Retro
Termo usado em França, durante a segunda metade do século XX, que descrevia as roupas de épocas anteriores à II Guerra Mundial que voltavam à moda. O conceito é mais do que atual.

Stone wash
Processo de lavagem dum artigo em tambores com pedras de argila. Durante a lavagem, as pedras entram em atrito com o artigo, deixando-o com um aspeto batido e usado. Garante também um aspecto desbotado e amaciado.

Skinny
Modelo de calças muito justo e afunilado.

Tecno
Estilo associado a novos materiais e tecnologia. No vestuário, é aplicado especialmente aos produtos de active wear ou de camping.

Trench coat
Capa inglesa masculina de gabardine, com pala nas costas e faixa na cintura. Foi celebrizada pelo ator Humphrey Bogart, no filme «Casablanca». Hoje, é um clássico do guarda-roupa feminino.

Twinset
Esta palavra caracteriza um conjunto composto por camisola e casaco em malha.

Ungaro fuchsia
Linha feminina com a assinatura do estilista francês Emanuel Ungaro.

Voile
Tecido de algodão ou seda fina, semitransparente e de armação tafetá.

Xatuche
Lã de antílopes tibetanos, usada no fabrico de xailes, mais macia do que a caxemira.

Zibelina
Tipo de pele usada em casacos. O socialite José Castelo Branco é um admirador confesso deste material usado por muitos criadores de moda.

Texto: Manuela Menezes