Responsáveis por emoldurar o olhar, as sobrancelhas, também designadas supracílios e sobrolhos, não só têm a capacidade de tornar o rosto mais bonito como até de alterar o seu formato. Quer sejam mais curtas ou finas, com mais ou menos pelos, hoje em dia é possível ter as sobrancelhas que sempre desejou independentemente do seu formato, da sua conta bancária ou até da sua disponibilidade. Basta perder um a dois minutos da sua rotina diária para conseguir as sobrancelhas perfeitas.
É impossível falar de arcos esculpidos, de extremidades definidas e de pelos on fleek [perfeitos] sem referir os produtos fundamentais para os conseguir. E não, ao contrário do que já possa estar a pensar, não precisa de uma dezena de produtos diferentes com várias tonalidades. Apenas os mais indicados. Segundo Jared Bailey, especialista em sobrolhos e embaixador global da marca norte-americana Benefit Cosmetics, "é sempre melhor arranjar as sobrancelhas num profissional".
No entanto, quando isso não é possível e temos de o fazer em casa, como muitas vezes sucede, existem três produtos essenciais a ter à mão de semear para o conseguir. Primeiro, um par de pinças fortes, para garantir que não danificamos o folículo do pelo ao arrancá-lo e de forma a que este volte a crescer. A outra ferramenta de que precisamos é uma escova. Primeiro, devemos pentear as sobrancelhas e só depois retirar os pelos em excesso. Isto garante que descobrimos onde se encontra a zona mais elevada da sobrancelha e não removemos os folículos dessa zona. O terceiro produto essencial é um lápis de cera para preencher a sobrancelha.
"Geralmente as fórmulas em cera permitem obter duas tonalidades, uma mais escura outra mais clara, dando um aspeto mais natural", refere Jared Bailey. Arranjar as sobrancelhas em casa não é, na opinião deste profissional, difícil e, assim que definir o formato da mesma num especialista, basta preenchê-las e fazer a sua manutenção. Preencher, escovar e remover é a ordem dos passos que deve memorizar. "Pegue num lápis e meça o rosto em três pontos", sugere o americano.
"Comece da ponta da narina até ao ponto interno da sobrancelha. Quanto mais perto esta ponta estiver do nariz, mais estreito vai parecer o rosto. De seguida, meça da narina até à ponta mais elevada no centro da sobrancelha. Isto não significa que tenha de ter um arco pronunciado, apenas irá abrir o olhar", sublinha o porta-voz da marca. "Termine medindo da narina até à ponta exterior do olho. É aqui que deve terminar a sobrancelha. O molde que desenhar cria uma ilusão", afirma.
"Se tem o rosto redondo, ao prolongar a linha da sobrancelha com um tom mais escuro faz com que o formato do rosto fique oval. No entanto, se a linha das sobrancelhas for curta, esta cria um formato de rosto mais largo. Criar o formato ideal de sobrancelhas para cada tipo de rosto é fundamental na maneira como nos apresentamos", afirma ainda o especialista, que defende o uso de diferentes texturas, para diferentes funções para valorizar (ainda mais) a imagem feminina.
Como tirar (mais) partido das novas fórmulas
Compreender a finalidade de cada produto é indispensável para saber qual se adequa melhor às suas necessidades. Para Jared Bailey, "os lápis são bons para desenhar e sombrear em zonas onde há falhas de pelos ou uma cicatriz". "O gel com cor é indicado para conseguir uma tonalidade uniforme e pouco intensa. O gel invisível e fixador ajuda a domar as sobrancelhas realmente rebeldes", esclarece o embaixador global da marca americana Benefit Cosmetics, fundada em 1976.
"O pó é perfeito para quem não usa muita maquilhagem no rosto e para um visual natural, visto que são muito suaves e pouco pigmentados", afirma ainda o especialista. Para finalizar, existem os cremes e as pomadas, que encontra facilmente à venda nas lojas de cosméticos de norte a sul do país e que Jared Bailey recomenda. "Esta é uma textura mais artística, muito usada por maquilhadores, pois permite esculpir o formato que pretendemos", acrescenta ainda o brow expert.
Comentários