Independentemente da idade, é comum que um bálsamo hidratante ande sempre na carteira de uma mulher. É o companheiro constante, que promete acabar com a sensação de secura, deixando os lábios com uma textura suave. Em casa, também não deve descurar este gesto, com a vantagem que pode preparar as suas próprias fórmulas naturais e tê-las sempre ali mesmo à mão. Descubra, de seguida, três cosméticos caseiros que pode executar no conforto do lar.

1. Bálsamo de mel, azeite, cera de abelha, coco e manteiga de karité

Leve um pequeno tacho ao lume, em banho-maria, com três gramas de cera de abelha. Quando começar a derreter, adicione cinco gramas de manteiga de karité, meia colher de mel, duas colheres de sopa de óleo de coco e duas colheres de sopa de azeite e misture bem. Assim que obter um preparado homogéneo, retire do lume.

Junte três gotas de óleo essencial à escolha e envolva. Pode usar um com aroma de lavanda, de limão ou de hortelã-pimenta, mais fresco. Verta o preparado num pequeno recipiente previamente lavado e desinfetado. Deixe o bálsamo enrijecer antes de o usar. Conserve-o num lugar fresco durante um máximo de 30 dias.

2. Bálsamo labial de morango e baunilha

Leve um pequeno tacho ao lume, em banho-maria, com dois gramas de manteiga vegetal de cacau previamente filtrado com um grama de cera de candelilla. Quando estiverem derretidos, retire do calor, mas continue a mexer. Adicione 1,5 gramas de óleo de ricina, 2,5 gramas de macerado oleoso de baunilha, 0,05 gramas de óxido mineral de rosa, três gotas de ativo de bisabolol e 12 gotas de extrato aromático de morango.

Misture tudo cuidadosamente, verta num pequeno recipiente seco, previamente lavado e desinfetado. Deixe arrefecer completamente antes de utilizar. Conserve-o num lugar fresco durante um máximo de 30 dias. Para além de encontrar os ingredientes necessários em sites de comércio eletrónico especializados, alguns deles também estão disponíveis em lojas que vendem produtos e substâncias de origem natural.

3. Bálsamo reparador para lábios gretados com ricina e cera de candelilla

Leve um pequeno tacho ao lume, em banho-maria, com 1,5 gramas de manteiga de karité, 1,5 gramas de óleo de ricina, duas gramas de óleo de coco e um grama de cera de candelilla, uma variedade botânica também conhecida como Euphorbia antisyphilitica. Depois de obter um preparado homogéneo, retire-o do lume.

Adicione três gotas de bisabolol, um ativo usado na indústria cosmética. Junte cinco gotas de extrato natural de alperce e misture bem. Transfira, de seguida, o bálsamo para um pequeno recipiente previamente lavado e desinfetado. Deixe arrefecer antes de usar. Conserve-o num lugar fresco durante um máximo de 30 dias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.