Cerca de um terço da população adulta da área da grande Lisboa e Porto utiliza uma prótese dentária, sendo a maioria portadora de uma prótese parcial, notando-se cada vez mais uma grande incidência a partir dos 35 anos de idade,  tendendo a aumentar com a idade.

Os utilizadores de próteses dentárias parciais não sabem que cuidados incorretos da prótese dentária podem colocar em risco os seus dentes naturais.  Uma fraca limpeza e a pressão da prótese nos dentes de apoio podem conduzir à perda de mais dentes.

O uso de uma prótese parcial pode levar a uma tensão adicional nos dentes naturais que a suportam. Se esta não estiver devidamente estabilizada, poderá exercer uma pressão extra nos dentes naturais que a suportam, aumentando a probabilidade de no futuro vir a perder esses dentes.

A limpeza da prótese parcial reduz a irritação das gengivas, ajudando a proteger a saúde dos dentes naturais. Por essa razão, uma boa higiéne oral deverá fazer sempre parte da sua rotina diária. Escovar a prótese parcial com uma pasta normal pode causar microfissuras e as receitas domésticas muitas vezes optadas como forma de limpeza, podem levar à corrosão das partes metálicas.  Desta forma, é muito importante usar o produto mais adequado ao seu tipo de prótese dentária.

Saiba mais em http://corega-parciais.pt/