Nos laboratórios dos perfumistas, misturam-se odores e fazem-se experiências. Terminada a conceção de uma nova fragrância, o trabalho não acaba. O nariz ou perfumista reúne com o departamento criativo e partilha a sua inspiração, dando informações preciosas para o que se segue, o design do frasco e da cartonagem e a produção da campanha publicitária. Tudo é pensado ao mínimo pormenor para que, através de uma única imagem, qualquer pessoa consiga perceber a que tipo de mulher ou homem aquele perfume se destina, mesmo sem o experimentar.

E a verdade é que, se pensar nisso com alguma calma, percebe facilmente que existem aromas e cheiros que associa imediatamente a determinadas pessoas, locais ou até momentos. Conheça, de seguida, as fragrâncias e os odores que estão ou que continuam em voga esta estação, muitos deles intemporais, descubra as musas, as histórias e as vivências que os inspiraram e os rostos que refletem a personalidade de cada frasco. E encontre o aroma que melhor identifica a sua personalidade e o seu carisma!

O perfume para a mulher sonhadora

Para a mulher que usa o perfume Angel de Thierry Mugler, a vida é uma festa. Ela procura emoções fortes e, apesar de adulta, tem as memórias de infância bem presentes, como luzes de néon e algodão doce. A atriz Eva Mendes é a musa desta fragrância que personifica todas as facetas desta mulher imaginada por Thierry Mugler. Uma mulher sensual, cativante, delicada e espontânea. Esta eau de toilette oriental é composta por uma onda celestial, graças à frescura da bergamota e dos grãos de pimenta rosa. A sua formulação incluin ainda uma onda deliciosa de amêndoas doces e uma onda voluptuosa, com patchouli, baunilha, cedro e almíscar branco.

O perfume para a mulher sedutora

Quizás, Quizás, Quizás Passión de Loewe é o perfume ideal para mulheres apaixonadas que gostam de jogos de sedução. Nos anúncios promocionais, a musa Elena Sudakova cruza um olhar apaixonado com Mariusz Smolinski, numa pose de tango, que envolve os dois modelos num jogo de sedução. Quanto à fragrância, esta é uma eau de toilette com uma saída de notas frescas de tangerina, bergamota e bagas vermelhas, um coração floral de magnólia, frésia e flor de laranjeira, terminando com um fundo amadeirado de caxemira, âmbar dourado e vetiver.

O perfume para a mulher elegante

O Eau de Parfum de Bottega Veneta é perfeito para uma mulher que deseja expressar sensualidade, requinte e personalidade. Fotografada na praia, no sul da Florida, Nine D'Urso, filha do ícone da moda francesa Inès de la Fressange, é a musa deste perfume e revela uma elegância moderna e uma personalidade única. Esta é uma eau de parfum floral, criada por Michel Almairac, numa combinação de bergamota, jasmim sambac, pimenta rosa, patchouli e musgo de carvalho.

O perfume para a mulher rebelde

Amor Amor Forbidden Kiss de Cacharel é indicado para todas as jovens mulheres que já tenham quebrado as regras. A modelo Edie Campbell é a heroína rebelde que contracena com o modelo Luke Worrall no cenário íntimo de um quarto, em que o bad boy escreve na pele da rapariga as palavras e os símbolos dos seus desejos mais proibidos. Esta fragrância é marcadamente floral oriental com tangerina e toranja refrescantes na cabeça. A sua formulação inclui ainda almíscar branco, flores de frangipani e peónias brancas no coração, complementados por um duo de café, baunilha negra e pimenta rosa no fundo.

Veja na página seguinte: Os perfumes que se adaptam a outros tipos de personalidade

O perfume para a mulher com espírito jovem

Oh, Lola! de Marc Jacobs é perfeito para uma mulher tímida e inteligente, com espírito jovial, descontraída e alegre. Nos anúncios a este perfume, a atriz Dakota Fanning é a musa desta criação e personifica o refrescante espírito da fragrância, exibindo um delicado vestido às bolinhas cor de rosa de Marc Jacobs. Esta é uma eau de parfum floral e frutada que abre com uma nota de framboesa efervescente. A sua feminilidade está refletida no coração com o aroma de peónia. Na base, a baunilha dá-lhe um toque sedutor inesquecível.

O perfume para a mulher angelical

Oitenta e cinco anos depois da criação original, Thierry Wasser, perfumista da casa Guerlain, inspirou-se na jovem sobrinha, que um dia lhe pediu para compor um «Shalimar só para ela», como referiu publicamente, surgindo assim o Shalimar Parfum Initial de Guerlain. A musa inspiradora deste perfume tem a idade de todos os possíveis. Um rosto angelical num corpo de mulher. A modelo Natalia Vodianova representa a inspiração da fragrância, ao posar nua com um rosto de inocência e um corpo da sedução. Esta eau de parfum floral ambarada foi trabalhada em torno das quatro matérias prediletas dos criadores Guerlain, a rosa centifolia, o íris de Itália, a baunilha e a fava tonka.

O perfume para a mulher misteriosa

L'Essence de Balenciaga combina com uma mulher tímida e delicada, mas que tem vontade de fazer notar a sua presença. Surpreendido com os últimos filmes e atuações em palco de Charlotte Gainsbourg, Nicolas Ghesquière reuniu na sua fragrância a essência da atriz e cantora francesa. O perfume é uma reinterpretação de Balenciaga Paris, cuja chave são as folhas de violeta, o vetiver e o musgo.

O perfume para a mulher alegre e otimista

A fragrância Escada Especially de Escada foi inspirada pela alegria, espontaneidade e glamour da mulher atual. Com atitude positiva, ela vive para se divertir e ser feliz. A modelo israelita Bar Refaeli foi a heroína escolhida para representar este perfume. Na campanha, ela surge de forma divertida e com glamour num jardim encantador com um vestido Escada rosa vibrante. Esta é uma eau de parfum construída em torno de um acorde delicado de rosa, que surge no coração, em conjunto com o ylang ylang que irradia uma fresca e natural áurea de positivismo.

Veja na página seguinte: Perfumes para eles

Perfumes para eles

Quatro fragrâncias que reflectem diferentes personalidades dos homens:

- CK One Shock de Calvin Klein

É uma boa opção para jovens independentes que vivem intensamente. Sem personagem central, a campanha publicitária desta fragrância reúne um notável elenco de músicos emergentes, modelos, DJ e atletas numa festa noturna onde brilham as luzes de néon e vibra a energia sensual. Esta é uma eau de toilette oriental acentuada com a frescura da clementina e uma crepitante camada de pepino no topo, pimenta preta, cardamomo e manjericão preto no coração e uma combinação de tabaco e ambreína, almíscar e patchouli, na base.

- Champion Energy de Davidoff

É perfeito para o homem enérgico e audaz, que procura o sucesso em tudo o que faz. Na campanha publicitária desta fragrância, o escultural modelo Tyler Wood exibe o corpo digno de um verdadeiro atleta quando se prepara para mais um treino intenso. Esta é uma eau de toilette fresca que começa com um cocktail aromático de toranja e bergamota, assume um caráter tónico com o gálbano e especiarias frescas no coração e completa-se com madeira de cedro e o musgo de carvalho.

- 212 Vip Men de Carolina Herrera

Uma homenagem à vida noturna de Nova Iorque, esta fragrância é para os homens mais atraentes, fascinantes, divertidos e misteriosos que conhecemos. Na campanha promocional, no meio de 200 figurinos, os modelos Jon Kortajarena e Natasha Vojnovic são os protagonistas de uma festa noturna num local secreto em Nova Iorque. Esta fragrância é construída em torno de um cocktail de vodca com menta gelada, caviar de lima e especiarias.

- Just Different de Hugo Boss

É dedicada ao homem criativo e não convencional que vê o mundo que o rodeia de forma diferente. Na campanha, o músico e ator Jared Leto
personifica inteiramente o espírito criativo da fragrância. Filmado em Nova Iorque, ele cria perspetivas originais sobre coisas aparentemente comuns. Esta é uma eau de toilette fresca, verde e mentolada, no topo, mas com um inesperado calor subjacente.

Texto: Vanda Oliveira

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.