Efrat Gabay tem 33 anos, dois filhos e perdeu 42 quilos em nove meses. Gerente de uma loja de ótica, esta ex-participante do programa de televisão «The Biggest Loser» israelita experimentou o protocolo de tratamento Refit, concebido a pensar em pessoas que sofreram perdas acentuadas de peso por via da dieta, da prática de exercício, de intervenções médicas ou da gravidez. Remover dobras cutâneas e estrias sem recorrer a cirurgia é o grande objetivo deste tratamento.
Para alcançar os objetivos que pretende, a solução passa por várias sessões deste tratamento, em gabinete, que visa restaurar a firmeza e elasticidade da pele. Inna Belenky, doutorada em bioquímica e diretora clínica da empresa que o patenteou, explica como funciona e que resultados prometedores assegura.
Problemas e soluções
Abdómen, braços e pernas são algumas das áreas mais críticas para quem, como Efrat Gabay, perdeu muito peso rapidamente. «Quando se ganha peso, a pele expande-se e remodela-se para acomodar o excesso de gordura. Ao perder peso, a pele continua esticada, provocando excesso de pele e estrias», explica Inna Belenky. Apesar de cirurgias como, por exemplo, a abdominoplastia, permitirem obter «bons resultados em apenas um tratamento», os custos e complicações associadas desincentivam a procura.
«As pessoas preferem tratamentos não invasivos porque é mais fácil e seguro», afirma. Foi tendo em conta esta necessidade, aliada ao facto das perdas drásticas de peso nunca terem estado tão na moda, que a fabricante de tratamentos estéticos que representa desenvolveu uma solução não invasiva que pode, também, ser usada para melhorar o aspeto da pele em áreas já operadas.
Como funciona
«As pessoas com muita pele descaída têm de destruir o velho tecido conjuntivo (que preenche os espaços intracelulares do corpo e faz a ligação de órgãos e tecidos diversos) e construir um novo, mais firme e flexível», afirma Inna Belenky, segundo a qual este tratamento recorre a um aparelho com dois trunfos. «O aplicador liberta impulsos de calor e vácuo em simultâneo. Trabalhamos a uma temperatura entre 39 e 42 graus para produzir diferentes respostas biológicas, como estimular a circulação sanguínea, a produção de colagénio e a drenagem linfática», esclarece.
O protocolo foi concebido para o aparelho de radiofrequência bipolar do mesmo fabricante (Reaction), que combina a massagem a vácuo com múltiplas frequências, a tecnologia CORE. «Usando diferentes frequências posso trabalhar toda a profundidade da derme, que tem uma espessura de cinco milímetros», concretiza ainda esta especialista.
O que se sente
«Tem-se uma sensação de calor e massagem, sem dor», descreveu Efrat Gabay na apresentação do tratamento à imprensa em que confessou que, muitas vezes, «acabava por adormecer». Apesar de não ter referido nenhum efeito adverso, «devido ao uso de vácuo, podem ocorrer hematomas se for feita demasiada pressão com o aplicador. Se o aparelho não for usado devidamente, também podem surgir queimaduras superficiais, que desaparecem em três ou quatro dias», contou-nos a diretora clínica da Viora. «Após o tratamento, a pele fica com um aspeto avermelhado, mas passa após 10 minutos e a pessoa pode regressar à sua vida normal», assegura.
Veja na página seguinte: As sessões necessárias para ver resultados
Sessões e resultados
Oito sessões foram suficientes para que a estrela do concurso israelita alcançasse resultados satisfatórios, mas o número «é muito subjetivo», salvaguarda Inna Belenky, que aconselha uma regularidade de «uma vez por semana, ajustável à agenda de cada um». Quanto aos cuidados complementares, também faz advertências. «Ao fazer o tratamento, debatemo-nos com a lipólise, um processo natural em que as células de gordura são decompostas, libertando ácidos gordos na circulação», explica.
«É importante beber muita água e fazer exercício após as sessões, não antes». Para que os resultados permaneçam, recomenda sessões de manutenção «a cada três ou seis meses após a conclusão do tratamento, dependendo dos parâmetros fisiológicos de cada um e do seu compromisso na manutenção de um estilo de vida saudável», acrescenta ainda a especialista.
Impedimentos
Não poderá recorrer a este tratamento se:
- For menor de idade
- Ainda estiver a perder peso
- Estiver grávida ou a amamentar
- Tiver doenças sanguíneas ou cancro
- Tiver implantes metálicos ou aparelhos eletromagnéticos.
O tratamento passo a passo
O que acontece numa sessão de tratamento Refit:
1. Com o paciente deitado na marquesa, é aplicado óleo na zona a tratar.
2. O técnico ativa o aquecimento do manípulo para 39º a 42º C.
3. Quando a temperatura é atingida, o técnico inicia a aplicação de impulsos de calor e vácuo, monitorizando sempre a temperatura.
4. A aplicação pode durar 14 a 20 minutos, dependendo do nível de massa gorda do utente.
Texto: Rita Miguel com Inna Belenky (diretora do departamento clínico da fabricante de tratamentos estéticos Viora)
Comentários