Há alguns anos, as bocas grandes e os lábios carnudos tornaram-se moda. A imagem de algumas atrizes e modelos teve a sua quota-parte de culpa nessa tendência, que muitas mulheres ainda atualmente seguem. Hoje, no entanto, para muitas outras, esses excessos já não são considerados sensuais e querem-se lábios com um aspeto natural, embora continuem a ser uma das partes do rosto que mais chama a atenção.

Essa situação verifica-se pelo facto destes estarem "numa posição central e em constante movimento", disse à Ultimate Beauty Mariana Morais, médica de clínica geral e de medicina estética. "A tendência é voltar a um padrão estético menos exuberante em que os lábios devem manter um equilíbrio com os restantes traços da face, sem perder o seu volume, sensualidade e voluptuosidade", acrescenta a especialista.

Os lábios e a idade

Mariana Morais explica como se processa o envelhecimento labial.

20 glosses que fazem qualquer boca brilhar
20 glosses que fazem qualquer boca brilhar
Ver artigo

Os lábios vão-se tornando mais finos e com menos cor e os seus cantos ficam mais deprimidos, como muitos especialistas os descrevem. Verifica-se um alongamento da pele entre o nariz e os lábios e o aparecimento de rugas verticais, conhecidas como código de barras.

Estas alterações podem começar a surgir logo a partir dos 35/40 anos. Nestas idades,é essencial um tratamento preventivo de forma a atrasar este processo normal do envelhecimento.

Lábios perfeitos em três passos

1. Esfolie os lábios uma vez por semana com um esfoliante específico para esta zona, mais suave que o facial. Também os pode esfoliar com a ajuda de uma escova de dentes, esfregando suavemente para eliminar as inestéticas peles. Os seus lábios ficarão suaves e muito reluzentes.

2. Hidrate-os diariamente com um produto específico, que se tiver um fator de proteção solar é ainda mais eficaz, para que estejam sempre muito suaves.

3. Para prevenir o código de barras e outras rugas, utilize produtos específicos para lábios com efeito antirrugas e lembre-se que fumar é um dos hábitos que mais rugas provoca.

Consiga a boca dos seus sonhos. Os tratamentos estéticos que lhe garantem uns lábios mais belos

O tratamento estético que lhe garante uns lábios mais belos

O preenchimento com ácido hialurónico é um dos tratamentos que muitos especialistas recomendam. De forma a melhorar esteticamente os lábios, poderá ser necessário reforçar o seu contorno, aumentar o seu volume e/ou projetá-los. Para tal, são utilizados produtos de preenchimento, nomeadamente o ácido hialurónico, que permite modular o lábio ou repor volumes que se vão perdendo com a idade.

Trata-se de um preenchimento com ácido hialurónico, uma substância que se encontra naturalmente no nosso organismo e é reabsorvível tendo, por isso, um efeito temporário. É um tratamento indolor mediante a aplicação de anestesia semelhante à administrada durante os procedimentos dentários. Com o avanço atual da medicina estética, o procedimento tornou-se minimamente invasivo.

A utilização de cânulas de reduzido diâmetro, que permitem evitar os hematomas e inchaço, para a introdução do ácido hialurónico, facilitou o processo. O procedimento demora entre 10 a 20 minutos e pode originar um leve inchaço que desaparece ao fim de umas horas. Os lábios ficam rejuvenescidos e proporcionais. O resultado tem uma duração de seis meses a um ano ou mais, se for efetuada uma manutenção.

Os lábios mais sensuais

Segundo um estudo de Kendra Schmid, investigadora do departamento de bioestatística da University of Nebraska Medical Center, baseado em parâmetros que medem a textura, tamanho e cor e publicado no início da década, a atriz Monica Bellucci (em baixo) tem a boca mais sensual do planeta, seguida da das atrizes Scarlett Johansson e Halle Berry, da cantora Beyoncé e da atriz Angelina Jolie.

Monica Belucci

Texto: Rita Caetano

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.