As pessoas são todas diferentes e é difícil distinguir, em termos de investigação, as pessoas que se dedicam muitas vezes a relações extra-matrimoniais e as que só o fazem uma vez e cujo romance dura pouco tempo. Pittman, conhecido psicólogo, faz a distinção entre adúltero e sedutor entre os homens.

Quem são os adúlteros?

Um adúltero tem normalmente só uma relação extraconjugal. Isto deve-se principalmente a estar numa espécie de crise, que pode dever-se a diversas razões. Mas a verdadade é que na maioria dos casos, a razão principal são problemas no trabalho ou falta de atenção das suas parceiras. Um adúltero, como Pittman chama este tipo de pessoa, sente um forte sentimento de culpa depois do relacionamento ter terminado.

E os sedutores?

Pittman coloca nesta categoria as pessoas que constante e obsessivamente seduzem outras mulheres, facto que escondem das suas parceiras. Forte desejo sexual e de novas experiências sexuais surgem como principais desculpas. Entre os homens casados, segundo Pittman, cerca de 20% são verdadeiros sedutores, que por vezes até chegam mesmo a divorciar-se.

Os psicólogos acreditam que os sedutores não gostam de mulheres e nem do sexo propriamente dito. Vêem as mulheres como o inimigo e sentem que têm de evitar ser controlados por elas. Vêem-se a si próprios como verdadeiros homens que sabem como manipular e enganar as mulheres. Sentem-se poderosos e têm uma particular e importante sensação de superioridade.

Que tipo de pessoas escolhem?

Um sedutor escolhe normalmente pessoas que confiem neles e que sejam ingénuas, para que as consigam olhar nos olhos e mentir sem qualquer vergonha.

No fim, podemos perguntar-nos se quer os adúlteros, quer os sedutores são capazes de amar. Será que sabem o verdadeiro significado da palavra e a usam em proveito das suas emoções? Em qualquer dos casos, o caminho para o amor verdadeiro começa sempre em nós.

Por T.F.

Intimate Medicine

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.