Com a chegada do verão há muitos pais que optam por colocar os seus filhos em colónias e campos de férias como forma de os manter ocupados durante esta época do ano. Mas diversos especialistas em desenvolvimento infantil e psicólogos acreditam que sobrecarregar os mais pequenos com muitas atividades pode ter consequências negativas na sua vida, uma vez que vão ter dificuldade em perceber quais os seus interesses e que as torna verdadeiramente felizes.

“O nosso papel enquanto educadores é preparar as crianças para o seu lugar na sociedade. Ser adulto implica estarmos ocupados e encher o nosso tempo livre de uma forma que nos faça feliz”, afirma a psicóloga infantil Lyn Fry. “Se os pais passam o tempo todo a ocupar o tempo dos seus filhos, então a criança nunca vai aprender a fazer isso sozinha.”

O truque passa por a criança ter tempos mortos e aborrecidos. Por mais absurdo que isto possa parecer vários especialistas já reconheceram os benefícios que o tédio e a monotonia têm na mente humana. Em entrevista à estação televisiva BBC, a médica Teresa Belton revelou que o tédio é crucial para desenvolver estímulos internos que, por sua vez, permitem a criatividade.

Em vez dos pais sobreporem a sua vontade à dos filhos, Lyn Fry revela que é importante que haja diálogo com a criança de forma a que os educadores entendam quais as preferências dos mais pequenos e quais as atividades que a criança gostava de desenvolver durante o verão.Mas a verdade é que, mesmo que sejam eles a escolher o que gostavam de fazer, o tédio está sempre à espreita. O importante é que a família encarem isto como algo positivo e não se preocupem demasiado se os filhos não estiverem sempre ocupados e felizes.

“Não existe nada de mal em estar aborrecido”, afirma Fry. “Acho que as crianças precisam de aprender a estarem aborrecidas de forma a motivarem-se a si próprias a fazer determinadas coisas. Estar aborrecido é uma forma de tornar as crianças autossuficientes”, remata.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.