O papel de avó não está em destaque apenas no dia dos avós, que se assinala anualmente a 26 julho.

 

Celebre a alegria de ter netos todos os dias, abandonando barreiras psicológicas.

 

Ser avó pode fazê-la sentir-se mais jovem.

 

Numa cultura que faz a apologia da juventude, ter netos pode fazê-la pensar que está mais perto do fim da vida. Mas, após algum tempo, irá aperceber-se de que, afinal, ajuda a sentir-se mais jovem.

 

Supere arrependimentos. É normal que renasçam mágoas, do tempo em que os seus filhos ainda eram pequenos, despertados pelo facto de não estar tão presente na vida dos netos quanto gostaria. Procure focar-se nas alegrias proporcionadas pelos momentos que passam juntos.

 

Tenha em conta que os tempos mudaram. Aceite que, hoje em dia, a vida é muito diferente do que era quando os seus filhos nasceram. Isso não siginifica que os seus netos e filhos não possam aprender consigo, mas implica que, certamente, não tem respostas certas para tudo.

 

Reconheça o poder paternal dos seus filhos e respeite as escolhas deles, deixando-os aprender e crescer como pais ou mães. Não hesite em dar opinião quando lhe pedem, mas não os bombardeie com conselhos não solicitados. Lembre-se que uma boa avó ajuda e aconselha sem querer impor a sua opinião.