Como se movimenta a criança?

Sobe escadas com uma mão apoiada e colocando os dois pés em cada degrau. Desce escadas com as duas mãos apoiadas, a gatinhar ou a rastejar. Senta-se sozinha numa cadeira pequena. Corre bem. Atira uma bola estando de pé. Coloca-se de cócoras enquanto brinca. Carrega objetos grandes. Dá pontapés numa bola.

Atenção à segurança

Os cuidados com a segurança das etapas anteriores se mantêm.

Sugestões de brincadeiras ativas

Leve a criança para diferentes lugares que permitam experimentar diversas superfícies como relva, areia ou pedrinhas. Brincadeiras como “siga o líder”, na qual a criança deve imitar os seus gestos e movimentos, podem ser muito divertidas.

Vão ao parque, joguem às escondidas, à apanhada, dancem, imitem animais, joguem à bola com os pés e com as mãos, tentem apanhar bolinhas de sabão ou, simplesmente, saiam para uma caminhada a pé e observem o mundo ao vosso redor. As canções, rimas e lengalengas com movimentos para a criança imitar poderão fazer ainda mais sucesso. Experimentem fazer os seus próprios instrumentos para formarem uma banda: um tambor com uma caixa de gelado vazia, um pau de chuva com um rolo de papel de cozinha, um chocalho com uma caixinha vazia e arroz.

Existem aulas de natação e ginástica para crianças nesta fase. Estas aulas não são mais do que brincadeiras mais ou menos organizadas que servem para estimular o desenvolvimento da criança e o prazer por uma vida ativa. Além disso, são uma boa oportunidade de interação da criança com os pais e de convívio entre os adultos. Desde que sinta que é um prazer para os dois e não um transtorno, pode inscrever a sua criança nestas atividades.

Veja o vídeo

As informações que disponibilizamos aqui servem apenas como um guia. Cada criança é uma criança e o desenvolvimento da sua pode ser diferente do desenvolvimento de outra com a mesma idade. Não deixe de consultar as sugestões para todas as etapas.

Para mais informações consulte www.papabem.pt