Numa nota enviada hoje à agência Lusa, a Câmara de Condeixa-a-Nova salientou que, “no último ano letivo”, o serviço de terapia da fala, destinado a crianças dos jardins-de-infância e das escolas básicas do primeiro ciclo do município, “acompanhou 75 crianças com resultados muito positivos”.
Constituído por uma equipa multidisciplinar, o serviço “tem em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e posterior intervenção/acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras”, referiu a autarquia.
O projeto, em execução desde 2016, é cofinanciado por fundos europeus, através do Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro) e do Fundo Social Europeu, no âmbito do projeto Realiza.te, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.
“No último ano letivo, a equipa acompanhou, de forma gratuita, 75 crianças com vários diagnósticos”, indicou a Câmara de Condeixa, destacando que, “após intervenção, cerca de 20% dos alunos alcançaram todos os objetivos estabelecidos, tendo alta terapêutica”.
As restantes crianças, embora tenham registado “melhorias significativas, continuarão a beneficiar destas sessões no próximo ano letivo, até atingirem os objetivos inicialmente propostos”, acrescentou.
“Esta é uma das medidas que faz parte da nossa política educativa”, realçou Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
O município também oferece “material escolar aos alunos do primeiro ciclo” e o “ensino de inglês no pré-escolar”, além de transportes e refeições escolares, recordou o autarca, sustentando que estas medidas pretendem, “no seu conjunto”, contribuir para “uma escola pública de excelência, criando mais e melhores condições para a igualdade de acesso à educação”.
A diretora do agrupamento de escolas de Condeixa, Anabela Lemos, citada pela Câmara, destacou, por seu lado, que a existência de sessões de terapia da fala “é muito importante para prevenir dificuldades ao nível da leitura e da escrita, promovendo competências transversais às várias disciplinas, garantindo, desta forma, o sucesso académico e social dos alunos”.
De certo modo, concluiu a docente, este programa “colmatou uma necessidade sentida pelos educadores e professores, abrangendo os alunos do ensino pré-escolar até ao primeiro ciclo”.
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