O Projecto Dar de Volta conta até ao momento com 464 livros entregues a munícipes. Para participar, basta entregar os manuais escolares na Biblioteca Municipal do Seixal, Amora e Corroios, nos postos de acesso da Biblioteca existentes, nas várias Lojas do Munícipe e nas escolas que aderiram ao projecto.
Até esta data foram doados à Biblioteca 1305 que podem ser reaproveitados. A terceira edição do Dar de Volta promove a reutilização de manuais escolares, com o objectivo de facilitar o acesso a livros que já não são necessários e que podem ser reaproveitados e reutilizados, apoiando a comunidade e rentabilizando os rendimentos familiares e o meio ambiente.
O Dar de Volta é um projecto baseado nos conceitos de solidariedade e rentabilização, realizado em cooperação com as famílias e as escolas do concelho, que vive da participação de todos. Os interessados em colaborar podem disponibilizar os manuais de que já não necessitam.
A recolha dos manuais escolares (do 1.º ciclo ao ensino secundário e, exclusivamente, a partir do ano 2005) está a ser feita desde o dia 3 de Junho na Biblioteca Municipal do Seixal, Pólos e Pontos de Acesso (Lojas do Munícipe). Os livros podem também ser entregues nas escolas aderentes ao projecto.
Depois de recolhidos, os manuais são organizados e inseridos na base de dados criada para o efeito, que se encontra online no site da Biblioteca Municipal do Seixal. Posteriormente serão facultados aos munícipes que os solicitem.
Segundo informação divulgada pela  Câmara do Seixal, em 2007, foram doados para reutilização 1626 livros, o que perfaz um aumento de 400% em relação ao ano anterior. Muitos destes manuais, desactualizados para as necessidades do sistema de ensino português, foram enviados para Cabo Verde, através do projecto Djunta Mon (Juntar as mãos).
Deste modo, foram ajudadas cerca 270 famílias, que atingiram uma poupança global estimada de 16 mil euros, com a redução de despesas e rentabilização dos seus rendimentos. A entrega dos manuais para reutilização permitiu ainda a poupança estimada de cerca de 750 quilos de papel.
27 de Agosto de 2008

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.