Ao abrigo do programa têm sido desenvolvidos nas escolas diversos projetos assentes em quatro eixos: energia, água, mobilidade e resíduos, disse hoje à agência Lusa a coordenadora nacional do Eco-Escolas, Margarida Gomes.
A equipa coordenadora vai reunir-se com diretores escolares nos dias 12 e 18, em Lisboa e no Porto, respetivamente, para os sensibilizar para a importância que têm no desenvolvimento dos projetos.
“O ideal depois é serem os alunos a identificar os problemas e a sugerir as iniciativas para as transmitirem, posteriormente, à família e à comunidade”, afirmou a mesma fonte.
O programa tem vindo a crescer ao ritmo de 100 escolas por ano, mas sofreu um recuo com as medidas de austeridade e o encerramento de escolas, que agora está a ser recuperado, indicou Margarida Gomes.
No âmbito da energia, as escolas desenvolvem iniciativas de poupança e recurso a energias alternativas.
No tema água, o objetivo é também reduzir o consumo, enquanto nos resíduos, a ideia é reduzir e reciclar.
Em 500 destas escolas existem hortas biológicas e este ano foi introduzida uma vertente nova: alimentação saudável.
O programa tem também como objetivo incentivar os alunos e os pais a diminuírem a utilização do carro como transporte individual, referiu a responsável.
“Cada escola desenvolve ações adaptadas à sua realidade, temos desde jardins de infância a universidades”, afirmou a coordenadora nacional.
A Associação Bandeira Azul da Europa desenvolve há 20 anos, em Portugal, o Programa Eco-Escolas, com o apoio técnico e institucional do Ministério da Educação e do Ministério do Ambiente.
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