
Em tempo de regresso às aulas, a exposição das crianças ao ruído aumenta, o que pode causar irritabilidade, dores de cabeça, afonia ou até mesmo criar dificuldades na linguagem, capacidade oratória e desenvolvimento cognitivo.
Foi a pensar no rendimento escolar de cada aluno que a empresa norte-americana 3M criou os Peltor Kids, uns protetores auditivos que permitem reduzir o ruído ambiental, sem bloquear outros importantes sons do ambiente envolvente.
"O ruído envolvente é reduzido em 27 decibéis, permitindo aos mais pequenos concentrarem-se na aula que o professor preparou especialmente para cada um deles. Desta forma, alunos com mais capacidades podem trabalhar em exercícios mais complexos, enquanto alunos com dificuldades têm mais tempo para desenvolver os exercícios e evoluir", explica a 3M em comunicado.
Leia também: As 10 profissões mais perigosas para os ouvidos
Saiba mais: 5 coisas que deve saber sobre os ouvidos das crianças
Veja isto: 7 dicas para cuidar dos ouvidos no verão
"Estes protetores contêm uma combinação de líquido e espuma que permite a utilização durante grandes períodos de tempo, sem perder a comodidade", acrescenta a nota.
Os protetores auditivos têm aprovação da União Europeia e podem ser usados por crianças até aos 9 anos de idade, não só em sala de aula, mas também para proteção do ruído em eventos desportivos, concertos ou em zonas de passagem de aviões.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição a um nível de decibéis superior a 55 dB durante o dia é prejudicial para os ouvidos, apesar de no nosso dia-a-dia a exposição a este nível de pressão ser amplamente superada com facilidade. O barulho de um aspirador gera cerca de 65 dB, enquanto que numa estrada com muito trânsito se alcança facilmente os 75 dB, por exemplo.
Comentários