Na passada quinta-feira, 24 de fevereiro, o CoimbraShopping iniciou a pintura de requalificação dos limites de propriedade da fachada sul do edifício. Tal como aconteceu há 14 anos, este trabalho será desenvolvido pelos alunos da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores (EBSQF), em Coimbra.

O processo envolverá cerca de 380 alunos e professores, que, juntos, vão recuperar as pinturas que foram criadas pelos colegas de arte há mais de uma década. São reproduções de obras que contam, ao longo de cerca de 150 metros de muro, a história da evolução da pintura desde a pré-história ao Século XX. “A Criação de Adão”, de Michelangelo, “Las Meninas”, de Pablo Picasso e o “Nascimento de Vénus”, de Botticelli, são algumas delas.

mural do CoimbraShopping
mural do CoimbraShopping Mural do CoimbraShopping, alunos da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores créditos: CoimbraShopping

O Centro, em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, disponibilizou aos alunos todo o material necessário para a requalificação do mural ao longo dos próximos meses.

Ana Rita Batanete, diretora do CoimbraShopping, refere: “É para o centro um orgulho ver que a comunidade tem tanto carinho por este projeto e quer fazer parte da missão de manter intactas as pinturas dos nossos estudantes, que agora serão recuperadas por outro grupo de coimbrenses, tornando-se um trabalho de várias gerações.”

“Queremos manter a nossa cidade bonita, sendo este um investimento que faz todo o sentido para o CoimbraShopping. Estamos ansiosos por ver o trabalho final resultante do esforço das centenas de pessoas envolvidas”, acrescenta.