Os nossos filhos devem ou não fazer parte das actividades diárias da família? Colocamos muitas vezes esta questão, mas a resposta é simples e deve ser dada na forma de outra questão: Queremos que os nossos filhos sejam parte da nossa família? Claro que queremos! Desejamos que eles se envolvam com a família e que desempenhem as suas tarefas. Quando fazemos parte de uma qualquer organização, temos direitos e deveres, e se por alguma razão não percebemos quais são, é difícil identificarmos também, qual o nosso lugar nessa organização. Numa família todos têm a sua função, mas este papel só é interiorizado quando são aceites por todos, os direitos e deveres de cada um.
Cuidados a ter:
• A participação nas actividades da família deve ser aprendida e treinada.
• Os “decretos” não funcionam bem aqui.
• Para que os filhos participem, os Pais têm de dar bons exemplos.
Como fazer?
• Se um adolescente nunca colaborou nas tarefas da casa, não podemos de repente, exigir que ele aceite e cumpra este tipo de obrigações, mas devemos fazer-lhe evidência das alterações ocorridas que criam a necessidade da participação dele.
• Devemos dar o exemplo, se queremos que uma criança coma sopa devemos comer também, assim será mais fácil acreditar que a sopa é mesmo boa (se a sopa faz bem qual a razão para só eles comerem?).
• Vamos identificar tarefas que juntem a família num objectivo comum, e se conseguirmos fazer uma distribuição das mesmas de forma equilibrada e até partilhada, vamos por certo ter sucesso neste envolvimento dos filhos nas tarefas da família. A realização de tarefas não deve ser um momento de conflito e teimosia, vamos transformar estas actividades em ferramentas de envolvimento, garantindo e reforçando em todos, sentimentos de pertença à sua família. Muitos reforços positivos e boas actividades.
A Equipa Let’s Grow.

Morada:
Av. António Augusto de Aguiar, 38 R/c Esq.
1050-016 Lisboa
Telefones: 93 933 55 88 / 91 659 88 38
email: info@letsgrow.pt
www.letsgrow.pt
http://consultoriodeeducacao.blogs.sapo.pt/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.