As crianças gostam muito de brinquedos mas nem todos se adequam à sua faixa etária.

Estes são aqueles que os pediatras mais recomendam para a fase entre os 2 e os 3 anos de idade:

Triciclo
Aos dois anos, quando as capacidades motoras e de coordenação estão em franco desenvolvimento, o seu filho vai adorar este brinquedo. Com ele irá desenvolver a sua «motricidade grossa, a coordenação mão/olho, o sentido de equilíbrio» e aumentar a autoconfiança, pode ler-se no livro «A Criança Feliz», de Chantal Gazal (Editorial Presença).

Puzzles
São adequados a partir dos dois anos e, ao estimular a criança a identificar aspetos semelhantes, ajudam a desenvolver a relação mão/olho e as capacidades mentais (análise, resolução de problemas, concentração).

Material de desenho e pintura
Por volta dos dois anos a criança já tem destreza para agarrar um lápis e fazer riscos. Aos três anos, explica Mário Cordeiro, na obra «O Livro da Criança», «o desenho e a pintura surgem como muito importantes para expressar ideias e conceitos que ainda não encontraram linguagem simbólica adequada». Encorajam a criatividade e melhoram a motricidade fina, acrescenta o livro de Chantal Gazal.

Outras sugestões
Blocos de construção, bonecas, carrinhos, animais, objetos musicais, livros ilustrados, materiais de moldagem e colagem e teatrinhos.

Texto: Nazaré Tocha

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.