A amamentação do bebé à base de leite materno traz inúmeros benéficos quer ao bebé quer à mãe. No entanto, principalmente se é mãe de primeira viagem poderá ter dúvidas acerca de como extrair o leite e depois como armazená-lo, para ser usado quando não puder estar com o seu bebé. Já se conhecem todos os benefícios do leite materno, tanto para o bebé como para a mãe. Para além destas vantagens todas, amamentar é obviamente a forma mais barata de alimentar o bebé. Daí a vontade de tantas mães extraírem o seu leite para poderem continuar a dar ao bebé quando tiverem de se ausentar ou quando começarem a trabalhar. Mas este é um passo que gera muitas dúvidas, por isso leia este artigo e fique mais esclarecida:

Quando se deve extrair o leite materno?

- Para ajudar o bebé a fazer a pega correta, se as mamas estiverem muito grandes, principalmente na subida inicial do leite. Isso ajuda a deixar o peito mais “macio” e facilita a pega do bebé.

- Quando o bebé é pequeno ou prematuro e ainda não tem a capacidade de sugar o seio materno.

- Se a mãe precisa se ausentar por algumas horas, seja por algum compromisso ou quando voltar a trabalhar e estiver a amamentar.

- Para aumentar a produção de leite, pois quando mais estimular, mais leite terá.

De que forma posso retirar o leite materno?

O leite materno pode ser retirado manualmente, com massagem e ordenha,através de bombas tira-leite, elétricas ou manuais.

- A ordenha manual necessita técnica adequada e prática, porém após ter aprendido, muitas mães conseguem retirar dessa forma tranquilamente. Lembre-se que é preciso prática e muitas vezes não conseguirá retirar muita coisa logo na primeira vez. Pode procurar um banco de leite humano para orientações.

- Com o uso da bomba manual, é necessário fazer uma massagem na mama antes e a bomba elétrica costuma simular a massagem e a ordenha manual, porém também é preciso habituar-se a trabalhar com ela (muitas mães nunca chegam lá, não se sinta só). Ela pode magoar o mamilo no início, por isso tome cuidado.

- Procure ordenhar o leite após o bebé mamar no peito. Se ele mamar num só peito, pode retirar leite do outro. Geralmente o melhor horário para tirar leite é na primeira mamada do dia, na parte da manhã, pois é o pico da produção de leite, quando o leite se acumula mais devido a maior intervalo entre a última mamada.

Leia também: Amamentação: as melhores dicas

Veja mais: Qual a forma mais tranquila de parar de amamentar?

Tentei retirar o leite e não consigo. O que posso fazer?

Esta é provavelmente a questão mais colocada pelas mães. Geralmente esse procedimento requer paciência e prática, mas com o tempo e com a prática tende a ser mais fácil e rápido. Lembre-se: Seja na ordenha manual ou com a bombinha, os primeiros movimentos e a massagem tem a finalidade de estimular a produção de leite, por isso é normal que não saia no começo, e mesmo nas primeiras vezes sair só um pouquinho. Se precisar de ajuda, você pode procurar uma conselheira de aleitamento materno (CAM), um especialista na área ou um Banco de Leite Humano.

Como armazenar o leite materno em segurança?

Quando o leite materno é congelado num bom congelador, pode ser utilizado até à validade de 3 meses. Armazenado apenas no frigorífico, tem um prazo de validade entre 3 a 7 dias. O leite materno apenas deve ser armazenado em recipientes de vidro, ou de plástico duro, e só depois de lavados com água quente e sabão. Estes recipientes também devem ter tampas herméticas para os fechar corretamente. Armazene apenas cerca de 100 ml em cada recipiente, para existir pouco desperdício de cada vez que o descongelar. O processo de congelamento destrói alguns dos anticorpos presentes no leite, por isso procure só congelar o leite que realmente não será logo consumido. Porém, o leite materno congelado é muito mais saudável e oferece maior proteção contra doenças do que qualquer fórmula láctea. O leite materno nunca deve ser descongelado ou aquecido no microondas, pois as proteínas do leite serão destruídas. O microondas não é aconselhado para aquecer alimentos para o bebé, pois cria certos pontos onde o alimento é mais aquecido que outros, podendo levar à queimadura da boca do bebé. A melhor forma de descongelar leite materno é colocá-lo previamente no frigorífico, e pouco antes de o dar ao bebé, aqueça-o um pouco em banho-maria (com água quente e não a ferver!). Por vezes o leite materno quando congelado ou frio, forma uma espécie de 2 camadas, com a gordura a subir ao topo, contudo isto em nada afeta o aspeto nutritivo do leite. O leite materno que for descongelado pode ser armazenado durante 24 horas no frigorífico, mas nunca deve voltar a congelá-lo.

Optar por alimentar o bebé com leite materno é muito recompensador: é saudável para a mãe e para o bebé. Por vezes pode dar mais trabalho, mas pense, também é muito mais barato e saudável do que alimentar o bebé a fórmula.

Saiba ainda: Quais as cores normais do leite materno

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.