A importância das CAM

O que são as Conselheiras de Aleitamento Materno e qual o valor que têm para o sucesso da amamentação?

A sigla CAM serve para Conselheira de Aleitamento Materno. É uma certificação internacional dada pela OMS/Unicef, que visa o acompanhamento e apoio na amamentação e assuntos relacionados. É alguém que dá apoio para mães e recém-nascidos com dificuldades na pega, na extração e recolha de leite, nas fissuras, nas mastites, etc e que não é possível resolver através da linha telefónica e, simultaneamente, pela impossibilidade da mãe e do bebé se deslocarem a um Cantinho da Amamentação.

A organização Mundial da Saúde e a Unicef têm vindo a desenvolver algumas medidas no sentido de uniformizar as orientações relativas ao aleitamento materno. Porém, apesar da situação atual estar melhorada, a divulgação e a formação aos profissionais de saúde ainda não é a desejada. Nestas situações, uma conselheira em aleitamento materno faz o apoio. As conselheiras são pessoas formadas para dar todo o apoio necessário de modo a resolver as dificuldades encontradas. Dispõem ainda de material adequado a cada caso que podem disponibilizar.

Pode-se pensar que não há grande utilidade em contratar uma CAM, mas as dúvidas em aleitamento materno são das mais frequentes relativamente aos cuidados aos bebés, pelo que os pais não se devem inibir em colocá-las, pois nem os bebés nascem a saber mamar, nem os pais sabem como amamentar. Obter informação sobre a prática da amamentação é uma das estratégias para que possa desfrutar do prazer de amamentar, pois a probabilidade de ocorrerem dificuldades é menor, e na eventualidade destas surgirem já terão conhecimento prévio sobre o que fazer.

Nem sempre a amamentação é um ato natural, bonito e fácil, por isso podem surgir algumas dificuldades. E atenção: não se engane que só porque já teve um bebé e correu tudo às mil maravilhas que será assim com o próximo. Cada bebé é um bebé e as mães também passam por períodos distintos em cada gravidez e nascimento.

Que dúvidas pode esclarecer a CAM?

Qual a melhor posição para dar de mamar ao seu bebé?

Como deve segurar na mama e ajudar o bebé a fazer a pega?

Qual o horário e duração da mamada?

Como usar uma bomba de extração?

Desmistificar ideias como o meu leite ser fraco ou não ser suficiente.

Como saber se o seu bebé está a receber leite em quantidade suficiente?

Deve ou não usar chupeta e mamilos de silicone?

O que fazer quando ocorre mastite?

Leia também: Amamentação: as melhores dicas

Veja mais: Qual a forma mais tranquila de parar de amamentar?

Saiba ainda: Porque o meu bebé chora tanto à noite?

artigo do parceiro:

Comentários