• Quando uma loja se transforma na cozinha de Chakall

    Chakall irá estar no próximo domingo, entre as 17h00 e as 20h00, na Worten do Centro Colombo, para um showcooking aberto a todos os clientes da loja e fãs do carismático chef argentino.

  • Semana da Cavala arranca em Setúbal

    O evento gastronómico conta com a participação de 26 restaurantes aderentes de 28 de abril a 7 de maio. Inclui experiências ao vivo, uma aula de culinária e uma degustação comentada

  • Um copo de vinho em qualquer lado? Agora já pode

    Acabam de chegar ao mercado as novas mini garrafas de vinho Wine Break que pode levar para qualquer lugar. Afinal, depois do coffee break só faltava mesmo uma pausa para um bom copo de vinho.

    “Faz sentido comprarmos maçãs italianas, quando temos maçãs do Minho a desaparecer?” – Fortunato da Câmara

    Fortunato da Câmara, crítico e estudioso do fenómeno alimentar propõe-nos no seu mais recente livro um encontro com produtos que são tesouros escondidos no nosso território: Mangas celestiais, mini kiwis sem pele, pêssego rosa de Colares, cherovia. Mas também nos deixa um alerta, para a extinção de preciosidades alimentares.

  • ‘DOURO TGV’ chega a Vila Real

    Turismo, Gastronomia e Vinho constituem o “TGV” que visa promover o melhor do Douro no Regia-Douro Park - Parque de Ciência e Tecnologia, em Vila Real, de 10 a 12 de maio

  • Lisboa: No início de maio volta a festa rija ao Martim Moniz

    A 6 e 7 de maio o STREET FEST volta a animar a praça do Martim Moniz, em Lisboa. O visitante encontra vários conceitos de comida, feira de artesanato e animação ao som de DJ´s.

  • Dezenas de “Vinhos de verão” à prova no Mercado da Vila de Cascais

    O Mercado da Vila, em Cascais, antecipa a chegada do verão e apresenta entre 28 e 30 de abril frescas sugestões em brancos, verdes, rosés e espumantes para o tempo mais quente. Quase 30 produtores nacionais apresentam os seus vinhos. Um Mercado do Vinho que inclui queijos, enchidos, leitão, salgadinhos e outras especialidades.

  • Cake designer portuguesa ganha prémio em Londres

    Eva Lopes, pasteleira natural de Aveiro, já tinha sido distinguida num concurso internacional de decoração de bolos com uma representação de Luís de Camões em 2016.

  • Na Ericeira não há só praia e surf. Também há gastronomia

    Primeiro foi a notícia surpreendente do melhor pastel de nata. Depois vieram os festivais do Ouriço-do-Mar e da Raia. Mas ainda não acabou: até junho, são 4 os eventos gastronómicos que acontecem na vila à beira mar.

  • Maio é o mês de Sangue na Guelra, o festival gastronómico mais irreverente do país

    Ao completar cinco edições o Sangue na Guelra, festival aberto ao grande público e que promete como sempre romper conceitos, apresenta-se em três momentos: o Simpósio, que pretende impulsionar o Novo Movimento da Cozinha Portuguesa, o festival de rua Lisboa Food Festival, três jantares exclusivos, com os melhores e mais jovens chefes de todo o mundo.

  • Porto: Adegga WineMarket com 500 vinhos à prova em ambiente descontraído

    O Porto Palácio Congress Hotel & Spa volta a abrir portas, a 29 de abril, ao Adegga WineMarket. O evento permite descobrir os melhores vinhos de 60 produtores selecionados e traz grandes novidades, entre elas a mesa de Speed Tasting.

  • Empresa norte-americana lança cerveja para cães

    Bowser Beer for Dogs é enriquecida com vitaminas que melhoram a saúde das articulações dos animais. Um pack de seis garrafas custa 35,99 dólares, mais de 30 euros.

  • A 18 de maio vamos ter o Dia Nacional do Cocktail e há descontos

    Mais de cem bares em todo o país juntam-se às celebrações do Dia Nacional do Cocktail, a 18 de maio, com uma bebida especial e descontos. No Mercado de Arroios, em Lisboa, vão estar os melhores barmen do mundo.

  • Vinho Poseidon andou mais de 70 dias no mar e regressa a terra “mais aveludado”

    Após 72 dias em alto mar a bordo do bacalhoeiro Coimbra, a nova remessa de vinho Poseidon, do produtor Lua Cheia em Vinhas Velhas, regressou a terra. A primeira prova do néctar foi efetuada pelo enólogo Francisco Baptista na proa da embarcação.

  • Pepinos preferem Rock ao Jazz e gostam de “dormir” confortavelmente

    A Hendrick´s, produtora escocesa de Gin, desafiou um cientista australiano a uma experiência única com pepinos. Os resultados parecem mentira de 1 de abril. Os pepinos apreciam rock, gostam de dormir com conforto e adoram perfumes suaves. Tudo isto explicado item por item.

  • Porto: Neste jantar mistério à beira Douro só 12 pessoas podem participar

    Imagine o seguinte: senta-se à mesa com outros 11 comensais, uns conhecidos, outros desconhecidos. Junte-lhe o seguinte item: um chefe de cozinha prepara-lhe um menu surpresa exclusivo inspirado em carnes. Vai acontecer a 20 de abril, no restaurante RIB BEEF & WINE Porto.

  • Foz Côa: Festival do Vinho do Douro Superior 2017 promete frente a frente entre produtores e consumidores

    Vila Nova de Foz Côa, na sub-região do Douro Superior, recebe entre 19 e 21 de maio o Festival do Vinho do Douro Superior. O palco principal, no que toca aos vinhos, sabores e à música, vai estar montado no EXPOCÔA - Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa, mas a animação, estende-se à cidade.

  • Bola doce é obrigatória nas mesas de Páscoa do Planalto Mirandês

    Em tempo de Páscoa a bola doce é presença obrigatória à mesa dos apreciadores do Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, devido ao seu sabor único e textura diferenciada, o que lhe permitiu ganhar visibilidade fora do seu território.

  • Lisboa: Mais de 200 vinhos imperdíveis e 40 produtores na Wine Fest 2017

    A 22 de abril mais de 200 vinhos premium, de 40 produtores, vão estar à prova no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. Trata-se de mais uma edição da Wine Fest.

    Isto é o que se come nos cinemas

    Em Portugal, o que é habitual comer-se para um serão de cinema é um balde de pipocas. Mas, apesar de isso acontecer cá, não quer dizer que seja assim para outros países. Veja alguns exemplos de aperitivos que pode comer nos cinemas nos diversos cantos do mundo.

  • Chefes Michelin portugueses preparam oito jantares únicos com cafés raros do Nepal e África

    Oito chefes Michelin, oito jantares exclusivos em quatro regiões portuguesas. O roteiro desta terceira edição da Nespresso Gourmet Weeks arranca a 19 de abril no Porto. O desafio: fazer prova de que o café também se come. A iniciativa é aberta ao público em geral.

  • Produção mundial de vinho caiu 3,2% em 2016

    A produção mundial de vinho caiu 3,2% em 2016, fixando-se nos 267 milhões de hectolitros, afetada principalmente por fenómenos climáticos como o El Niño, que prejudicou a Argentina, o Brasil e o Chile, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

  • Em Cascais a cozinha japonesa e peruana encontram-se no mesmo prato

    Uma mirada nas imagens neste artigo pode levar à pergunta: Porque diabo um restaurante de cozinha peruana apresenta pratos da mesa japonesa? Porque o Waka Cevicheria é um restaurante de cozinha Nikkei, fusão da gastronomia sul-americana com a nipónica. Este abril a carta traz novidades.

  • Lisboa: Na 24 de Julho a calçada é nova e já ganhou a primeira esplanada

    Quem não passa sem o carrinho queixa-se que lhe faltam lugares para estacionar. Quem vê a garrafa meio cheia, olha para um passeio novinho em folha a pedir uma esplanada. O restaurante Popolo adiantou-se e já fincou 60 lugares na renovada Avenida 24 de Julho.

  • Lisboa: O novo Wine Bar no Chiado não é grande, é enorme

    Restaurante, petiscaria, garrafeira e loja de produtos regionais, este é um wine bar em formato XXL. O Wine District conta com 600 metros quadrados e capacidade para 180 pessoas.

  • A Rota de Tapas mais famosa de Portugal arranca este ano em Faro

    A 9ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm ruma a sul e arranca pela primeira vez em Faro, de 11 a 28 de maio. Lisboa, Porto e Braga, recebem também o evento de 18 de maio a 4 de junho.

  • Peru chegou a Lisboa carregadinho de sabores globais

    Em agosto último abria na capital o Segundo Muelle, restaurante de cozinha 100 % peruana. O mesmo é dizer, de cozinha sul-americana que não disfarça todas as influências que a enformam. Japão, África, Europa. Está tudo lá e é bom.

  • Um vinho branco feito de uvas tintas. Chama-se Invisível e é filho do Alentejo

    O mercado nacional já está a provar a oitava edição de um vinho que parece mentira, mas não o é. O Invisível, da Adega da Ervideira, é um vinho branco alentejano cheio de garra e personalidade, produzido a partir de uma casta tradicionalmente associada aos tintos. Para breve, o produtor anuncia um lançamento único: a prova do primeiro espumante que estagiou nas águas de Alqueva.

  • Fundão: Aqui comem-se bem os sabores da Páscoa

    O cabrito no forno, o borreguinho com azeite, alho e alecrim e as papas de carolo estão entre as propostas da oitava edição do festival gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa”. A iniciativa que decorre entre até 17 de abril envolve 25 restaurantes e pastelarias do concelho beirão.

  • Primeira edição limitada do Centro de Frutologia Compal esgota em dois dias

    O néctar de maçã de Armamar e limão de Resende que a empresa lançou no mercado não chegou para as encomendas. A apresentação decorreu a bordo de um cruzeiro no rio Douro.

  • Douro: Chefes Michelin anfitriões em 10 viagens incríveis no Comboio Presidencial

    O bom gourmet não deixa escapar esta oportunidade. O mês de maio traz uma nova edição do “The Presidential”. Uma viagem na linha do Douro no antigo Comboio Presidencial. A bordo seguem chefes de cozinha de topo que vão servir a refeição.

  • Tradicional folar da Páscoa já é negócio durante todo o ano em Valpaços

    O folar da Páscoa tornou-se numa oportunidade de negócio para produtores de Valpaços que, de forma tradicional ou industrial, já confecionam esta iguaria durante todo o ano e até já exportam para os emigrantes.

  • Em 2017 o Melhor Pastel de Nata da Grande Lisboa vem da Ericeira

    A final da 9ª Edição da prova O Melhor Pastel de Nata distinguiu, em primeiro lugar, a pastelaria Pãozinho das Marias, da Ericeira, com o Melhor Pastel de Nata da região da Grande Lisboa. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos à pastelaria Patyanne, de Castanheira do Ribatejo e ao restaurante lisboeta Mercado do Peixe, respetivamente.

  • Está confirmado. Jamie Oliver vai abrir restaurante em Lisboa

    Depois de muita especulação, chega agora a confirmação. O chefe britânico Jamie Oliver vai abrir o seu primeiro restaurante em Portugal. Será no Príncipe Real e o mote para a cozinha são os pratos italianos.

  • Lisboa: O novo projeto do chefe Alexandre Silva é de LOCO mas que promete, promete

    Já não teremos de esperar muito. Em maio, o chefe Alexandre Silva, com uma estrela Michelin, conta abrir uma nova divisão no seu LOCO. Esta, salta fora da caixa. É um espaço onde a equipa vai testar, arriscar sem limites. Nós seremos as cobaias.

  • Concurso elege a melhor Patanisca de Lisboa. Será que já a provou?

    O restaurante A Casa do Bacalhau sagrou-se o vencedor na primeira edição do Concurso “A Melhor Patanisca de Lisboa”. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos restaurantes Poleiro e D’Bacalhau respetivamente.

  • “A agricultura orgânica moderna poderia alimentar, com excedentes, toda a população do planeta”

    Mariano Bueno é um homem de 60 anos de olhar vivaz e sorriso aberto. Este Espanhol, autor de livros de referência, é um dos maiores especialistas europeus em agricultura biológica. Mariano esteve em Portugal e conversámos com ele. Uma entrevista muito verde no conteúdo e madura na experiência.

  • Sobral, Laureano e Rolando. Como será a Última Ceia cozinhada por estes senhores?

    Rolando, mestre na arte de produzir pão, Laureano, um cultor de antigas tradições vínicas e Sobral, chefe preocupado com a história da alimentação. Esta é a equipa para a Última Ceia, a recriação que o canal de História leva ao ecrã a partir de 7 de abril. Uma ementa para provar até dia 16 na Peixaria da Esquina, em Lisboa.

  • O Peixe em Lisboa este ano também é para a miudagem

    A 10ª edição do Peixe em Lisboa vai contar com uma área exclusivamente para os mais pequenos. A chefe Joana Byscaia, do projeto Petit Chef, vai promover todos os dias workshops para as crianças.

  • Vinhos da Bairrada conquistam cinco medalhas nos Estados Unidos

    A Primavera trouxe boas notícias para os vinhos da Bairrada. No decorrer de uma feira internacional em Dallas, nos EUA, das cinco medalhas de Ouro atribuídas a vinhos portugueses, quarto foram para vinhos certificados na Bairrada, dois deles eleitos como “Os Melhores de Portugal”.

  • Cozinha tradicional portuguesa reinventada é aposta para a primavera

    A chef Vera Silva assina a sua primeira carta no The Vintage Restaurant & Bar, em Lisboa, com uma ementa repleta de paladares surpreendentes, onde não faltam propostas tentadoras.

  • Caldas da Rainha: Com o verão vai chegar a Frutos e com a feira muda toda a cidade

    A fruta é uma das riquezas e imagens de marca da Região Oeste. Para lhe prestar homenagem, as Caldas da Rainha organiza entre 18 e 27 de agosto uma feira cheia de sabor, a Frutos, Feira Nacional de Hortofruticultura.

  • Lisboa: CR7 também remata para ganhar na boa mesa

    Hambúrguer CR7, atum braseado, sopa rica de peixe são algumas das 14 propostas na nova carta de Bar & Bistro do hotel Pestana CR7 Lisboa, unidade que resulta da parceria com o internacional do futebol português Cristiano Ronaldo.

  • “Mistura Beirão” o concurso com Saudade que desafia todos os bartenders portugueses

    Até 14 de maio está aberto o concurso que lança um desafio tentador a todos os bartenders: criar um cocktail inesquecível com Licor Beirão. Os prémios são apetitosos.

  • Haja apetite para tanta caldeirada em Setúbal

    O melhor peixe capturado na costa sadina vai dar mote às ementas de 25 restaurantes envolvidos no Festival da Caldeirada 2017. A iniciativa decorre em Setúbal entre 24 de março e 9 de abril.

  • Nova marca portuguesa de aguardente vínica acaba de chegar ao mercado

    Mavem, produzida e envelhecida na região do Vale do Tejo, é um projeto de dois irmãos, a quinta geração de uma família produtora de vinhos portugueses do Douro.

  • Mais de 30 restaurantes portugueses celebram cozinha francesa esta terça-feira

    Mais de 30 restaurantes portugueses, incluindo três distinguidos com duas estrelas Michelin, participam na próxima terça-feira na iniciativa mundial “Goût de France”, que pretende celebrar a excelência da gastronomia francesa.

  • Peixe em Lisboa procura a melhor patanisca dos restaurantes da capital

    Na 10º edição, entre 30 de março e 9 de abril, o Peixe em Lisboa conta com um novo desafio, lançado aos restaurantes lisboetas: o Concurso da Patanisca, com um júri presidido por Maria de Lourdes Modesto. A final está marcada para 3 de abril no Pavilhão Carlos Lopes.

  • Lisboa: Festa do Gin chega ao Mercado de Campo de Ourique

    O Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, acolhe entre 24 e 26 de março um festival inteiramente dedicado aos paladares do gin. À prova vão estar 13 marcas. Não vai faltar um licor de videira, único no mundo.

  • Cozinha portuguesa atravessa "verdadeira revolução", afirma diretor do Fórum Gastronómico

    O diretor do Fórum Gastronómico Pep Palau, a decorrer na Corunha, acredita que a cozinha portuguesa está a atravessar “uma verdadeira revolução” e defende a aposta na “identidade própria” para Portugal se afirmar no mapa mundial de destinos gastronómicos.

  • Cozinheiros preferem hoje produtos locais e ecológicos, afirma especialista

    Os cozinheiros estão mais atentos à proteção do meio ambiente e valorizam os produtos locais e ecológicos, disse à Lusa Pep Palau, diretor do Fórum Gastronómico, um encontro internacional de gastronomia que termina esta terça-feira na Corunha.

  • Lisboa: José Avillez vai abrir um Cabaret Gourmet

    O chefe José Avillez prepara-se para inaugurar em Lisboa, a 16 de março, o seu novo espaço, o BECO - Cabaret Gourmet. Aqui o conviva entra por uma passagem escondida, o local é sofisticado e misterioso, inspirado nos clubes dos anos de 1920 e de 1950. Para o jantar-espetáculo, com 12 momentos, só entra quem tiver bilhete.

  • Porto: The Yeatman, restaurante duas estrelas Michellin, apresenta novos sabores

    A carta do único restaurante no Porto com duas estrelas Michelin, foi renovada para a nova temporada e já se pode experienciar. Aberto apenas ao jantar, o restaurante do The Yeatman apresenta uma experiência gastronómica desenhada pelo chefe Ricardo Costa com destaque para os sabores portugueses, os produtos locais e os pratos tradicionais.

  • Caldeirada à Pescador da Costa de Caparica motiva Festival até abril

    Até 9 de abril a Costa de Caparica acolhe mais uma edição do Concurso da Caldeirada à Pescador, evento que se realiza há 33 anos. O festival conta com a participação de 11 restaurantes que apresentam este prato repleto de sabores do mar.

  • Lisboa: Chefe Michelin João Rodrigues sugere menu com muita Matéria

    O Feitoria Restaurante & Wine Bar, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, apresenta um novo menu de degustação que promete incursões profundas pelos sabores autênticos de cada ingrediente e desafia até os paladares mais acostumados aos produtos da terra e do mar.

  • Lisboa: Já abriu o Tapisco, o novo restaurante do chefe Henrique Sá Pessoa

    A mesa é, por excelência, um local de partilha. Henrique Sá Pessoa sabe-o bem e, no seu novo restaurante, o que chega à mesa é para dividir. Chama-se Tapisco, fica no Príncipe Real, em Lisboa, e não tem ingredientes secretos: há tapas, petiscos e vermutes, com um gosto tradicional e um toque do chefe que unem os convivas.

  • A 21 de março tem lugar um jantar global com a cozinha francesa

    No dia 21 de março, vamos todos comer em francês. O evento mundial “Goût de France” é assinalado em mais de 2 mil chefes em cinco continentes. Portugal junta-se a esta iniciativa.

  • Restaurantes portugueses estão a ser desafiados para concurso com 12 mil euros em prémios

    Os restaurantes nacionais estão pelo quinto ano, a receber o convite, para apresentar a concurso o prato que faz o seu orgulho à mesa. “O Melhor Sabor de Portugal”, depois de quatro anos com o foco no arroz, alarga este ano o desafio às carnes e peixes. Há 12 mil euros em prémios. O concurso mantém o carácter de solidariedade social.

  • Mais de 350 sugestões em novo “Porto – Guia de Restaurantes e Bares”

    Pela terceira vez considerado “Melhor Destino Europeu”, o Porto é hoje uma das mais cosmopolitas cidades portuguesas e uma cidade que respira gastronomia e vinhos. Reunindo o que de melhor a Invicta oferece neste capítulo, a revista WINE – A Essência do Vinho acaba de lançar edição atualizada do “Porto – Guia de Restaurantes e Bares”.

  • Quatro chefes internacionais recriam Salada César com resultados surpreendentes

    A salada César, criada por um chefe Italiano no México, viajou por todo o mundo pelas mãos de quatro chefes que a reinterpretaram e deram o seu toque pessoal. Os resultados surpreendem. Há uma salada com restos, outra com carne maturada, uma outra com sabor a Pacífico e uma que recusa artificialismos. Temos as quatro receitas.