• A incontinência na menopausa

    Milhares de mulheres em todo o mundo sofrem com o problema nesta fase das suas vidas. Descubra por que razão este é um período crítico para a perda involuntária de urina.

  • Não fique doente às primeiras chuvas

    Existem medidas preventivas simples que ajudam o organismo a ficar mais forte contra as doenças mais provocadas pelo frio, pelas chuvadas e pelo vento. Conhece-as?

  • Autoexame da mama continua a ser ignorado por milhares de mulheres

    É um gesto que pode salvar vidas mas muitas, confiantes que só acontece às outras, tendem a desvalorizar esta observação. Um comportamento que Fátima Cardoso, médica oncologista, critica.

    A halitose será hereditária? 10 mitos e verdades sobre o mau hálito

    O mau hálito é uma preocupação que todos temos ou já tivemos pelo menos uma vez na vida. Conheça 10 mitos e verdades sobre a halitose com a ajuda de Joana Vasconcelos Cruz, médica dentista nas Clínicas Viver.

  • As mais recentes terapêuticas para a coluna explicadas por um médico

    A dor lombar é a segunda causa mais comum de dor. Estima-se que 3 milhões de portugueses sofram de dores nas costas. Conheça os novos tratamentos com a ajuda do médico Armando Barbosa, especialista em Anestesiologia na Paincare, Clínicas da Dor.

  • Como se processa o desenvolvimento das células cancerosas no cancro da mama

    Uma em cada oito mulheres desenvolve esta patologia numa determinada fase da vida. Saiba o que ocorre a nível celular quando o nosso organismo é afetado pela doença oncológica.

    Oftalmologistas indicam 4 sinais de alerta da saúde dos olhos

    A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia deixa um alerta: há vários sintomas que indicam alterações na saúde dos olhos e que deverão motivar uma observação realizada por um oftalmologista. Conheça os conselhos da médica Rita Flores.

  • Doenças reumáticas atingem mais de metade da população portuguesa

    Muitos apresentam sintomas mas desconhecem a patologia. O EpiReumaPt/ReumaCensus, o maior estudo sobre doenças reumáticas realizado em território nacional, fala em 56%. Poucos estão diagnosticadas.

  • Teste da calprotectina no diagnóstico da doença inflamatória intestinal

    Estima-se que na Europa cerca de 2 milhões de pessoas sofram de Doença Inflamatória Intestinal. A doença de Crohn e a Colite Ulcerosa são duas doenças intestinais crónicas. Os sintomas são angustiantes e debilitantes e frequentemente são semelhantes a outras patologias, dificultando assim um claro diagnóstico.

    8 comportamentos que arruínam os seus dentes

    Seja gentil, cuidadoso e generoso com a sua dentição. Conheça alguns erros que deve evitar. Hoje é o Dia Mundial do Sorriso.

  • Sabe o que é Lupus?

    Muito se fala sobre a doença, mas nem sempre se sabe ao certo quais as causas, sintomas e tratamentos.

    10 factos horríveis que o vão fazer parar de roer as unhas

    As informações seguintes podem incomodar os mais sensíveis (sobretudo quem rói as unhas). São 10 factos que o vão fazer abandonar esse vício.

    10 conselhos médicos para ter um coração de ferro

    As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Portugal, mas podem ser prevenidas. Tome nota dos 10 conselhos dos médicos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

  • O diagnóstico laboratorial da esclerodermia

    O diagnóstico clínico da Esclerodermia pode ser difícil, porque os sintomas sobrepõem-se a muitas outras patologias. O laboratório de Patologia Clínica constitui um auxílio importante, pois existem numeroso autoanticorpos que podem ser estudados para suportar este diagnóstico.

  • Conhece estas curiosidades sobre a pele?

    Além de ser o maior órgão do corpo humano a pele, tem algumas curiosidades que a maior parte das pessoas nem sequer sonha. Descubra quais são e surpreenda-se.

  • Regurgitação mitral é a segunda doença mais comum das válvulas do coração

    Rui Campante Teles, médico cardiologista e membro da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular, explica o que é a regurgitação mitral.

    Plantas medicinais que são autênticos antibióticos naturais

    O poder medicinal de plantas e flores há muito que é reconhecido. João Beles, naturopata, indica quais são as que mais estimulam o sistema imunitário e ajudam a combater as infeções.

  • 6 coisas que deve fazer para combater a demência e o Alzheimer

    Existem comportamentos preventivos que melhoram o funcionamento do cérebro. Saiba o que deve mudar na sua vida para começar já a reduzir o risco de vir a sofrer destas doenças.

  • 15 mitos sobre a pílula

    Desmistifique alguns dos mitos relacionados com aquele que é um dos contracetivos mais populares do mundo.

  • Conhece o método billings?

    É uma boa forma para saber qual o período fértil de uma mulher quando se está a planear uma gravidez.

  • A técnica israelita que estimula o cérebro contra a ansiedade

    Um grupo de cientistas israelitas criou um dispositivo que, através de descargas magnéticas, produzem substâncias tranquilizantes. Saiba em que casos é utilizado.

    10 doenças graves que o tabaco pode causar

    Cerca de metade dos fumadores morre prematuramente: uma perda, em média, de 14 anos de vida, segundo dados da Direção-Geral da Saúde. Sabia que o tabaco pode causar mais de 50 doenças? Conheça 10 no Dia Mundial do Ex-Fumador.

  • Métodos contracetivos: qual o melhor?

    Criado em 2007, o Dia Mundial da Contraceção é celebrado em mais de 70 países e tem como principal objetivo consciencializar a população mundial sobre a "contracepção e permitir que os jovens façam escolhas conscientes sobre a sua saúde sexual e reprodutiva."

  • Fibromialgia, a doença em que se acorda já cansado

    A fibromialgia é uma doença crónica caracterizada por queixas dolorosas neuromusculares difusas e pela presença de pontos dolorosos. As explicações são do médico Armando Barbosa, especialista em Anestesiologia e em Medicina da Dor.

  • Doença de Alzheimer pode manifestar-se logo aos 40 anos

    A idade habitual de diagnóstico situa-se entre os 70 e os 80 anos mas não são raros os casos de surgimento precoce da patologia, como explica a neurologista Belina Nunes.

  • Esclerodermia, uma doença reumática e autoimune

    Esclerodermia é uma doença autoimune, inflamatória crónica, de causa desconhecida, que afeta a pele e outros órgãos. Conheça as explicações da médica Maria José Rego de Sousa.

  • Sabe o que é cerclagem na gravidez?

    Qualquer pai deseja que uma gravidez seja o mais natural possível e tranquila, mas por vezes há percalços que não se podem evitar, nomeadamente em casos cuja mulher corre riscos de aborto ou de um parto prematuro.

  • Como identificar e como evitar as doenças da próstata mais frequentes

    Prostatite, Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) e Cancro da Próstata são os tipos de patologia da próstata mais frequentes, sendo que a incidência das duas últimas está a crescer nas últimas décadas. Porém, estas não são a patologia da próstata mais temida. Hoje é o Dia Europeu das Doenças da Próstata.

  • Fibromialgia. A doença de Lady Gaga que afeta milhares de portugueses

    A cantora norte-americana anunciou num documentário sobre a sua vida, "Gaga: Five Foot Two", que sofre de fibromialgia, uma doença com sintomas dolorosos e debilitantes que é um mistério para a ciência mas que atinge 300 mil portugueses.

  • Os carecas correm mais riscos de vir a ter cancro da próstata?

    Um estudo da Universidade de Medicina de Washington, um professor da Universidade da Califórnia e uma investigação do National Cancer Institute nos EUA garantem que... sim!

  • A amnésia e os seus vários tipos

    A amnésia ocorre quando existe uma disfunção nestas áreas cerebrais responsáveis pela consolidação novas informações, tais como, os hipocampos e os lobos temporais mediais adjacentes. As explicações são de André Carvalho, neuropsicólogo no Hospital Lusíadas Lisboa.

    15 truques para combater as insónias

    Quase dois terços dos portugueses dormem mal e muitos acusam níveis de sonolência durante o dia, o que afeta a produtividade e aumenta o risco de acidentes no trabalho. Conheça 15 formas de combater as insónias segundo a organização americana National Sleep Foundation.

  • Potencial das células do cordão umbilical no tratamento do cancro

    Nas últimas décadas, a área da oncologia tem sido alvo de investigação intensiva, com o objetivo de encontrar tratamentos cada vez mais eficazes. Mais recentemente, têm sido desenvolvidos ensaios pré-clínicos (em animais) e clínicos (em humanos) para avaliar o potencial terapêutico das células estaminais, nomeadamente do sangue do cordão umbilical, no tratamento de diversos tipos de cancro. Um artigo da investigadora Bruna Moreira, da Crioestaminal.

  • É possível fazer fisioterapia com objetos do dia a dia?

    Duarte Galvão, fisioterapeuta e docente de fisiologia do exercício, responde à pergunta e explica como é que esta terapia previne e trata disfunções cinéticas e funcionais de órgãos e sistemas.

    O que fazer para combater as enxaquecas

    Um em cada sete adultos sofre com este tipo de dor. Saiba quais são os comportamentos que ajudam a prevenir um problema que atinge mais mulheres do que homens.

  • Médicos que acreditam em medicinas alternativas

    Portugal é dos poucos países com legislação que valoriza sete terapêuticas não convencionais. Saiba quais são e conheça a opinião de especialistas que a recomendam.

  • Há alternativa aos antidepressivos?

    Em 2016, foram comercializadas mais de sete milhões de embalagens de destes medicamentos, um recorde. Guia para usar (bem) estes psicofármacos como ferramenta de superação da depressão.

  • Epicondilite e ombro, qual a sua relação?

    Todos nós já ouvimos este termo “epicondilite”, ou até mesmo o seu similar “cotovelo do tenista” (tennis elbow). Mas o que é? E quais as principais causas?

  • Risco de défice de hidratação aumenta com a idade e no verão

    Os séniores que não bebam água com regularidade nem ingiram alimentos que hidratem correm riscos de desidratação acrescidos. Saiba quais são os cuidados a ter para o evitar.

  • O cancro do pulmão e a imunoterapia

    O cancro do pulmão é um dos tumores de maior incidência e a principal causa de morte por doença oncológica. É uma doença de elevada carga sintomatológica e de drástico impacto pessoal, familiar e social. Um artigo do médico pneumologista Fernando Barata, presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão.

  • Os segredos dos medicamentos homeopáticos

    O número de pessoas que recorre a estes fármacos tem vindo a aumentar. Conheça os princípios e as etapas de produção das soluções terapêuticas da homeopatia.

  • Dormir com o ar condicionado ligado é nocivo?

    Sabe bem nas noites de maior calor mas pode fazer mal se o período de exposição for prolongado. Especialistas em fisioterapia alertam para os riscos do uso excessivo deste aparelho.

  • A genómica dos tumores sólidos e o papel da biópsia tissular e líquida

    O cancro é considerado uma doença genómica, em que alterações no ADN do tumor geram uma multiplicação descontrolada das células. Este comportamento invasivo origina a metastização e a resistência a fármacos tornando a terapêutica ineficaz.

  • Tem motivos para ir ao neurologista?

    Tem andado com dores de cabeça, vertigens, falhas de memória e/ou tremores? Esclareça todas as dúvidas sobre a consulta que não se destina só às situações muito graves.

  • Escova a língua todos os dias?

    Se não o faz é melhor mudar o hábito e passar a inclui-lo na sua rotina. Saiba porquê.

  • Será o mosquito o animal mais mortífero do mundo?

    A relação entre os mosquitos e a propagação de doenças nem sempre foi conhecida. O Dia Mundial do Mosquito, que se celebra a 20 de agosto, comemora a descoberta do papel que os mosquitos desempenham na transmissão da malária.

  • A sua rotina (assustadora) traduzida em decibéis

    O despertador está longe de ser o ruído mais insuportável que ouve durante o dia. É apenas o primeiro e ainda nem sequer saiu de casa.