• O que é a Síndrome do Coração Partido?

    A Miocardiopatia de Takotsubo ou Síndrome do Coração Partido é descrita como uma alteração súbita e reversível do músculo cardíaco (miocárdio) caracterizada por uma dilatação dos segmentos mais apicais do músculo na fase de contração. As explicações do médico cardiologista Pedro Bico.

  • Medicação para a tensão arterial enfraquece o cabelo?

    Vários estudos internacionais confirmam que existe uma relação entre a doença e a queda de folículos capilares. A farmacêutica Maria Augusta Soares esclarece a questão.

    12 coisas que o seu dentista sabe sobre si

    Só de lhe olhar para os dentes, um médico dentista consegue perceber alguns comportamentos de risco. No Mês da Saúde Oral, reforce os seus cuidados dentários.

  • Como lidar com o síndrome de pânico?

    Este transtorno conta com sintomas tão extremos que quem sofre do mesmo pode acreditar que tem algo muito pior do que tem na realidade, há um claro sentimento de dor maior do que o real. Conheça mais sobre esta doença que é mais do que um simples transtorno de ansiedade.

  • Não continue a esconder a cara. Tudo o que precisa de saber sobre rosácea

    A vermelhidão facial pode ser causada por uma doença designada rosácea. As informações que tem de saber e os cuidados que deve ter explicados pela farmacêutica Susana Henriques.

    10 hábitos que prejudicam a nossa saúde

    Nem tudo o que nos rodeia é tão simples quanto parece. Algumas coisas do dia a dia acabam por ser muito perigosas e assim sendo deixamos uma lista dos 10 hábitos que, aos poucos, prejudicam a nossa saúde. Fique atento.

  • A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e sua influência nas relações amorosas

    Alguns estudos ao longo do tempo nos têm mostrado que um indivíduo com uma PHDA tem quase o dobro da probabilidade de se divorciar, e outros mostram-nos ainda que cerca de 58% destas relações apresentam características clinicamente disfuncionais.

    Ser igual mas com Trissomia 21

    "First and Foremost I Am", que em tradução livre significa: "Em primeiro lugar e acima de tudo eu existo". Este é o mote do projeto de Sigga Ella sobre pessoas com Síndrome de Down. São retratos de quem quer apenas ser e que refletem até onde vai a diferença e a igualdade.

    Soluções naturais para a dor e a inflamação da garganta

    Existem várias plantas medicinais com efeito cientificamente comprovado no tratamento das afeções orofaríngeas mais comuns, como a amigdalite e a faringite. Saiba já quais são!

    Tensão pré-menstrual: Porque existe e como se pode eliminar?

    Algumas mulheres, na fase que antecede a menstruação, têm muitos sintomas que provocam uma diminuição na qualidade de vida e uma maior dificuldade em gerir o peso. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as causas hormonais que originam a tensão pré-menstrual e aconselha alterações do estilo de vida para aliviar ou eliminar a sintomatologia associada.

  • Os seus olhos estão a ficar cansados disto

    O tempo que passamos a olhar para o ecrã de um computador, tablet ou telemóvel pode provocar danos na visão. Saiba o que pode fazer para não piorar a situação.

  • Rosácea: pele mais protegida

    Não se sabe o que causa a rosácea mas é possível controlar os seus sintomas. Se não for tratada, pode agravar. Os cuidados com a pele, uma vez iniciados, são para toda a vida, diminuindo o desconforto e prevenindo o agravamento da rosácea.

  • Hipocondria: De uma simples dor a um tumor

    Ser hipocondríaco é viver numa angústia e sofrimento constante.

  • O que dizem as suas orelhas

    O corpo humano é, sem dúvida, algo maravilhoso. Tudo está interligado e pode dar-lhe indicações sobre o seu historial.

  • Incontinência urinária masculina

    Não é um exclusivo feminino. Sabia que um em cada 10 homens tem incontinência urinária em alguma fase da vida? Veja o que a provoca e saiba como pode ser superada.

  • Diagnóstico laboratorial do Mycoplasma genitalium

    A presença do Mycoplasma genitalium em doenças do aparelho reprodutor feminino e masculino tem sido comprovada em diversos casos clínicos. No caso de pacientes do sexo feminino tem sido associada a múltiplas complicações obstétricas incluindo infertilidade, aborto espontâneo, morbilidade neonatal e mortalidade perinatal.

    As piores dores que o ser humano pode sentir

    Infelizmente, há quem já tenha passado por algumas delas, portanto, seguramente sabe do que estamos a falar. Sabemos que somos indivíduos únicos e com características diferentes e que por essa razão a intensidade da dor varia de pessoa para pessoa. Fomos perceber quais são as piores dores que o ser humano pode sentir.

  • Aprenda a ler o seu corpo

    O nosso corpo é dos melhores indicadores no que respeita à saúde, até porque nem sempre dói mesmo quando o problema está lá.

  • Como evitar as aftas

    As explicações e as soluções da ciência para este tipo de lesão oral que, segundo muitos especialistas, já afetou metade da população mundial.

  • Células estaminais como opção no tratamento da colite ulcerosa

    A colite ulcerosa é uma doença crónica que afeta cada vez mais pessoas entre os 15 e os 35 anos, que têm de aprender a enfrentar uma doença sem cura, com manifestações dolorosas e comprometedoras da qualidade de vida. As explicações são de Carla Cardoso, investigadora na área das células estaminais.

  • Demência e cuidados específicos

    O envelhecimento da população portuguesa é um assunto sobejamente discutido, na maior parte das vezes até sob a perspectiva das consequências económicas que acarreta, e que estão relacionadas como uma série de mudanças produzidas na nossa sociedade.

  • O que nos está a envelhecer

    Além do processo de oxidação, existem outros agentes que nos roubam a juventude. A maioria pode estar na origem de doenças como o cancro.

  • Crómio para que te quero

    Não é o elixir da magreza, mas ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

  • É possível evitar os sintomas da bexiga hiperativa?

    A bexiga hiperativa caracteriza-se por episódios de urgência urinária (desejo repentino e inadiável de urinar, com pouco ou nenhum tempo para chegar à casa de banho), geralmente acompanhada por número aumentado de micções durante o dia e também por uma ou mais micções durante a noite. Conheça as recomendações do médico urologista Ricardo Pereira e Silva.

  • Doenças do sistema urinário

    Os sintomas causados pelas perturbações do rim e das vias urinárias, variam consoante o tipo de perturbação e com a parte do sistema afetado.

  • Os cuidados a ter com os medicamentos para a tosse

    É uma resposta fisiológica do nosso organismo, importante para limpar as vias respiratórias. Em vez de a reprimir, é importante identificar e tratar a causa.

    Mulheres com o período não devem fazer bolos? 30 verdades e mitos sobre a menstruação

    A menstruação provoca borbulhas? E o desejo sexual aumenta? Será que alarga a vagina? Esclareça dúvidas comuns com a médica Teresa Bombas, especialista em Ginecologia/Obstetrícia da Sociedade Portuguesa da Contracepção.

  • Comunicar não é uma opção é uma condição

    No dia-a-dia somos chamados a intervir em múltiplas situações e fazê-lo de forma adequada torna-se fundamental. Dessa forma, as perturbações da comunicação assumem-se como um "handicap" que interfere diretamente com a qualidade de vida das pessoas.

  • O uso prolongado de laxantes pode agravar a obstipação?

    A dúvida é comum a muitos portugueses, que recorrem a medicamentos para combater o problema. A especialista em farmácia Maria Augusta Soares esclarece esta questão.

  • O que a lúcia-lima pode fazer pela sua saúde e pelo seu sono

    Rica em óleos essenciais, esta planta relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias. Tem também uma ação anti-espasmódica, aliviando cólicas gastro-intestinais e dores menstruais.

  • Uma azia nunca vem só

    Saiba o que provoca e como prevenir o ardor digestivo.

  • Menstruação durante a gravidez?

    Nem sempre o sangramento significa que algo de errado se passa. No entanto, qualquer que seja a sua situação e fase de gestação, qualquer sangramento deverá ser comunicado ao seu ginecologista, bem como qualquer alteração que considere fora do vulgar.

  • Literacia em saúde dos portugueses continua a ser fraca

    Nasceu uma estratégia nacional para combater os baixos níveis de conhecimento sobre saúde da população. Porquê? Pacientes mais informados tornam-se mais saudáveis!

  • Diabetes tipo II: alguns aspetos a reter sobre os medicamentos

    A diabetes tipo II é o tipo mais comum de diabetes e pode ocorrer em qualquer idade. Resulta, na maioria dos casos, de estilos de vida pouco saudáveis (alimentação desequilibrada, rica em açúcares e inatividade física).

  • Medicamentos e Álcool: influências recíprocas

    O que acontece quando se bebe álcool e se está a tomar medicamentos?

  • Que produtos existem para o ajudar a deixar de fumar?

    Existem dois tipos de produtos de suporte: com ou sem nicotina.

  • Fadiga Crónica: conheça os sintomas

    A fadiga crónica tem um conjunto de sintomas que, manifestando-se em simultâneo e prolongadamente, permitem concluir que se está perante esta doença. Saiba quais são.

  • Os antidepressivos têm efeitos secundários?

    Os antidepressivos são medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Central. Regulam o humor, quando este está negativo, contribuindo para melhorar o nível de vitalidade, energia, interesse e emoções.

    Estes 6 erros comuns estão a dar-lhe cabo das costas

    De forma inconsciente pode estar a prejudicar as suas costas com rotinas e hábitos diários. O médico ortopedista Luís Teixeira deixa alguns avisos e lembra que nem sempre as dores nas costas são sinónimo de uma lesão na coluna, mas são um alerta.

    O que não devo dizer a uma pessoa com Alzheimer?

    Provavelmente não sabe, mas existem várias coisas que não deve dizer a uma pessoa com Doença de Alzheimer ou com outro tipo de demência. Saiba o quê. As recomendações são da neuropsicóloga Margarida Rebolo.

  • As propriedades terapêuticas das folhas de murta

    Além de facilitar a digestão, este arbusto tem uma ação expetorante e antissética do aparelho respiratório. Contém ainda taninos, úteis no combate às diarreias.

    É possível prevenir o Alzheimer?

    Os sintomas da doença podem confundir-se com o envelhecimento normal, mas o aparecimento de sinais de alarme deve motivar uma observação médica. Leia os esclarecimentos do médico neurologista José Vale.

  • Erros de quem toma a pílula

    Há alguns que podem comprometer a eficácia e outros podem ser prejudiciais à saúde. Saiba quais são para assim os evitar.

  • Cistite intersticial, a doença que causa muitas dores e vontade de urinar

    Também conhecida como síndrome da bexiga dolorosa, esta inflamação na bexiga causa dor e maior vontade de fazer xixi. Tratamento da doença, que atinge em 90% dos casos as mulheres, inclui mudança nos hábitos alimentares.

  • Como lidar com a ansiedade na adolescência?

    Todos sabemos que a adolescência é um período crítico, principalmente devido às mudanças físicas e biológicas e às novas adaptações psicológicas e sociais. Nesta fase, muitos adolescentes (se não quase todos) experienciam sensações nunca antes sentidas. Um deles é a ansiedade. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.

    Há cada vez mais casos de cancro. Estas 8 dicas ajudam a prevenir a doença

    Conheça oito hábitos simples que podem ajudá-lo a diminuir a propensão para doenças mortais como o cancro. São conselhos de especialistas do portal WebMD.

  • Sabia que a imunidade varia entre os sexos?

    Cada vez são efetuados mais estudos, que comprovam que a imunidade varia de sexo para sexo e não de pessoa para pessoa.

  • Ainda precisa de motivos para deixar de fumar?

    O risco de várias doenças potencialmente fatais aumenta com o consumo prolongado de tabaco. Conheça os benefícios da cessação tabágica.

    Soluções naturais para acabar com a tosse

    Resposta fisiológica do nosso organismo para limpar as vias respiratórias, importa não a reprimir mas, antes, identificar e tratar a sua causa. Siga as sugestões para acalmar a garganta e facilitar a saída de expetoração.

  • 3 riscos que quem tem animais de estimação não pode correr

    É inevitável e quem tem mascotes sabe-o. Mas dar restos de comida a cães e gatos, dormir com eles ou beijá-los são comportamentos que podem comportar riscos.

    Porque morrem os homens mais cedo? 10 explicações

    A expectativa de vida deve continuar a subir nos países desenvolvidos e superar os 90 anos, com Portugal a ter das maiores subidas no caso das mulheres, indica um novo estudo. Em média, as mulheres já vivem mais 10 anos do que os homens. Sabe porquê?

  • Mycoplasma genitalium, uma infeção sexualmente transmissível assintomática

    A bactéria Mycoplasma genitalium é uma causa comum de uretrite no homem e de cervicite na mulher, sendo recentemente reconhecida como uma IST. Através do contacto sexual, pequenos organismos micoplásmicos são transferidos alojando-se no sistema reprodutor masculino e feminino.

    10 hábitos pouco higiénicos que todos temos

    Todos os dias fazemos coisas pouco asseadas e nem damos por isso. Veja alguns exemplos.

    Ambliopia escondida

    Apesar da ambliopia, Rogério tem um currículo considerável em cinema, teatro e televisão. Nos castings não anuncia a incapacidade visual.

  • Pintarolas

    A varicela é uma infecção vírica caracterizada pelo aparecimento de "borbulhas" (tipicamente vesículas, com "cabeça de água").

    Como resolver os problemas de sono? Siga estas dicas

    Nove dicas científicas que o vão ajudar a combater e superar a insónia tão incomodativa, de forma rápida e prática. Saiba já como e durma descansado.

  • Pare já de fazer isto se está menstruada

    Erros toda a gente comete, mas quando são sistemáticos podem ser prejudiciais à saúde.

  • O que mudou na cirurgia que corrige as orelhas de abano

    Para combater esta formação congénita, utilizam-se atualmente técnicas que não implicam um corte nem requerem internamento e também não deixam cicatrizes.

  • Neste Carnaval tenha cuidado com as cornetas

    Ruído elevado pode provocar perda de audição, zumbido, ansiedade e até depressão.

    Soluções naturais para as dores de cabeça

    Em alguns casos, as plantas medicinais oferecem alívio para o problema, muitas delas com uma eficácia já demonstrada e comprovada cientificamente. Saiba quais são as que oferecem maiores garantias.