• Células do sangue do cordão umbilical expandidas aumentam a qualidade de vida dos doentes transplantados

    Um grupo de investigadores publicou um estudo para avaliar o impacto da utilização de células do sangue do cordão umbilical expandidas na qualidade de vida dos doentes no pós-transplante. As explicações são de Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal.

  • No rescaldo de uma catástrofe. O que é o stresse pós-traumático?

    O "stresse pós-traumático" é uma a perturbação que pode estabelecer-se após catástrofes como o incêndio de Pedrógão Grande. As explicações são do professor doutor Diogo Telles Correia, médico psiquiatra e psicoterapeuta.

  • Artrite reumatoide, uma doença autoimune sistémica

    A Artrite Reumatoide é uma doença autoimune sistémica, crónica e progressiva de etiologia ainda desconhecida. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.

  • Música que acalma e canções que curam

    Cantar, dançar ou simplesmente ouvir temas musicais pode fazer muito pela sua saúde. Muitos especialistas já recorrem a sons calmos e vibrantes para aliviar a dor e suavizar o sofrimento.

  • Miopia é a (nova) epidemia do século XXI

    Afeta cerca de metade dos jovens adultos dos EUA e da Europa, valores que representam o dobro dos de há 50 anos, revela um novo estudo. A culpa é também da nossa relação com as novas tecnologias.

    Plantas que combatem inflamações oculares

    Com a mudança de temperatura e os pólenes, chegam também as conjuntivites. Fernanda Botelho, especialista em botânica, dá a conhecer os benefícios de espécies como a eufrásia, a malva, a camomila, a flor de sabugueiro e a rosa.

    10 coisas saudáveis que tem mesmo de fazer este ano

    Estamos precisamente a meio do ano. Será que está a cumprir os seus objetivos para 2017? Nós damos-lhe uma ajuda. Adote estas 10 sugestões saudáveis antes que seja tarde demais.

  • Guia do cuidador. Sabe com o que se deve preocupar na assistência ao idoso?

    No Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa importa salientar que a sociedade está a envelhecer a um ritmo acelerado. Em 2025 existirão cerca de 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos. Já dizia o poeta Hermann Melville, saber envelhecer é a obra-prima da sabedoria e um dos capítulos mais difíceis na grande arte de viver.

    Como o consumo de sal em excesso pode afetar a sua saúde

    A ingestão excessiva é responsável pelo aumento da mortalidade cardiovascular e pelo aumento da prevalência de cancro gástrico mas não só. Idealmente, não se deve ultrapassar um consumo de cinco gramas por dia.

  • 3 doenças que (ainda) continuam a ser um assunto tabu

    Por detrás de algumas patologias ou de simples sintomas, esconde-se muitas vezes o estigma e a vergonha. Saiba como atuar perante problemas de saúde que têm um nome que (quase) nem ousamos dizer.

  • Se eliminarmos a parte bolorenta de um alimento, é seguro comê-lo?

    Será que vale a pena arriscar? Zélia Santos, presidente da Associação Portuguesa de Dietistas, esclarece esta dúvida. Uma interrogação muito comum.

  • O sarampo voltou

    Desde o início do ano já foram confirmados cerca de 30 casos em mais de 150 notificações. As autoridades dizem que a atividade epidémica «está controlada». Temos razões para nos preocuparmos?

    Quem inventou o preservativo? Conheça 12 curiosidades sobre a medicina

    Mário Cordeiro, pediatra, professor e escritor, publicou o livro "Príncipes da Medicina", uma obra que reúne o percurso de homens e mulheres multifacetados que exerceram a Medicina ao serviço dos cidadãos. São personalidades desde o tempo dos faraós à atualidade.

  • Proteína do sangue do cordão umbilical potencia aprendizagem e memória

    O plasma do sangue do cordão umbilical produz efeitos positivos ao nível da memória e da aprendizagem em modelo animal e, mais interessante ainda, contém uma proteína que, administrada sozinha, produz efeitos benéficos muito semelhantes aos do plasma do sangue do cordão umbilical. As explicações são da investigadora Bruna Moreira.

  • Os sintomas e vários tipos de cancro do pâncreas

    Os sintomas da doença dependem do subtipo de cancro, da sua extensão e da sua localização no órgão. Um artigo do médico João Ribeiro, especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica.

    Esclerose Múltipla: Os sintomas de uma doença que ainda é um mistério

    A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central e que surge entre os 20 e os 40 anos de idade. As suas causas são ainda desconhecidas. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 casos da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde.

  • «Os hobbies atuam como ansiolíticos»

    O que é preciso para nos libertarmos da ansiedade que nos impede de sermos saudáveis e felizes? Enrique Rojas, um dos mais reputados psiquiatras espanhóis, partilha o que décadas de prática clínica lhe ensinaram.

  • Tenho a vacina do tétano em atraso. Que riscos corro?

    Tiago Maricoto, médico de família na USF Aveiro-Aradas e membro da direção nacional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, responde à pergunta.

  • Será da tiroide?

    O cansaço, as oscilações de peso e a queda de cabelo são muitas vezes, erradamente, associados à depressão, à gravidez ou à menopausa, afetando a vida de mais de um milhão.

  • Sabia que o tabaco pode provocar mais de 50 doenças diferentes?

    O consumo de tabaco continua a ser o maior fator de risco prevenível na União Europeia, sendo responsável por 700.000 mortes em cada ano. Leia o artigo escrito pelo médico pneumologista António Carvalheira Santos.

  • Opinião: Ajudar os portugueses a respirarmelhor.pt

    Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, fibrose Pulmonar, fibrose Quística, asma... Encontrar informação genérica, simples e objetiva sobre estas doenças pode ser um verdadeiro desafio. Conheça os conselhos do médico pneumologista António Carvalheira Santos.

    São nojentas e podem estar na sua escova dos dentes

    Pelos vistos não estamos imunes a nada. Saiba como algumas bactérias se podem alojar na sua escova de dentes.

  • A génese de uma doença autoimune

    O sistema imunitário divide-se em duas categorias: imunidade inata e adquirida. O sistema imune inato é composto por um conjunto de proteínas e recetores primitivos que defendem e ajudam as células do sistema imune adquirido e é a primeira linha de defesa do organismo.

  • Por que chamam à ulmária a aspirina dos boticários?

    Esta planta tornou-se célebre em 1838, quando foi feito o isolamento do ácido salicílico nela contido, que mais tarde foi sintetizado para constituir a base do famoso medicamento.

  • “The lost boys”: Síndrome de Asperger no adulto

    Quando penso nas Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), em particular na Síndrome de Asperger (i.e., SA), ocorre-me a estória de Peter Pan. Algumas pessoas com SA parecem ser tratadas como eternas crianças, pelo facto de o diagnóstico ter sido realizado durante a infância. No entanto, é possível diagnosticar uma PEA num adulto, ainda que as características mudem ao longo do ciclo de vida. Um texto do psicólogo clínico, Pedro Rodrigues.

    10 verdades e mentiras sobre a pílula do dia seguinte

    Em Portugal, a principal razão para a gravidez não desejada é o uso inadequado de contraceção. A pílula do dia seguinte pode ser um importante contributo na prevenção da gravidez mas, de facto, é subutilizada e a informação existente é muitas vezes deturpada.

    Estas 10 doenças só atingem as mulheres

    Algumas patologias afetam exclusivamente o sexo feminino. Conheça 10.

    8 erros de saúde que comete em menos de uma hora

    Se pensa que na sua vida faz tudo bem, desengane-se. Desde que acorda até se deitar, comete pequenos erros que acometem a sua saúde. Saiba quais.

  • As células estaminais na recuperação de lesões cerebrais provocadas por hipóxia-isquémia neonatal

    Os acidentes de hipóxia-isquémia (HI) surgem quando há irrigação sanguínea insuficiente para o cérebro (isquémia), causando um imediato défice no fornecimento de oxigénio às células (hipóxia). As explicações são de Bruna Moreira, investigadora da Crioestaminal.

  • Contraceção de emergência não tem impacto na fertilidade

    A contraceção é umas das áreas mais inovadoras e dinâmicas na saúde da mulher com a evolução dos conceitos e a criação de uma sociedade contracetiva. Desta forma promoveu um dos direitos fundamentais das mulheres/casais: liberdade e opção de escolha para viver de melhor forma a sua sexualidade. As explicações são do médico ginecologista Cláudio Rebelo.

    Ninguém o avisou, mas estes comportamentos arruínam os dentes

    Acredite nisto: a reparação dos seus dentes custa mais do que a sua prevenção. Por isso, seja gentil e generoso com a dentição. Conheça alguns erros que deve evitar.

    Vitamina D. Quem a deve tomar e porquê?

    O primeiro ano de vida é caracterizado por uma elevada velocidade de crescimento, a mais elevada de toda a trajetória da vida. Por consequência, é uma fase da vida em que a saúde em geral, o padrão de crescimento e o comportamento alimentar resultam em marcadas repercussões na saúde futura. As explicações são da médica Carla Rêgo, pediatra do Hospital CUF Porto.

  • Medicamentos sem receita médica são fármacos que não oferecem qualquer perigo?

    O uso de medicamentos de venda livre tem regras e, se mal usados ou tomados em exagero, envolvem riscos. Saiba quais são os maiores e veja o que pode fazer para se defender.

  • 10 perguntas importantes que deve fazer ao seu médico de família

    O êxito de uma consulta não depende apenas do especialista mas também da curiosidade de quem o procura. Veja as questões que deve colocar na sua próxima visita.

    Acha mesmo que dorme o suficiente? Faça este teste

    Acorda cansado ou acha que dorme o suficiente? Faça este teste rápido apresentado pelo terapeuta do sono Nathaniel Kleitman no documentário "The Truth About Sleep", transmitido pela BBC no início deste mês.

  • A saúde do coração e a sua relação com o exercício físico

    A inatividade física é um problema importante de saúde, calculando-se que um em cada cinco adultos seja inativo. Um artigo do médico cardiologista Victor Gil.

  • Consultas via internet têm (mesmo) mais-valias?

    João Sequeira Carlos, ex-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, esclarece vantagens, riscos e cuidados a ter. Porque nem tudo é positivo…

  • O que fazer para poder respirar de alívio

    A primavera deixa muitos narizes à beira de um ataque de nervos. Saiba como agir para fazer face às alergias típicas da época em que o pólen volta a andar no ar.

    Cancro de pele: tudo o que precisa de saber para evitá-lo

    A exposição solar abusiva é responsável por mais de 90% dos casos de cancros cutâneos. É urgente, por isso, mudar os comportamentos, saber proteger-se e estar atento aos sinais de alarme. Um artigo do médico dermatologista Miguel Trincheiras.

  • Lúpus Eritematoso Sistémico. O que é e como se manifesta?

    As explicações acerca desta doença auto-imune são do médico António Vilar, especialista em Reumatologia.

  • Cansada da menstruação?

    Com o método certo, pode pará-la, mas será que é (mesmo) seguro? Conheça a opinião de duas conceituadas ginecologistas-obstetras portuguesas.

  • Células do sangue do cordão umbilical no tratamento da diabetes tipo 1

    A Diabetes Tipo 1 é uma doença autoimune causada pela destruição das células β do pâncreas. Estas células são responsáveis pela produção de insulina, a hormona que causa a redução da glicémia (taxa de glicose no sangue) ao promover a entrada de glicose nas células.

  • O que a boca diz sobre a sua saúde

    Existem doenças cujos primeiros sintomas surgem neste órgão, aos quais nem sempre damos a devida atenção. Da próxima vez que lavar os dentes esteja atento a eventuais sinais.

  • O que é a perturbação de stress pós-traumático e como pode ser tratada?

    A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PTSD) é uma doença mental enquadrável nas Perturbações de Ansiedade. As explicações são dos médicos psiquiatras Margarida Albuquerque, Miguel Costa e Pedro Cintra, do Departamento de Saúde Mental do Hospital de Cascais.

    10 dicas (e alguns truques) para se livrar da retenção de líquidos

    O edema ou retenção de líquidos é a acumulação excessiva de água no organismo e pode ser provocada por vários fatores, como a alteração da pressão atmosférica numa viagem de avião. Damos-lhe dicas de alguns alimentos que podem ajudá-lo a melhorar e alguns truques para evitar esse inchaço.

  • O poder curativo do sol

    A falta de exposição à luz natural está a agravar a carência de vitamina D nas populações. O resultado é o aumento de diversas doenças, que podem ser evitadas com exposição solar moderada.

  • O que é o sarampo e como se transmite?

    O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, transmitindo-se pessoa a pessoa através de gotículas ou aerossóis. Habitualmente a doença é benigna mas em, em alguns casos, pode ser grave ou mesmo fatal.

  • O que fazer para não contrair hepatite durante o sexo

    Os três tipos de vírus que causam esta inflamação no fígado podem ser transmitidos através do contacto sexual. Saiba o que pode fazer para se prevenir nesse e noutros contextos.

  • Sabe o que são glândulas de Tyson?

    Comummente confundidas com doenças DST (doenças sexualmente transmissíveis), a maioria da vezes não passam de bolas de sebo. No entanto, nada como uma consulta com um urologista para dissipar quaisquer dúvidas.

  • A cirurgia de redução mamária pode ser perigosa em pessoas obesas?

    A dúvida é frequente: será que uma mulher com excesso de mama e obesa deve fazer uma cirurgia de redução mamária? Que riscos corre? Ana Silva Guerra, médica e cirurgiã plástica, tira-lhe todas as dúvidas.

  • Medicina dentária integrativa e biológica: uma nova abordagem

    Conheça nova abordagem para tratar as patologias dentárias e da cavidade oral em geral, explicadas pela médica dentista Joana Vasconcelos Cruz.

    As 10 plantas que causam mais alergias

    Muitas estão na origem do agravamento de situações de rinite alérgica. A Academia Americana das Alergias ensina a identificar as variedades botânicas que causam maior perigo.