• Os segredos dos medicamentos homeopáticos

    O número de pessoas que recorre a estes fármacos tem vindo a aumentar. Conheça os princípios e as etapas de produção das soluções terapêuticas da homeopatia.

  • Dormir com o ar condicionado ligado é nocivo?

    Sabe bem nas noites de maior calor mas pode fazer mal se o período de exposição for prolongado. Especialistas em fisioterapia alertam para os riscos do uso excessivo deste aparelho.

  • A genómica dos tumores sólidos e o papel da biópsia tissular e líquida

    O cancro é considerado uma doença genómica, em que alterações no ADN do tumor geram uma multiplicação descontrolada das células. Este comportamento invasivo origina a metastização e a resistência a fármacos tornando a terapêutica ineficaz.

  • Tem motivos para ir ao neurologista?

    Tem andado com dores de cabeça, vertigens, falhas de memória e/ou tremores? Esclareça todas as dúvidas sobre a consulta que não se destina só às situações muito graves.

  • Escova a língua todos os dias?

    Se não o faz é melhor mudar o hábito e passar a inclui-lo na sua rotina. Saiba porquê.

  • Será o mosquito o animal mais mortífero do mundo?

    A relação entre os mosquitos e a propagação de doenças nem sempre foi conhecida. O Dia Mundial do Mosquito, que se celebra a 20 de agosto, comemora a descoberta do papel que os mosquitos desempenham na transmissão da malária.

  • A sua rotina (assustadora) traduzida em decibéis

    O despertador está longe de ser o ruído mais insuportável que ouve durante o dia. É apenas o primeiro e ainda nem sequer saiu de casa.

    Soluções naturais contra as picadas de insetos

    Existem plantas que ajudam a evitar ou a aliviar reações inflamatórias causadas pela saliva que injetam, como é o caso dos mosquitos. Descubra as melhores formas de as usar para se proteger.

  • O 3D causa-lhe enxaquecas?

    Se gosta de ver filmes e/ou de jogar a jogos em três dimensões, para evitar náuseas, perturbação oculomotora e desorientação, faça um check-up aos olhos, recomendam os especialistas.

  • É possível aumentar o pénis e manter a função?

    Durante muitos anos, a cirurgia estética foi quase, em exclusivo, procurada pelo sexo feminino. Um cenário que se tem alterado substancialmente, devido a fatores de diversa ordem, como a crescente preocupação com a imagem, o desejo de agradar nas relações pessoais e também as exigências decorrentes de pressões a nível profissional. Biscaia Fraga, médico cirurgião plástico, explica o que é a faloplastia.

    Insulina de nova geração associada a menor risco de hipoglicemia

    Uma das preocupações das pessoas com diabetes tipo 2 e dos médicos que as acompanham são as complicações associadas, como o risco de hipoglicemias (grande redução de níveis de glicose no sangue) e o desenvolvimento de eventos cardiovasculares. As explicações são do médico endocrinologista e professor universitário José Silva Nunes.

    12 coisas que quem sofre de insuficiência venosa deve (mesmo) fazer

    Pernas pesadas e inchadas é um dos sintomas mais comuns deste problema, que afeta mulheres e homens em todo o mundo. Veja os cuidados a ter para se proteger.

    50 segredos surpreendentes sobre o corpo humano

    São 50 factos fascinantes sobre a máquina que é o corpo humano. Acredite ou não são verdadeiros e vão deixá-lo boquiaberto.

  • Estas são as principais doenças ginecológicas

    Tratar da sua saúde intima é tão ou mais importante do que tratar do resto do seu corpo. Dê uma vista de olhos nas principais doenças ginecológicas e mantenha-se prevenida.

  • Já é possível produzir glóbulos vermelhos em grandes quantidades a partir de sangue do cordão umbilical

    Já existem evidências muito positivas de que o problema da escassez de unidades para transfusão possa vir a ser ultrapassado através da utilização de componentes sanguíneos produzidos in vitro.

  • Tem a sensação que o ato sexual é demasiado rápido? Pode sofrer de ejaculação precoce

    A Ejaculação Precoce também conhecida por ejaculação prematura é uma disfunção sexual que afeta cerca de 30% de todos os homens a nível mundial.

  • Os novos tratamentos para o cancro que mais assusta as mulheres

    Ano após ano, a doença continua a vitimar milhares. Descubra algumas das inovadoras terapêuticas que têm vindo a ser testadas.

  • O impulso para comprar pode ser uma doença psiquiátrica

    A oniomania (do grego onio “compra” + mania “loucura”), também designada por Perturbação Compulsiva por Compras, é uma doença psiquiátrica que se carateriza por um desejo recorrente e descontrolado de fazer compras. As explicações são da médica psiquiatra Luísa Lagarto.

  • Os medicamentos que deve incluir no seu kit de viagem

    Independentemente do seu destino de férias, há uma série de fármacos que deve levar na mala. Conheça a lista dos que são (mesmo) indispensáveis.

    Os oito animais mais perigosos do mundo

    Alguns provocam febres e doenças. Outros, através da sua picada, libertam venenos que paralisam os músculos e dificultam a respiração, chegando mesmo a matar.

  • Acha que sabe tudo sobre Hepatite?

    O Dia Mundial contra a Hepatite é celebrado no dia 28 de Julho de todos os anos e visa sensibilizar e divulgar informação ao público sobre as hepatites virais, dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas.

  • Erros que impedem que os medicamentos façam efeito

    Por vezes a medicação não faz efeito e nem se sabe bem porquê. Fique a saber quais os erros que se cometem e evite os mesmos.

  • O que fazer para não contrair hepatite durante o sexo

    Os três tipos de vírus que causam esta inflamação no fígado podem ser transmitidos através do contacto sexual. Saiba o que pode fazer para se prevenir nesse e noutros contextos.

  • Como proteger a nossa pele da exposição solar?

    A pele é o órgão mais sensível do nosso corpo e, como tal, deve ser protegido e cuidado durante todo o ano.

  • Stress laboral muito elevado em Portugal

    Sente-se exausto? Poderá sofrer de stress laboral. É uma patologia quem tem vindo a aumentar em Portugal.

  • Os subtipos de cancro da mama mais alarmantes

    O hormodependente é o mais frequente mas está longe de ser o mais agressivo. As portuguesas são das que mais sobrevivem à doença mas ainda há razões para alarme.

  • Faça isto para o cancro da mama não voltar

    Um grupo de investigadores internacionais reviu 67 artigos científicos e chegou a uma conclusão surpreendente que promete melhorar a vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

  • Está a tomar antidepressivos?

    Se sim, tenha cuidado com o que ingere. Saiba que alimentos e plantas, aparentemente inofensivos, podem interferir na ação destes medicamentos.

  • As doenças que a osteopatia trata

    Os benefícios desta terapia natural para a saúde são muitos. Conheça as técnicas osteopáticas que os especialistas mais usam e os principais problemas e doenças que procuram curar.

  • Para que serve a medicina do trabalho?

    Se pensa que a consulta desta especialidade médica apenas serve interesses da empresa onde trabalha, tem mesmo de ler este artigo. Na verdade, ela foi também criada a pensar em si!

    Soluções naturais para digestões difíceis

    Refletem-se muitas vezes em azia, indigestão ou enfartamento e são um dos problemas mais tratados com plantas medicinais. O naturopata João Beles ensina a combater esse mal-estar.

  • Melanoma atinge 30 novas pessoas por dia

    As melhores técnicas para prevenir e combater um tipo de cancro que soma anualmente 9.000 novos casos. A probabilidade de vir a sofrer da doença aumenta com a idade.

  • Aprenda a defender-se da prisão de ventre

    Sensação de inchaço abdominal e dores nas costas são dois dos sintomas mais comuns. Saiba como evitar esta perturbação, que afeta milhares de portugueses com regularidade.

  • Artrite Reumatoide: Como é feito o diagnóstico?

    Sendo uma doença autoimune, o diagnóstico precoce da Artrite Reumatoide é de extrema importância. As explicações são da médica Maria José Rego de Sousa.

  • 6 perguntas e respostas sobre a doação de sangue

    Para os iniciantes, curiosos e interessados, aqui ficam algumas perguntas e respostas em relação à doação de sangue. As explicações são do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

  • Como um beijo pode disseminar doenças sexualmente transmissíveis

    A maioria das pessoas conhece de uma forma geral as formas de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis, distinguindo doenças mais contagiosas que outras.

    20 alergias raras e (muito) estranhas

    Kaleb Bussenschutt, australiano, foi notícia em 2009 por ser alérgico a todos os alimentos e bebidas, tendo de ser alimentado pela barriga através de um tubo. Apesar de rara, esta está, contudo, longe de ser a única insólita. Descubra outras 19!

  • Quer poupar dinheiro e ter mais saúde? Faça exercício!

    A American Heart Association recomenda a prática de, pelo menos, meia hora de exercício aeróbico moderado a intenso para conseguir reduzir as suas despesas em mais de 2.000 euros.

  • Seis milhões de portugueses são vítimas de ruído excessivo

    O problema afeta mais de 60% da população nacional mas há formas de o minimizar. Pedro Paiva, especialista em audiologia, ensina a lidar com a situação de forma preventiva.

  • Que tipo de mancha é a sua?

    Podem ter várias formas, cores, texturas e causas. Todas são uma hiperpigmentação da pele com um inimigo em comum, o sol. Descubra qual a natureza da(s) sua(s) e quais as melhores formas de as eliminar.

  • Tem as pupilas dilatadas?

    Os seus olhos dizem muito sobre si, por isso conheça as 7 respostas a esta questão e perceba qual delas pode ser o seu caso.

  • Poluição do ar dentro dos carros é mais nociva para as crianças do que a exterior

    O alerta é dado por David King, cientista e consultor do governo britânico. Os automóveis são «caixas acumuladoras de gases tóxicos», assegura o especialista.

    7 plantas medicinais que pode cultivar em casa

    Existem variedades botânicas com poderes curativos, há muito reconhecidos, que podem fazer muito pela sua saúde. Saiba quais são as que pode ter sempre à mão.

  • Sofre de alergias respiratórias?

    As bruscas mudanças climáticas, o pólen, entre outros, contribuem para o surgimento e desenvolvimento de crises alérgicas que, na maioria das vezes são herdadas, mas também podem ser desencadeadas por fatores externos.

  • O que é que a osteopatia integral faz?

    Hérnias discais, zumbidos e encefalias crónicas são alguns dos problemas que esta medicina alternativa alivia. João Paulo Santos Silva, osteopata desde 2000, fala dos métodos que utiliza para o conseguir.

    Os fatores que (mais) afetam a fertilidade masculina

    A proteção do sistema reprodutor não é um exclusivo das mulheres. Os problemas de infertilidade nos homens também têm vindo a aumentar. Saiba o que os causa e o que pode fazer para os combater.

  • Como garantir qualidade de vida durante o tratamento do cancro?

    Em Portugal, milhares de pessoas são diagnosticadas, todos os anos, com cancro. Torna-se, por isso, impreterível dar especial atenção à qualidade de vida da pessoa com doença oncológica durante o processo de tratamento. Um artigo da enfermeira especialista em oncologia Sara Torcato Parreira.

  • Fibrilhação auricular e AVC. Qual a relação?

    A fibrilhação auricular é o mais frequente tipo de arritmia cardíaca no nosso país e está associada a uma elevada mortalidade. Quinze a 20% das pessoas com AVC tem esta arritmia e, por outro lado, quem sofre de fibrilhação auricular tem um risco 5 vezes superior de ter um AVC. As explicações são de Miguel Castelo-Branco, especialista de Medicina Interna e membro da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC).

    O copo menstrual é seguro? Ginecologista tira todas as teimas

    O copo menstrual é um dispositivo utilizável durante o período menstrual. É uma alternativa simples, prática, higiénica e económica aos absorventes íntimos. Fomos saber o que pensa a médica ginecologista Daniela Sobral.

  • Células do sangue do cordão umbilical expandidas aumentam a qualidade de vida dos doentes transplantados

    Um grupo de investigadores publicou um estudo para avaliar o impacto da utilização de células do sangue do cordão umbilical expandidas na qualidade de vida dos doentes no pós-transplante. As explicações são de Alexandra Machado, Diretora Médica da Crioestaminal.

  • No rescaldo de uma catástrofe. O que é o stresse pós-traumático?

    O "stresse pós-traumático" é uma a perturbação que pode estabelecer-se após catástrofes como o incêndio de Pedrógão Grande. As explicações são do professor doutor Diogo Telles Correia, médico psiquiatra e psicoterapeuta.