Este frio pede mesmo uma destas sopas reconfortantes

    O tempo frio pede comida de conforto, saída de tachos fumegantes e vertendo em taças acolhedoras. Se há uma imagem de aconchego à mesa, é a de uma sopa nutritiva. Ficam estas sugestões de produção muito simples. (Sabores)

  • 6 alimentos que trazem novo sabor às suas sopas cremosas

    A vantagem de preparar cremes, à base de dois ou três vegetais, é poder utilizá-los como base para outras sopas. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos algumas sugestões. Simples e com o poder de diversificar as nossas refeições. (Sabores)

    6 sugestões para trazer uma nova cor aos seus purés

    É um dos acompanhamentos que salva muitas refeições de fim de dia. O puré é rápido de confecionar e rende porções generosas. Investindo apenas mais alguns minutos do seu tempo, pode melhorar o sabor e a qualidade deste prato. Um puré não tem de começar como flocos dentro de um pacote. Experimente. (Sabores)

    25 especialidades que só quem gosta de picante aguenta

    Não é para todos mas são muitos os apreciadores de comida forte. Algumas confeções gastronómicas são preparadas com uma quantidade de malaguetas e de pimentas tão grande que deixam qualquer um de boca aberta. (Modern Life)

  • Como escolher as melhores curgetes

    Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas. (Revista Prevenir)

    10 alimentos que, provavelmente, sempre cortou mal

    Com estas técnicas simples para cortar e descascar alimentos verá que poupa trabalho, economiza, pois tem menos desperdício e, sobretudo, contorna as irritações. Laranja, alho, quivi, gengibre, entre outros frutos e vegetais, vão deixar de ser uma dor de cabeça na hora de os levar à mesa. (Sabores)

  • Saiba como fazer gotas de iogurte, um snack saudável

    Trata-se de um snack muito fácil de produzir, não exige competências especiais na cozinha e recorre, apenas, a um ingrediente, o iogurte. As crianças adoram. (Sabores)

    6 granolas caseiras que vai querer ao pequeno-almoço

    Os lineares dos supermercados estão repletos de granolas mais ou menos açucaradas mas que diferem pouco no sabor. Aqui, apresentamos seis receitas caseiras diversas e com sabores inusitados. O pequeno-almoço ganha uma nova dimensão. (Sabores)

  • Folha de louro, uma aliada da cozinha de sabor apurado

    Casa na perfeição com inúmeros cozinhados. Podemos incorporar o louro fresco, seco ou em pó, nas sopas, nos molhos, nos guisados, nos grelhados, em caldos, em marinadas, entre muitos outros preparos. (Sabores)

    6 bolos para microondas que prepara em 5 minutos

    Estas sugestões são perfeitas para aqueles dias em que nos apetece um bolo quase de imediato e não estamos com paciência para longas produções culinárias. Todos estes bolo de caneca demoram, no máximo, 5 minutos a preparar. Todos são deliciosos. (Sabores)

  • Saiba como reaproveitar as sobras de bolo-rei

    Uma forma de evitar o desperdício de bolo-rei passa pela sua congelação, ou mesmo levá-lo ao forno. O objetivo é o consumo a médio ou longo prazo. Deixamos dicas sobre os dois métodos. (Faz e Come)

    Doces ensopadinhos com laranja que as nossas avós gostariam de fazer

    Se há ingrediente que coopera para sobremesas ensopadinhas onde nos apetece mergulhar a colher, esse alimento é a laranja. Quem não recorda a torta de laranja das avós? (Sabores)

    15 invenções na cozinha que nos poupam muitas irritações

    Nem todos nascemos fadados para o corte de faca perfeito sobre a tábua de alimentos. Nem tão pouco somos obrigados a olho certeiro na hora de estimar a quantidade de massa que vai ao tacho. Na realidade, estas tarefas podem tornar-se bem divertidas com estes simples utensílios. Encontra-os em lojas da especialidade e no comércio virtual. (Sabores)

  • Extrair sumo do gengibre

    Algumas receitas, particularmente em pratos asiáticos, referem o sumo de especiarias, nomeadamente o gengibre. (Nutri Super Health)

    Siga as dicas do mestre japonês e dobre esta comida de papel

    O Origami, a arte nipónica de dobrar papel para representar um número infinito de objetos ou seres, inclui os alimentos. O japonês Fumiaki Shingu, mestre no Origami, ensina-nos algumas dobras elementares para criar esta comida de papel. (Sabores)

    Em 2017 não deixe as entradas entregues à monotonia

    Barrar tostinhas com um simples patê, um despejar um pacote de azeitonas numa taça não é, convenhamos, um grande momento à mesa. Com poucos ingredientes e em breves minutos consegue produzir entradas maravilhas. Experimente. (Sabores)

    7 bebidas com whiskey que prepara em cinco minutos

    Em 2016 a Jack Daniel´s celebra 150 anos de vida. Um pequeno negócio que nasceu na América rural, hoje tornado uma marca global. Para brindar a 2017 com estilo sugerimos sete inspiradas bebidas à base deste whiskey, o icónico Jack Daniel´s Old No.7. Há propostas para todos os palatos. (Sabores)

  • Vinhos para Fondue

    Depois de uma breve moda nos anos 80, do século passado, a Fondue está de volta. E com ela os vinhos tintos, brancos ou mesmo espumantes, excelentes para acompanhar as fondues “salgadas”. Há, no entanto, que saber escolher. (Out of the Bottle)

    Não stresse com os doces de Ano Novo. Tem 11 boas razões para brilhar à mesa

    Se pelo Natal há uma tradição vincada no que respeita à mesa de doces, já pelo Ano Novo a liberdade de escolha é maior. O que nos pode deixar confusos na hora de decidirmos quais as gulodices. Deixamos receitas simples, rápidas e capazes de fazer um vistão à mesa. (Sabores)

    Reserve 30 minutos na cozinha e prepare estas receitas com camarão

    Esqueça o simples camarão cozido e opte por lhe acrescentar cor e sabor. Faça, inclusivamente, destas propostas com marisco o prato principal (Sabores)

    12 receitas de queijo para apresentar entradas soberbas

    Quer uma entrada rápida, deliciosa e com poucos ingredientes? O queijo presta-se a isso tudo. Casa com um grande número de alimentos e confere elegância às entradas. (Sabores)

  • Como escolher um bom vinho

    Não há nada que combine melhor com um jantar romântico, um serão entre amigos ou um fim de tarde a solo em frente à lareira, do que um bom copo de vinho. (Prémio Cinco Estrelas)

    Ainda vai a tempo de preparar e oferecer estes miminhos com sabor a Natal

    Prendas de última hora? Um miminho para recordar de como gosta de alguém? Na sua cozinha pode estar a resposta para evitar as confusões dos últimos dias de compras. Afinal de contas o Natal é muito mais do que consumo. E, preparar um doce com as nossas mãos é sinal de partilha, amizade e amor. (Sabores)

    Sopa, puré de abóbora, muito grão e pouco açúcar. Um Natal à mesa visto pela nutricionista

    Moderação, bom senso e disciplina. Seguindo estes três princípios conseguimos uma mesa de Natal e de Ano Novo nutricionalmente mais equilibrada. Mais couves e grão, menos bacalhau e peru. Doces, sim, mas em doses reduzidas. Uma sopa como elemento saciante é bem vista. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, aborda item por item os alimentos da Consoada. Não esquece os light (cuidado) e o álcool (q.b.). A mesa das crianças também não é esquecida (Sabores)

    10 guloseimas para um Natal docinho mas sem abusar nos açúcares

    Não frite, coza ao vapor ou no forno. Evite o açúcar processado, preferindo o mascavado. Reduza na quantidade de açúcar. Pode seguir todos estas regras sem com isso comprometer a qualidade dos seus doces de Natal. (Sabores)

  • Dicas para preparar um bom café

    O café é uma das bebidas mais populares do mundo e há quem afirme que não há nada melhor do que o aroma de um café feito na hora. Para quem prefere beber o seu café em casa e à sua maneira, veja as seguintes dicas e prometemos que o seu café ficará sempre no ponto! (Prémio Cinco Estrelas)

    Arrisque e no Natal leve à mesa estes criativos pratos com bacalhau

    É inegável que uma boa posta de bacalhau cozida, com batata, couve e grão é um deleite. Mas não menosprezemos a capacidade deste peixe para incorporar pratos plenos de criatividade. Deixamos 9 sugestões que vão conquistar. (Sabores)

    É difícil ficar indiferente a estes belos bolos de Natal

    Mundo fora o período do Natal é inspirador para pasteleiros, doceiros e amantes do cake design. Alguns dos bolos são verdadeiras obras-primas. Aproveitamos esta inspiração para revelar as origens de alguns símbolos do Natal. (Sabores)

    Esta é a prova de como é fácil fazer broas de natal caseiras

    A principal ferramenta para produzir estas 6 receitas caseiras de broa são as mãos. Tudo o mais são ingredientes correntes que nos permitem, com um ou outro retoque, introduzir variações. Experimente. (Sabores)

    30 vinhos portugueses a beber em 2017

    A produção das adegas nacionais continua, ano após ano, a dar origem a néctares de excelência. Eis alguns dos que aconselhamos a ter debaixo de olho e a fazer descer pela garganta ao longo do ano. (Modern Life)

    Este ano vamos comer as árvores de natal?

    Quando se trata de deixar uma travessa bonita a imaginação não tem limites. Na blogosfera e redes sociais as árvores de natal são motivo para muito assunto e decoração usando alimentos. Fazemos uma seleção das mais fotogénicas. Ficam como sugestão para que as possa reproduzir em casa. (Sabores)

    Aceite a sugestão e divirta-se a fazer e a comer estas pipocas caseiras

    É tão simples reproduzir em casa a receita de pipocas que comemos refastelados no cinema. Com a vantagem de lhes acrescentar sabores extra, como o caramelo ou mesmo corante alimentar. (Sabores)

    7 trufas de chocolate que resultam sempre bem

    Este é um dos doces que o principiante na cozinha (e não só) adora produzir. Regra geral não leva fogão, faz-se com poucos ingredientes e não suja praticamente nenhuma louça. Mão à obra? (Sabores)

  • Como manter as ervas aromáticas sempre frescas?

    Um truque simples para manter as ervas aromáticas sempre frescas e prontas a usar, é utilizar as cuvetes de gelo. (Teleculinária)

    Salve do lixo estes 12 alimentos e enriqueça a sua cozinha

    A casca do ovo, as passas ressequidas, uma banana madura, molhos sobrantes não têm obrigatoriamente de acabar no lixo. Saiba que há estratégias para os conservar, potenciar e salvar, introduzindo-os em pratos deliciosos. (Sabores)

  • 10 restaurantes perfeitos para os jantares de Natal

    Durante o mês de dezembro, são convívios sociais atrás de convívios sociais, muitos deles à mesa. Precisa de ideias? Aceite as nossas! (Revista Saber Viver)

  • As regras para conseguir umas bolachinhas perfeitas

    Atreva-se na cozinha, ligue o forno, prepare os ingredientes (escolha-os de qualidade) e divirta-se a produzir bolachas caseiras. O chefe Rui Ribeiro deixa-nos dicas para resultados perfeitos e faz-nos algumas bolachinhas. (Faz e Come)

    Estas bolachas fazem a festa este natal

    Fazer bolachas caseiras é uma tarefa divertida. Estas, de natal, são disso exemplo. (Sabores)

  • Tirar as sementes à romã é tarefa complicada? Com esta técnica não

    Uma faca, tigela e colher de pau é quanto basta para extrair num instante todas as sementes da romã. Tão simples que custa acreditar. (Teleculinária)

  • O vinho ideal para cada tipo de queijo

    Para cada tipo de queijo há um vinho ideal para potenciar o sabor e garantir uma degustação única. Este é, talvez, um dos “pequenos prazeres” da vida mais transversal e popular de sempre. (Camomila Limão)

    12 bolachas caseiras para trincar ainda quentinhas

    Têm chocolate (muito), aveia, manteiga de amendoim, recheios, frutos secos. Estas bolachas são aquilo a que temos direito quando apetece algo reconfortante. Vamos fechar os olhos por uns minutos às calorias? (Sabores)

    Quais os melhores vinhos para combinar com cada prato de bacalhau?

    Diz-se que há mil e uma formas de confecionar bacalhau. Poderá ser exagero, mas é consensual que o “fiel amigo” é escolha de eleição nas nossas mesas. Na hora de escolher o vinho, as opções variam consoante a confeção. (Revista Wine)

  • Dióspiro. O fruto do outono que faz bem à pele

    O dióspiro é um fruto proveniente da china. Em Portugal, muitas pessoas têm esta árvore de fruto nas suas hortas. Com apenas 64 calorias por 100g, vamos conhecer cinco benefícios deste alimento. (Teleculinária)

  • Cinco erros na cozinha que deve evitar

    Muitos de nós até podemos saber destes erros, mas será que os evitamos? Pois bem, vamos relembrar cinco erros comuns na preparação dos alimentos. (Teleculinária)

    As verdades e mentiras escondidas atrás de 16 alimentos

    O bife mal passado tem sangue, os peixes de água doce têm mais espinhas, o chá tem mais cafeina do que o café. Algumas destas expressões são verdade, outras nem tanto. Na realidade temos como certos alguns mitos alimentares. Nada como explicá-los. (Sabores)

    Aprenda a fazer bombons como um mestre chocolateiro

    Francisco Siopa é um dos mais respeitados 'chocolatiers' em Portugal. Com loja em nome próprio no Mercado da Vila, em Cascais, mostra-nos, passo a passo, como fazer bombons. (Sabores)

    As regras de ouro para preparar uns cogumelos perfeitos

    São comercializados em fresco, desidratados ou em conservas. Decidido o tipo de cogumelo que queremos cozinhar, basta recorrer a alguma imaginação gastronómica para o levar à mesa. Faz excelentes entradas, cremes e acompanha pratos principais. As suas características exigem, contudo, alguns cuidados na preparação. (Sabores)

    Como sabe bem o chouriço nestes petiscos quentes

    Assado ou frito o chouriço de carne ganha uma nova dimensão e sabor. Mais, quando o integramos em petiscos quentes, tão agradáveis no outono e inverno. (Sabores)

    Marisco, frango e ostras: o que nunca deve pedir quando for comer fora

    Com 30 anos de experiência, o chef de cozinha Anthony Bourdain é um especialista quando o assunto é gastronomia. No seu novo livro ‘Kitchen Confidential’ revela quais os alimentos e pratos que deve evitar escolher numa ida ao restaurante. (SAPO Lifestyle)

  • 10 passos para compor uma tábua de queijos irresistível

    Uma tábua bonita e apelativa é um “must have” em qualquer mesa de entradas e faz um sucesso em qualquer jantar de amigos. Os dez elementos seguintes são essenciais para compor uma tábua de queijos irresistível. (Sabores da Minha Cozinha)

    Quem disse que as mousses de chocolate são todas iguais?

    Se o chocolate não é todo igual por que razão têm as mousses de chocolate de saber todas ao mesmo? Não sabem, claro, e aquilo que lhes juntamos também lhes confere personalidade e sabores distintos. Temos 11 mousses para provar. (Sabores)

  • Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

    Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê. (Out of the Bottle)

    Domine a arte de fazer tartes com este guia elementar

    Apesar de a pastelaria ter a reputação de ser algo que requer muito tempo ou que é muito difícil, assim que tenha conseguido confecionar uma empada ou uma tarte maravilhosa aperceber-se-á de que essa é uma ideia errada. (Sabores)

    Castanhas que são um docinho para o São Martinho

    No que toca à castanha, a sua versatilidade à mesa é surpreendente. Com um punhado deste fruto seco obtemos sobremesas criativas e saborosas. Isco com um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional. (Sabores)

  • Há muitas maneiras de fazer marmelada

    Maria de Lourdes Modesto deu a uma plateia atenta a receita da verdadeira Marmelada Branca de Odivelas. De todas as versões conhecidas, esta é a que lhe foi transmitida por uma antiga trabalhadora do Convento. (Sabores)

  • Sabe qual é o truque para não deixar o arroz empapado?

    “Gostava tanto de fazer aquele arroz soltinho que agrada a todos!” Identifica-se com este pensamento? Não desespere, siga estas cinco dicas e vai cozinhar o melhor arroz do mundo. (Teleculinária)

    Não há como resistir a 12 tartes como estas

    Fáceis de produzir, económicas, com recurso a poucos ingredientes. Por si, estes argumentos bastam para aquecermos o forno e prepararmos estas delícias. Depois, é resistir-lhes e não as comer ainda quentes. (Sabores)

  • Fale como um expert em vinhos!

    “Mastigar o vinho”, um vinho “quente”, “fechado” ou “austero”. A linguagem dos vinhos pode baralhar-nos. Contudo, para dominar o vocabulário elementar de um verdadeiro profissional há apenas que seguir alguns termos. Confira aqui. (Out of the Bottle)

  • Anthony Bourdain ensina-o a cozinhar o bife (e os ovos) dos seus sonhos

    Com 30 anos de experiência, o chef americano deu uma entrevista onde revela como preparar uma carne suculenta, macia e saborosa e ainda dá algumas dicas de como fazer uns ovos mexidos de comer e chorar por mais. (SAPO Lifestyle)

    “Doçuras ou Travessuras” com sabor a abóbora para a noite de Halloween

    Noite de Halloween que se preze não dispensa a abóbora e, se esta for doce, está meio caminho andado para um serão bem passado. Bolos, broas, biscoitos, cremes, muffins não sãoo difíceis de fazer e emprestam a sua graça à mesa. (Sabores)