• Qual a melhor forma de medir a febre aos bebés?

    Também tem esta dúvida? Ana Serrão Neto, médica pediatra, coordenadora do Centro da Criança e do Adolescente do Hospital Cuf Descobertas, responde à pergunta.

  • O que deve vestir ao seu bebé?

    É fundamental pensar que cada fase de vida do seu bebé é muito importante e por isso, a roupa tem que se adequar às suas necessidades.

  • Não há soluções mágicas para pôr o bebé a dormir. Mas há este livro que pode dar uma ajuda

    A propósito do lançamento do livro "Socorro! O meu bebé não dorme" falamos com a autora, Clementina Almeida, que nos desvendou alguns segredos do sono dos bebés e ainda deixou cinco dicas para os pais lidarem com esta que é uma das principais preocupações desde a primeira hora de vida dos filhos.

    Devo realizar exercício físico durante a amamentação?

    Descubra se a amamentação inibe a prática de exercício físico e quais os cuidados que deve ter durante este período.

  • A gonorreia e a conjuntivite neonatal

    A gonorreia é uma infeção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gnorrhoeae, sendo a mais comum e a Organização Mundial de Saúde estima que surjam por ano cerca de 62 milhões de casos clínicos.

  • Poupe antes do bebé nascer

    O nascimento de uma criança é sempre uma altura associada a gastos, por isso saiba os 8 itens principais onde pode poupar dinheiro com uma nova adição na família.

  • Primeiros 1000 dias: impactos da nutrição na saúde futura do seu bebé

    Vamos falar de nutrição e da sua importância durante os primeiros 1000 dias de vida. Estes primeiros 1000 dias são justamente os primeiros 3 anos de vida do bebé, contando a partir da conceção até ao final dos 2 primeiros anos de idade. Um texto da nutricionista Helena Canário.

    25 brinquedos que pode oferecer a bebés e crianças pequenas

    Lá por achar piada a um, não quer dizer que este seja efetivamente adequado. Saiba qual é o tipo de companheiros de brincadeiras que melhor se adequam ao desenvolvimento dos mais pequenos.

  • A alimentação da mãe na amamentação: o que comer e o que evitar

    A amamentação é um processo fisiológico e natural e a melhor forma de alimentar o seu bebé. O leite materno contém todos os nutrientes que o seu bebé precisa para ser saudável. A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida do seu bebé.

  • Alimentação na infância: todas as normas consensuais entre nutricionistas

    Durante os primeiros meses de vida, o bebé alimenta-se exclusivamente de leite materno e/ou infantil. A partir dos 4 a 6 meses o leite não é suficiente para suprir as necessidades nutricionais do bebé. Nesta altura, a maturidade gástrica e digestiva já permitem a introdução de novos alimentos. Um artigo de Ana Rita Lopes, nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Cuidados a ter com o umbigo do seu bebé

    É uma área que pode gerar muitas dúvidas por parte dos pais por isso, saiba o que deve fazer.

  • 10 mitos e verdades sobre o leite humano

    Pediatras, enfermeiros e outros especialistas discutiram as novas contribuições científicas relacionadas com o leite humano no XII Simpósio Internacional de Aleitamento Materno em Florença este fim de semana. Conheça alguns dos mitos desvendados sobre o aleitamento materno, segundo a empresa especializada em amamentação Medela.

    Vídeo de gémeas de dois anos a imitar cena de "Frozen" torna-se viral

    Um vídeo amador partilhado no Facebook mostra duas irmãs gémeas de dois anos a reproduzirem a abertura do filme "Frozen", sincronizadas com as personagens principais.

  • Língua presa: sabe como detetar este problema?

    Esta é uma doença que afeta várias crianças, que para além de problemas de fala, poderão também, enfrentar problemas de socialização. Descubra quais os tratamentos desta doença e como detetá-la, para que possa agir rapidamente.

    Estes são os países onde os bebés mais choram

    Já existe uma tabela de choro mundial e é na Europa que se encontram os mais chorões, mas também os mais calmos.

  • Os cuidados a ter com os berços e com os parques

    Vários estudos internacionais alertam para o perigo de quedas e para o risco de sufoco nos primeiros meses de vida. As ameaças variam consoante a idade do bebé.

  • Todas as dúvidas sobre a fenda lábio-palatina no primeiro ano de vida

    É das mais frequentes malformações congénitas do ser humano e a mais frequente da face. Ocorre uma vez em cada 700 nascimentos, e, em Portugal, estima-se que nasçam cerca de 130 a 150 crianças, por ano, portadoras de uma forma desta malformação. No mundo inteiro nasce uma a cada dois minutos e meio.

  • A hora mudou: como manter as rotinas de sono do bebé?

    Agora que os relógios adiantaram uma hora, as rotinas de sono do seu bebé também podem alterar-se. Saiba o que os especialistas recomendam

  • Sabe quais são as doenças mais comuns nos bebés?

    Entenda: quase nenhuma criança atravessa a infância livre de crises alérgicas, dores de garganta, de ouvidos ou outras doenças típicas dessa fase. Saiba quais são as mais frequentes e como agir para proteger o seu filho.

  • Estimule o seu filho a falar

    É um dos momentos mais esperados pelos pais e chega a ser um dos mais emocionantes.

  • Autismo e Prematuridade – Qual a relação?

    A taxa de sobrevivência nas unidades de neonatologia tem vindo a aumentar, mesmo nos chamados extremos prematuros (abaixo das 28 semanas de gestação). No entanto, a pergunta surge frequentemente: “com que custos a longo prazo?”.

  • Do leite materno para os alimentos sólidos: todas as etapas

    Todos os pais querem o melhor para os seus filhos, mas nada é mais natural do que o aparecimento de algumas dúvidas, nomeadamente no que diz respeito à alimentação dos primeiros anos de vida, a qual deve respeitar algumas regras que visam o bem-estar e saúde do bebé. As recomendações são do médico Pedro Lôbo do Vale, especialista em Medicina Geral e Familiar.

  • Sabe como contribuir para o descanso do seu filho?

    Este é o primeiro ano em que se comemora o Dia Mundial do Sono, a 1 de março. Para assinalar a data, a Drª Maria Helena Estevão, Pediatra com Competência em Medicina do Sono, indica medidas para um bom descanso do bebé em ambiente seguro.

  • Happy Song: A canção criada cientificamente para fazer o bebé feliz

    A compositora britânica Imogen Heap, em conjunto com a agência de publicidade BETC, psicólogos da Universidade Goldsmiths e milhares de pais britânicos criou uma canção que torna os bebés mais felizes e provoca-lhes o riso. O resultado chama-se "Happy Song".

    Por que deve poupar o recém nascido a visitas?

    É normal que queira logo ir ver o bebé quando nasce, mas nem sempre as visitas são o melhor para ele ou para os pais. Saiba 10 razões que mostram porque se deve preservar o seu bebé nos primeiros tempos.

    Os presentes que todos os pais de recém nascidos gostariam de receber

    Nem todos são possíveis ou reais mas se fosse para sonhar o resultado final estaria muito perto desta lista. Descubra o que realmente faria qualquer recém papá muito mas muito feliz.

  • Os bens essenciais para quem vai ter um bebé

    Se falta pouco tempo para dar à luz e sente que lhe está a faltar algo, descubra connosco quais os bem essenciais que deve ter consigo.

  • Tire todas as suas dúvidas sobre a extração de leite materno

    Este é um momento que normalmente gera muitas dores de cabeça para as mães, por isso leia este artigo e tire todas as dúvidas.

  • Os nomes mais populares de 2016 no mundo

    Por cá, já sabemos que Santiago e Maria foram os nomes mais escolhidos para rapazes e raparigas, respetivamente. E nos outros países, quais os nomes mais populares? Descubra aqui.

  • Bebés e o frio

    Está frio mas será que é necessário agasalhar tanto o seu bebé? Veja como e quando o bebé controla o calor de seu corpo e se é mesmo necessário tanta roupa.

  • Papas caseiras para bebés

    Uma solução saudável para o seu bebé e também para si, pelos benefícios na carteira. Quais os prós e as melhores receitas que pode preparar.

  • Já experimentou baby yoga?

    Se foi pai/ mãe à pouco tempo este artigo é indicado para si e para o seu bebé. Descubra os benefícios desta modalidade e o quão pode tornar as crianças mais relaxadas, saudáveis e felizes.

  • Icterícia do recém-nascido

    Esta é uma situação muito comum nos recém-nascidos e altera a coloração dos olhos e da pele para um tom amarelado, mas será preocupante um bebé ter esta condição?

  • Quando se deve cortar o cabelo do bebé pela primeira vez?

    Há vários mitos que se associam ao primeiro corte, mas serão eles reais? Existe de facto uma idade ideal para cortar a primeira vez o cabelo do bebé? Descubra várias questões relacionadas com este assunto que tantas dúvidas trazem às mães e pais.

  • A importância dos picos de crescimento

    Conheça o que são, quando acontecem e tudo aquilo que podem trazer de bom, mau e terrível.

  • Agora, sim, o bebé já vem com manual de instruções

    O "Baby Manual" é um curso online de oito semanas criado por uma mãe australiana, que conta com o apoio de vários especialistas.

  • A visão do bebé

    Quais as cores que vê desde o nascimento e quais as que começa a ver mais tarde.

  • Quais as cores normais do leite materno

    Saiba quais as diferentes cores e o que representam, sejam elas cores normais ou sinais de alerta.

  • Babywearing: moda ou conforto?

    Qual a verdadeira importância desta técnica de transporte do bebé que tem ganho cada vez mais adeptos.

  • Leite em pó para bebés não é todo igual

    Quando amamentar não é uma opção, existem no mercado fórmulas adaptadas para alimentar o bebé. Aprenda a escolher as mais benéficas para o seu filho.

  • A importância das CAM

    O que são as Conselheiras de Aleitamento Materno e qual o valor que têm para o sucesso da amamentação?

  • Chamo-me Maria e nasci prematura

    No dia em que se alerta para o crescente número de partos prematuros, recuamos no tempo e contamos a história de Maria Lima dos Santos, que há 27 anos nasceu com 27 semanas e 1,100kg. Um caso de sucesso contado em família e a quatro vozes: pela própria, pela mãe, pelo pai e pela avó.

  • Tudo o que deve saber sobre a fontanela

    Saiba tudo sobre a chamada moleirinha, como saber se é normal, os cuidados necessários, a moleira funda ou baixa e a moleira alta.

  • Como parar os soluços nos bebés

    Os soluços são muito frequentes em bebés, aliás ainda na barriga da mãe já é muito comum os bebés terem soluços. Saiba como os controlar.

  • Qual a forma mais tranquila de parar de amamentar?

    Aprenda como interromper a amamentação sem traumas para o bebé e sem stress para a mãe.