• O meu filho tem medo na hora de dormir

    O medo na hora de deitar é frequente nas crianças, nomeadamente por receio em ter pesadelos que são característicos sobretudo entre os 3 e os 10 anos, embora possam ocorrer em qualquer idade. Mas os pais podem ajudar os filhos a ultrapassar os medos. Saiba como.

  • Fobia social pode ser a causa de insucesso nos exames escolares

    Conheça a opinião do médico Joaquim Cerejeira, psiquiatra e presidente da Associação Cérebro & Mente.

    Soluções naturais que aumentam a concentração

    Conheça as plantas que estimulam a função cerebral e ajudam a prevenir o aparecimento de doenças neurológicas. João Beles, naturopata e professor no Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa, explica quais são.

    Plantas tóxicas para crianças e animais

    Nem todas são inócuas. Algumas das existentes nos nossos jardins ou casas poderão ser prejudiciais para os miúdos e para os bichos de estimação quando ingeridas ou apenas pelo contacto.

  • O que as crianças pensam dos adultos

    Será que os compreendem ou, muito pelo contrário, não percebem muitos dos comportamentos dos mais crescidos. Surpreenda-se com as respostas dos mais pequenos.

    Praia para os mais pequenos

    Deixe-os aproveitarem o verão da melhor maneira. Veja estas sugestões de biquínis, calções e muito mais para que eles possam brincar à vontade e com estilo nesta estação quente.

  • Crianças que comem como adultos

    A obesidade está a aumentar nas camadas mais jovens. Uma das razões prende-se com os (maus) exemplos que os pais dão em casa. Os alertas e as recomendações de uma nutricionista.

  • Os lanches mais saudáveis para o seu filho podem não ser aqueles que lhe anda a dar

    As crianças portuguesas tendem a apresentar peso a mais. A culpa é, na maior parte dos casos, da má alimentação que fazem. A pediatra do desenvolvimento Mónica Pinto aponta as melhores opções.

    Médica explica como lidar com a enurese noturna na infância. O chichi não tem de ser um pesadelo

    A enurese é um problema que ultrapassa a criança. Se o seu filho ainda molha a cama, não ralhe, não castigue, não penalize. Ele não tem culpa. As explicações são da médica Marta Janeiro, especialista em cirurgia pediátrica.

    Ideias de presentes para crianças (ainda mais) felizes

    Já falta pouco para que os mais pequenos celebrem o seu dia da melhor forma. Dos mais brincalhões aos mais intelectuais, dos mais vaidosos aos mais desportistas damos-lhe ideias para todos os gostos.

  • O que fazer se o seu filho se perder

    O pânico que se instaura é imediato e avassalador, mas infelizmente este género de situações podem acontecer. Saiba como proceder.

  • 5 dicas para a brincadeira perfeita

    No domingo 28 de maio celebra-se em todo o mundo o Dia Internacional do Brincar – World Play Day. Especialista em educação apresenta uma lista com os traços e elementos que permitem que o brinquedo cumpra a sua função principal, isto é, estimular nas crianças a aprendizagem de valores e novas capacidades, de uma maneira lúdica e divertida.

  • Como as crianças veem o sexo

    O que os mais pequenos compreendem sobre a sexualidade varia consoante a idade. Descubra as diferentes formas como encaram o assunto.

  • O meu filho é obeso. O que devo fazer?

    O cenário da obesidade em Portugal continua muito negro e sem tendência de melhorias. Os conselhos da psicóloga Mafalda Leitão e da nutricionista Ana Filipa Baião.

  • Luto infantil: como é a morte compreendida pelas crianças?

    O processo de luto, que se desenvolve habitualmente ao longo de fases características, é a reação de adaptação a uma perda significativa.

  • Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção: Um terreno fértil para comportamentos de risco

    Tal não significa que aconteça em todos os indivíduos com o diagnóstico de PHDA, mas de facto é mais provável que aconteça num destes indivíduos do que em alguém com características semelhantes em termos do desenvolvimento.

    "Fidget Spinner", o brinquedo anti-stress que se tornou viral

    Esqueça os telemóveis e longe vai o tempo do Pokémon Go. O "Fidget Spinner" é o novo brinquedo viral dos pátios escolares no Reino Unido. Custa à volta de quatro euros, é anti-stress, mas está a ser proibido em alguns estabelecimentos de ensino.

    Funny little kids

    Os mais pequenos também merecem estar dentro das tendências mais divertidas e cool da estação. Inspire-se nas nossas sugestões e deixe os seus filhos cheios de pinta.

    25 vestidos deliciosos para miúdas muito giras

    Nos dias que correm, já nascem vaidosas e estão cada vez mais coquetes. E a verde é que nós gostamos. Mostramos-lhe, por isso, opções muito femininas às quais não irá resistir. Nem elas!

    Cool boys

    As roupas e acessórios mais giros para miúdos pequenos em tamanho, mas grande em estilo. Veja as nossas sugestões.

  • É bom ou mau as crianças terem amigos imaginários?

    Dois terços das crianças entre três e oito anos (con)vivem com eles. Especialistas garantem que fenómeno é natural e universal e que contribui para o desenvolvimento da personalidade infantil.

  • Medo dos doutores de bata branca? Hospital da Bonecada está de volta

    Quantas vezes não teve que explicar ao seu filho que o sr. doutor é amigo? E que só tem que ir ao hospital para ficar bom? E quantas histórias teve de contar e inventar para o distrair no hospital?

    Um dó li tá

    O bom tempo está de volta e com ele trouxe acessórios de cortar a respiração, para os mais pequenos. Inspire-se nas nossas sugestões e encha os seus pequeninos de estilo.

    Folhos em ponto pequeno

    Apesar de cada vez mais se usarem folhos nas peças dos adultos, nas crianças sempre foi algo intemporal. Nesta estação, junte as cores frescas e suaves aos folhos fofos e divertidos. Veja quais as peças do momento para os mais pequenos.

  • A criatividade revela-se a brincar

    Dicas, atividades, workshops e livros que vão manter as crianças ocupadas e entretidas em qualquer altura, estimulando-lhes o intelecto.

  • Saúde mental infantil preocupa especialistas

    Há cada vez mais crianças a sofrer de stresse e de ansiedade, muito por culpa da vida agitada dos pais. Siga as recomendações do psicólogo espanhol Javier Urra e ensine o seu filho a lidar com a adversidade.

    30 livros infantis repletos de cor e de aventuras

    Motivar os mais pequenos para a leitura não é tarefa fácil. Mas existem muitos títulos que propõem atividades que vão para além da mera junção de letras e de sílabas. Veja as nossas propostas!

    Heróis preferidos dos mais pequenos foram parar aos livros

    No Dia Mundial do Livro Infantil, o seu filho vai gostar de ler as aventuras dos seus heróis preferidos das séries de televisão e cinema. E ainda outras sugestões.

  • Uma em cada quatro crianças é vítima de bullying

    O termo pode ser inglês, mas a realidade do bullying é muito conhecida nas escolas portuguesas. Os números são da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

  • O seu filho troca as letras?

    Para algumas crianças, ler, escrever ou contar, mais do que um desafio, é um problema. Em causa podem estar distúrbios da aquisição da linguagem e da aprendizagem que podem ser contornados.

  • 10 passos para pôr o seu filho a estudar melhor

    Nunca como hoje as crianças se viram rodeadas de tantos fatores que potenciam a sua distração e dificultam a sua concentração. Veja o que pode fazer para as ajudar a focar.

    Esta idosa tem uma coleção de mais de seis mil brinquedos

    Catherine Bloemen começou aos 21 anos a colecionar peluches e as famosas "surpresas" dos ovos Kinder. E nunca mais parou. Hoje tem uma coleção verdadeiramente invejável.

  • Mãe, não quero ir para a escola

    É frequente o seu filho dizer-lhe que não quer ir mais para a escola? Fingir que está doente? Chorar e implorar-lhe para não ir? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão.

  • O seu filho está viciado em jogos e televisão?

    As crianças regem-se pelo prazer, não lidam bem com a frustração e inspiram-se no comportamento dos pais. Você pode e deve ajudá-las. Saiba como!

  • Deixe o seu filho sujar-se

    Explorar o mundo fá-los crescer e desenvolverem-se muito mais. Veja porque é tão importante deixá-los pôr a mão na massa e descubra como pode incentivar o seu filho.

  • Educação pela negativa corta a criatividade

    O ensino com e através da criatividade é vital e muito importante, se desejamos uma boa vida para todos os que nos rodeiam. Um texto de Isabel Leal.

    É hora de brincar

    Não há criança nenhuma que não goste de brincar ao carnaval, por isso veja algumas opções variadas para ajudar o seu filho nesta altura tão divertida.

  • Que grande gatafunhada…. Com essa letra não percebo nada

    Desde tenra idade vemos as crianças a pegarem em lápis e canetas e a começarem a rabiscar… no papel, nos documentos lá de casa e até mesmo nas paredes. De um modo simplista, esta tarefa parece inata, para todas as crianças. Este texto serve para refletir um pouco sobre a complexidade da escrita manual, e também para alertar que nem sempre uma letra feia é apenas isso.

    Malas de encantar

    Veja algumas malas cheias de pinta para crianças com estilo fun, girly, elegante, feminino ou irreverente.

  • Yoga para crianças: Por que devem praticar e os seus benefícios

    Uma abordagem mais integral relativamente às crianças em que se desenvolve a sua parte mental, emocional e espiritual, ajuda a encontrar o equilíbrio.

    Peças para miúdas giras e cheias de estilo

    Começam a ser vaidosas cada vez mais cedo e muitas querem vestir-se tal e qual as mães. As marcas estão atentas às novas exigências e lançam coleções com elementos menos infantis.

  • Empreendedorismo deve ser incutido às crianças nos três primeiros anos de vida

    Diversos estudos realizados pelo GYMBOREE Play & Music a nível mundial, com o apoio de pediatras e especialistas de desenvolvimento infantil, confirmam que o empreendedorismo pode ser incutido às crianças logo nos três primeiros anos de vida.

  • Como prevenir cáries nas crianças

    Proteger a saúde oral das crianças é uma tarefa complexa, principalmente para mães que têm filhos pela primeira vez ou pessoas que, regra geral, não são tão ligadas à área dentária. No entanto, a proteção oral nos mais novos é muito importante e, quando iniciada precocemente, torna-se vantajosa.

  • A importância de filtrar os conteúdos a que o seu filho acede na internet

    Um estudo da Universidade de Malta revelou que uma grande percentagem de pais e educadores não monitoriza os sites que os seus educandos visualizam. Saiba quais são os cuidados a ter.

  • As respostas às perguntas mais difíceis que as crianças fazem

    Curiosos por natureza, os mais pequenos não têm filtros, surpreendendo muitas vezes os pais com interrogações inusitadas. Descubra algumas das questões complexas que os mais novos colocam.

  • Um coelhinho que gosta de futebol e de missões secretas

    Quem conhece a obra da britânica Beatrix Potter conhece-lhe a magia e encantamento. Os livros Pedrito Coelho recriam este imaginário e trazem-nos novas aventuras na floresta.

  • Défice de atenção e perturbação da concentração na infância

    Especialista defende que não é um transtorno de défice de atenção mas, sim, um transtorno de variabilidade da atenção por incapacidade de controlo, inibição e adequação comportamental.

  • Tudo o que precisa saber sobre cadeiras I-size

    Afinal que cadeira auto deve comprar? Conheça as regras da norma i-Size que está em vigor desde julho de 2013 e escolha o melhor modelo.

  • Osteopatia pediátrica

    Há muitos problemas habituais nos primeiros tempos de vida do bebé, para os quais muitas vezes parece não haver solução. A osteopatia pediátrica pode ajudar a resolvê-los. Descubra como.

  • Os cuidados a ter com as crianças para evitar mordeduras de animais

    Cerca de metade das lesões provocadas são da responsabilidade dos cães mas também é preciso muita precaução e respeito com outras espécies. Saiba quais.

    Agasalhos infantis que combatem o frio do inverno

    Especialmente vulneráveis às baixas temperaturas, as crianças são mais propensas a contrair as doenças típicas desta altura. Damos-lhe, por isso, algumas sugestões, que ainda pode adquirir nos saldos.

  • As crianças doentes devem rir e há coisas que os pais podem fazer para lhes arrancar mais gargalhadas

    Estudos internacionais comprovam que as que riem muito tendem a ser mais saudáveis. Pedro Fabião, um dos Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho, dá uma série de dicas.

  • Crianças bem protegidas do frio

    Será que precisa mesmo de as encher de roupa para que mantenham o calor? Saiba o que lhes deve vestir para as aquecer e, desta forma, prevenir as doenças de inverno.