• A refeição económica que lhe dá (muita) saúde

    Prática, simples, versátil, económica e muito rica em nutrientes fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo, a sopa deve ser parte essencial da sua dieta diária. Saiba porquê. (Revista Prevenir)

    6 dicas para combater as baixas temperaturas com a alimentação

    O frio pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar a mortalidade por todas as doenças. O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde deixa-lhe 6 recomendações alimentares para adotar nestes dias. (Nuno Noronha)

    Quer perder peso? Estes alimentos aceleram o metabolismo

    Não existe um segredo para manter o corpo saudável. Existem vários. Manter o sono em dia e exercitar-se são dois deles. Mas existem alimentos que podem dar uma mãozinha. Saiba quais! (Nuno Noronha)

    Estes alimentos estão em vias de extinção

    Será que a sua comida favorita corre o risco de desaparecer? As mudanças climáticas, a desflorestação e outros problemas provocados pela ação humana estão a acabar com algumas das comidas mais deliciosas do planeta. Saiba quais. (Nuno Noronha)

    8 superalimentos que deve ingerir (pelo menos) duas vezes por dia

    Existem ingredientes que são considerados especiais por serem muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis. Destacamos oito! (Revista Prevenir)

  • Os alimentos que (melhor) ajudam a prevenir a epidemia do século XXI

    Para muitos especialistas, não existe qualquer dúvida. Uma boa alimentação é meio caminho para combater o cancro. Veja os ingredientes que deve privilegiar. (Revista Saber Viver)

    Estas são as dietas mais estranhas do mundo

    Fazer dieta para emagrecer ou ficar mais saudável é um excelente objetivo, deve fazê-lo de uma forma natural e longe das loucuras. (Strazzera)

  • Sou intolerante à lactose. Posso consumir kefir?

    Quando adicionado ao leite, este produto gera um processo de fermentação. Patrícia Segadães, nutricionista, explica por que deve ser consumido. (Revista Prevenir)

    Os alimentos que contêm maiores quantidades de óleo de palma

    Apesar de ser originário de uma palmeira muito comum em países africanos, está presente em muitos dos produtos que ingerimos diariamente, a maioria deles prejudicial à saúde. Saiba quais são. (Revista Prevenir)

  • A (nova) dieta rica em sirtuína

    Os sirts não são uma tribo indígena, nem sequer uma nova banda rock. São, sim, alimentos ricos neste catalizador, que podem potenciar o emagrecimento e beneficiar a sua saúde. Quer saber como? (Revista Saber Viver)

    Verduras todo o ano

    Isoladas ou combinadas, cruas ou cozidas, em purés, sopas, salteadas, como aperitivo, prato de entrada ou guarnição, as verduras e hortaliças fazem bem à sua saúde. Conheça as épocas de colheita e de consumo de cada uma delas. (Revista Jardins)

  • Como tirar partido das sementes de chia sem prejudicar a sua saúde

    Ricas em ácidos gordos e ómega 3 e 6, são essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos e uma mais-valia para quem quer perder peso. Mas também exigem precauções! (Revista Prevenir)

  • Fim de semana de excessos. E agora?

    Pedro Choy, especialista em Medicina Chinesa, dá-lhe dicas para desintoxicar o organismo. (Nuno Noronha)

    Devemos mesmo evitar a carne vermelha?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda o consumo de carne vermelha e o seu impacto na saúde. Aprenda a escolher uma carne de qualidade. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Comer ou não comer? Eis a questão

    O Natal já passou e, certamente, muitas “asneiras” foram cometidas. É normal. Quem não o faz? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

    Saúde em forma com sushi

    Rico em nutrientes, pobre em calorias, fácil e rápido de fazer e muito saboroso, o sushi conquista cada vez mais adeptos. (Sabores)

  • Tenho diabetes e quero ir a uma festa. O que posso comer?

    Como podemos ter as glicemias controladas sem nos privarmos completamente das delícias à mesa? As explicações na nutricionista Jenifer Duarte. (Nuno Noronha)

  • Dieta: quais os alimentos que não devemos misturar?

    A diversidade alimentar é cada vez mais uma preocupação. Todos os macro e micronutrientes são importantes, mas a combinação de alguns nutrientes com outros nutrientes e minerais, podem alterar a sua biodisponibilidade. (Holmes Place)

  • Quais os verdadeiros benefícios do polén de abelha?

    É um dos ingredientes mais completos, dado que contém praticamente todos os nutrientes necessários aos seres humanos. Mas será que faz assim tão bem? (Revista Prevenir)

  • Os trunfos da Dieta Flexitariana

    Inspirada no regime vegetariano, esta é a dieta que o vai ajudar a emagrecer e a adotar um estilo de vida mais saudável, sem prescindir dos seus alimentos preferidos. Veja o que (não) deve ingerir. (Revista Saber Viver)

    Frutas e legumes a consumir em janeiro

    Se ingerir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês. (Modern Life)

    5 alimentos aliados das dietas pós-festas

    Voltou a abusar da comida e da bebida durante o período natalício? Em tempo de restrição alimentar, saiba quais são, a par dos vegetais e da fruta, os ingredientes a que deve recorrer para perder peso. (Revista Prevenir)

  • Emagrecer em casal

    Perder peso em conjunto é, à partida, mais fácil, garantem muitos especialistas em nutrição. Transforme a dieta num jogo divertido, seguindo um conjunto de regras que permitem atingir esse objetivo. (Revista Prevenir)

    Como escolher a melhor barra de cereais?

    O valor calórico é usualmente o fator que condiciona a escolha da barra de cereais. No entanto, este não deve ser o único parâmetro que deve ter em consideração na seleção deste alimento. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá ajudá-lo a escolher a melhor barra de cereais para o ajudar a gerir o seu peso e a sua saúde. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Comece o ano mais magro

    Sim, é mesmo possível começar 2017 mais elegante, mesmo depois de um mês de festas. A nutricionista Iara Rodrigues elaborou um plano que resulta em qualquer altura do ano. (Revista Prevenir)

    As melhores escolhas de queijos

    São uma das mais importantes fontes de cálcio na nossa alimentação mas, por serem ricos em gordura saturada e colesterol, exigem cuidados. Veja as substituições e as trocas que pode fazer para ingerir menos calorias! (Revista Prevenir)

    Qual a melhor altura para começar a perder peso?

    Um programa de gestão do peso que seja eficaz a longo prazo requer uma transformação pessoal que dê origem a uma perda de peso sustentada, para que no futuro não exista novo aumento de peso. Com este novo vídeo a Prof. Teresa Branco vai ajudá-lo a identificar qual o momento indicado para iniciar o seu programa de perda de peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As (muitas) razões por que deve aumentar o consumo de alho

    Protege o sistema imunitário, tem uma ação antibiótica e muito mais. Um estudo norte-americano associa ainda a sua ingestão a uma redução de risco de cancro do cólon. (Revista Prevenir)

  • Festejar sem engordar

    Nesta altura, as tentações gastronómicas são mais do que muitas. Reunimos, por isso, as melhores estratégias que quatro especialistas em nutrição têm, Natal após Natal, partilhado com a revista Prevenir. (Revista Prevenir)

    Natal com menos peso na consciência... e na balança!

    Esta é aquela de altura do ano em que é mais complicado resistir às tentações e às iguarias menos saudáveis. Mas será que podemos fazer alguma coisa para o contrariar? A nutricionista Ana Leonor Perdigão garante que sim! Saiba como. (Revista Prevenir)

    10 conselhos para ter mais um Natal na vida (e não menos uma vida neste Natal)

    Para uma quadra natalícia saudável e com prazer à mesa, a médica e nutricionista Sandra Alves, da Sociedade Portuguesa do AVC, deixo-lhe alguns conselhos práticos. Lembre-se que o Acidente Vascular Cerebral não escolhe dia nem hora. Mais vale um natal cheio de vida, do que menos uma vida neste Natal. (Nuno Noronha)

    Alimentos que vai precisar de ter em casa para combater a ressaca

    Existem alguns alimentos que o podem ajudar a ultrapassar o desconforto da ressaca. Antes que chegue a noite da passagem de ano, trate de os ter em casa. Os conselhos são dos nutricionistas do Hospital Lusíadas de Lisboa. (Nuno Noronha)

  • “Comer bem no Natal significa inverter prioridades. Mais legumes, menos peixe e carne”

    Moderação, bom senso e disciplina. Seguindo estes três princípios conseguimos uma mesa de Natal e de Ano Novo nutricionalmente mais equilibrada. Mais couves e grão, menos bacalhau e peru. Doces, sim, mas em doses reduzidas. Uma sopa como elemento saciante é bem vista. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, aborda item por item os alimentos da Consoada. Não esquece os light (cuidado) e o álcool (q.b.). A alimentação das crianças também entra nesta mesa. (Sabores)

  • O bolo-rainha é melhor do que o bolo-rei?

    Nos últimos anos, a versão sem frutos cristalizados tem ganho a preferência de muitos consumidores. Lilian Barros, nutricionista, comenta a escolha do ponto de vista nutricional. (Revista Prevenir)

    38 coisas a fazer (mesmo) para não iniciar o ano em fúria com a balança

    Não engorde este Natal! Siga os conselhos e as dicas dos especialistas da British Dietetic Association para conseguir sobreviver às tentações da quadra natalícia sem aumentar o peso. (Revista Prevenir)

  • Arroz-doce ou aletria? Qual é a melhor opção?

    São duas sobremesas na mesma linha, ricas em hidratos de carbono. Mas será que uma faz mais mal do que a outra? A nutricionista Lilian Barros responde à pergunta. (Revista Prevenir)

    10 dicas dos nutricionistas para combater os excessos no Natal

    O Natal é uma época em que tendemos a comer e beber mais do que o suposto. Escolher sabiamente entre as opções disponíveis torna-se fundamental para evitar o aumento de peso e manter um estilo de vida saudável. Graciela Moreira, especialista em nutrição, deixa-lhe 10 dicas. (Nuno Noronha)

    Doces de Natal na dose certa

    Não consegue resistir à doçaria tradicional desta época do ano? Com a ajuda da nutricionista Lillian Barros, indicamos-lhe as quantidades de cada doce que pode comer, sem que isso se reflita na balança. (Revista Prevenir)

    O coco faz bem ou é só um alimento na moda?

    Durante muitos anos o coco foi considerado um alimento pouco benéfico devido ao seu teor elevado de gordura saturada. No entanto, este alimento tem vindo a ser cada vez mais utilizado na nossa alimentação, existindo uma enorme variedade de produtos disponíveis no mercado. Permanece então a dúvida: Devemos incluir o coco na nossa alimentação? Neste vídeo a Prof. Teresa Branco esclarece esta questão. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Não se descontrole no Natal e no fim de ano

    Por muita força de vontade que (não) tenhamos, as tentações gastronómicas são mais do que muitas. Teresa Branco, fisiologista, explica o que pode fazer para ficar em forma nesta época do ano. (Revista Prevenir)

    10 comidas que adora (mas cuja origem pode causar vómitos)

    Lambuza-se de cada vez que as come, mas quando descobrir de onde vêm ou como são feitas vai pensar duas vezes antes de as ingerir. Conheça 10 alimentos saudáveis mas potencialmente repugnantes. (Nuno Noronha)

    Os 8 melhores chás e as suas propriedades

    Fizemos a melhor seleção de chás para dormir, desintoxicar o corpo e livrar-se do stress. Confira o que deve beber para sentir-se todos os dias melhor. (Nuno Noronha)

    6 alimentos que ajudam a combater a obstipação

    A alimentação é uma das formas de prevenir e até de aliviar este problema, que afeta milhões de portugueses. Veja as opções indicadas pelo naturopata João Beles! (Revista Prevenir)

  • Avelãs ajudam a emagrecer (e não só!)

    São um dos frutos secos que mais contribui para o equilíbrio das dietas. Um novo estudo que resulta da análise de 29 investigações internacionais enaltece os benefícios nutricionais deste alimento. (Revista Jardins)

    Deixar de fumar engorda?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá abordar a relação entre deixar de fumar e o aumento de peso. Descubra o que pode promover esta reação no organismo e quais as estratégias a adotar para contrariar essa tendência. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Será que vale mesmo a pena investir em produtos biológicos?

    São, geralmente, feios e mais caros mas há cada vez mais gente a apostar neles. Além de haver mais mercados, o número de supermercados especializados também está a aumentar. (Revista Prevenir)

  • Vertente radical do vegetarianismo está a ganhar mais adeptos

    Cerca de 200 pessoas em Portugal já seguem esta dieta, à base de comida crua, diariamente. Mas será que esta opção é mais saudável ou, antes pelo contrário, prejudicial à saúde? (Revista Prevenir)

    Laranja à noite mata? 20 mitos sobre a alimentação

    São muitos os mitos que envolvem alimentos que ingerimos diariamente. Desmistificámos alguns com a ajuda de Ana Rita Lopes, da equipa de nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

    Frutas e legumes a consumir em dezembro

    Se ingerir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês. (Modern Life)

  • Poejo combate a falta de apetite e as gripes

    Muito comum no Alentejo, esta planta, com propriedades anti-helmínticas, também previne e alivia problemas digestivos. Veja os chás que pode fazer para se proteger. (Revista Prevenir)

    10 superalimentos que reforçam as defesas e (ainda) fazem emagrecer

    Quer perder alguns quilos e ter mais saúde? Comece por mudar a sua alimentação. Saiba quais são os ingredientes imprescindíveis escolhidos por nutricionistas para se manter mais magro, energético e firme. (Revista Prevenir)

  • Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve

    Amiga da perda de peso, do equilibro da saúde da pele e até mesmo na cura das ressacas, à couve não faltam atributos na hora de tratar do nosso bem-estar. Vamos confirmar. (Sabores)

    10 dicas para não comer demasiado (daqui até ao Natal)

    Para as pessoas que adoram comer tudo o que vêem à frente em dezembro é importante lembrar que, se não houver equilíbrio, a balança irá mostrar aquilo que não quer: peso a mais. A nutricionista Neide Rangel, da Clínica Livewell, deixa-lhe um plano estratégico para estes dias. (Nuno Noronha)

  • Os frutos secos engordam assim tanto?

    Na sua composição integram substâncias que fazem bem à saúde. É praticamente impossível comer só um. Acabe com todas as dúvidas e saiba o que diz um estudo sobre este tipo de alimentos. (Revista Prevenir)

  • O que a medicina ortomolecular pode fazer por si

    Ponha os nutrientes ao serviço da sua saúde com um método terapêutico e, sobretudo, preventivo que tem vindo a conquistar milhares de adeptos em todo o mundo. (Revista Prevenir)

  • O único tipo de carne que como é a de aves. É suficiente?

    Liliana Oliveira, nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas, responde à pergunta, numa altura em que muitos portugueses passaram a ingerir menos carnes vermelhas. (Revista Prevenir)

  • Os benefícios do óleo de coco

    Esta gordura versátil, ainda desconhecida de muitos, tem propriedades antienvelhecimento indesmentíveis. Saiba quais são as melhores formas de a usar. (Revista Prevenir)

    As trocas de chocolate mais inteligentes

    A combinação de gordura e açúcar com o sabor irresistível do cacau é o que torna este alimento tão delicioso quanto calórico. Para não ter de se negar a este prazer, escolha as melhores opções. Nós damos uma ajuda! (Revista Prevenir)

    10 alimentos para os dias frios

    Para aumentar as defesas contra as temidas doenças do inverno, as opções alimentares devem estar concentradas em três fatores chave: alimentos antioxidantes, alimentos que ajudam a manter integra a mucosa intestinal, por esta ser a nossa primeira barreira de defesa contra vírus e bactérias, e ainda alimentos ou bebidas que hidratem o organismo. Os conselhos são da nutricionista Ana Filipa Baião, das Clínicas Em Forma. (Nuno Noronha)

    Alimentos que aumentam a libido

    Há diversas substâncias, nutrientes, hormonas e neurotransmissores responsáveis pelo aumento do desejo sexual. Provavelmente já conhece alguns alimentos que o potenciam, mas confira as nossas sugestões. (Nuno Noronha)