Quais as cores normais do leite materno

Saiba quais as diferentes cores e o que representam, sejam elas cores normais ou sinais de alerta.

O leite materno proporciona uma série de benefícios para a mãe e para o bebé. Mas o aspeto do leite pode gerar algumas dúvidas entre as mães, logo é importante perceber quais as cores normais do leite materno e as que representam problemas e complicações. O leite de algumas mães também pode ficar com o cheiro ou o sabor de certas comidas que a mãe consumiu, como o alho,  por exemplo. Não há grande problema nisto, pois desta forma o bebé já começa a acostumar-se com diferentes sabores antes mesmo de começar a consumir alimentos sólidos. A única desvantagem é ele começar a rejeitar o leite por não gostar do sabor. Outra possível causa para mudança no gosto do leite materno é o armazenamento. Quando o leite é retirado e armazenado uma enzima chamada lipase quebra-se e leva à mudança de sabor do leite.

É normal que cor do leite mude naturalmente. O colostro, aquele primeiro líquido que a mãe vai produzir logo depois do bebé nascer geralmente tem uma cor amarelada, enquanto que o leite materno tem uma cor branca ou branca azulada no início e já no final da mamada começa a ficar mais um branco amarelado, devido à maior quantidade de gorduras. Mas estas não são as únicas cores normais. Veja que outras cores pode ter e se representam ou não problemas:

Leite cor-de-rosa

O leite pode ficar rosa se a mãe comer muitos alimentos com forte cor roxa ou vermelha, como a beterraba. Mas o leite também pode ficar com esta cor porque está com um pouco de sangue. Por vezes os mamilos criam fissuras e vertem sangue. Cuidado para não passar o sangue para o seu bebé.

Leite amarelo ou laranja

Isto pode ocorrer se a mãe comeu grandes quantidade de alimentos laranjas como cenoura e abóbora. E geralmente não é motivo para preocupação.

Leite esverdeado

Isto pode ocorrer se a mãe comer muitas comidas com cor verde ou até mesmo azul, como vegetais verdes, algas e comidas com corantes azuis ou verdes.  Geralmente não é motivo para preocupação.

Leite preto

O leite preto pode ser causado por algumas medicações e também pode indicar presença de sangue, por isso é um cor que deve ser alvo de maior preocupação.

Leite vermelho ou acastanhado

Isto geralmente indica que há sangue no leite.

Em geral, a presença de sangue no leite materno não indica problemas médicos graves, mas a mãe sempre deve entrar em contato com o médico ou com uma CAM se tiver sangue no leite.  A principal causa de sangue no leite materno são lesões nos mamilos, tal como já referido, e é essencial buscar orientação médica se este for o seu caso. Uma causa menos comum para sangue no leite materno é um papiloma intraductal, algo semelhante a uma verruga que fica em um dos ductos de leite e que pode causar o sangramento.

Saiba mais: Qual a forma mais tranquila de parar de amamentar?

Leia ainda: Amamentação: as melhores dicas

artigo do parceiro:

Comentários