O aparecimento de assaduras e vermelhidão no rabinho do seu filho é constante e já não sabe o que fazer? Não se preocupe, a culpa pode não ser sua! É que as assaduras surgem facilmente, mesmo quando os pais são cuidadosos, pelo que esta é uma situação perfeitamente normal, ainda que deva ser minimizada. Os bebés têm uma pele muito sensível e, como tal, a fricção provocada pelas fraldas em rabinhos húmidos transforma-se, muitas vezes, num problema.

Acresce a isto que existe a tentação de lavar frequentemente os bebés com água, parecendo que assim se mantêm mais limpos. Nada mais errado! A água, quando utilizada em excesso, desidrata a epiderme dos mais pequenos, facilitando o aparecimento de dermatite das fraldas, uma patologia indesejável que pode ser prevenida atempadamente. Se não sabe lidar com este incómodo, aprenda connosco. Se ja é um perito, pode ser que descubra mais alguns segredos.

O porquê das assaduras

A dermatite das fraldas, conhecida por assaduras, é frequente até aos dois anos. Normalmente, na sua origem está a humidade local característica do uso de fraldas e o excessivo recurso a água para lavar o rabinho do bebé. Quando a criança se sente húmida e suja, chama a atenção chorando. Só que, às vezes, este já não é apenas um reflexo de mal-estar momentâneo mas, sim, a forma que ele tem de lhe dizer que sente um certo prurido, ardor ou dor na zona da fralda.

Para além destes sintomas incomodativos, deve estar atento às situações mais graves, porque, se surgir vermelhidão e/ou apareceram pequenas bolhas e/ou marcas de escamação, significa que existe dermatite da fralda. A mudança de fralda é sempre uma grande aventura, quer para a criança, quer para os pais, mas esta deve ser uma prática frequente. Ao contrário do que se pensa, lavar o rabinho com água e sabão, muitas vezes ao dia, não é a melhor opção.

É aconselhável que o faça apenas durante o banho diário porque a água, como alertam muitos dermatologistas e pediatras, desidrata a pele do bebé, que tem, por norma, uma epiderme extremamente sensível. Portanto, sempre que lhe mudar a fralda, opte por utilizar toalhetes, preferencialmente sem álcool e sem perfume, para limpar a urina e as fezes e, de seguida, aplique um creme hidratante rico em vitamina A e vitamina D ou óleo de amêndoas doces.

Os cuidados a ter na hora do banho

Na altura do banho, retire antecipadamente os restos de creme do rabinho, pois estes, em contacto com a água, desidratam ainda mais a pele e agravam as assaduras. Limpe o rabinho com uma toalha macia e não esfregue com muita força, pois a pele do seu bebé é muito sensível, mais ainda se tiver assaduras. Posteriormente, é aconselhável que a criança fique durante algum tempo com o rabinho ao ar, para evitar amolecimento da pele provocado pela humidade.

Após cumpridos estes passos, está na hora de hidratar. Em caso de existência de assaduras, não deve utilizar os hidratantes habituais, sendo aconselhável optar por aqueles que têm uma acção anti-inflamatória. Como vê, mudar a fralda não é assim tão complicado. Vá lá, experimente! Se seguir à risca as recomendações que lhe fizemos anteriormente e se também adotar os conselhos que se seguem, conseguirá manter a epiderme do seu bebé (ainda) mais protegida.

As recomendações a não esquecer

Estes são, segundo os especialistas, os truques indicados para manter a pele do seu bebé fresca, hidratada e saudável:

- O rabinho do bebé só deve ser lavado com água e sabão uma vez por dia

- Use toalhetes sem álcool e perfume

- Use um creme hidratante à base de vitamina A e D quando mudar de fralda, se existirem sinais de dermatite opte por um creme específico

- Não utilize fraldas de plástico que não deixem secar a pele

- Nas meninas, a limpeza deve ser feita de cima para baixo, para que os germes do ânus não entrem na vagina e não provoquem infecções urinárias. O creme deve ser aplicado nos lábios externos da vagina, no ânus e nas preguinhas

- Nos meninos, o creme protector aplica-se nas costas, nádegas, preguinhas, sobre os testículos, pénis e ânus.

Texto: Lúcia Alves

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.