O contacto precoce com a música favorece o desenvolvimento da criança desde o nascimento. Conheça as competências relacionadas com os estímulos musicais e saiba como atuar para que a criança possa desfrutar dos benefícios da música:
A música contribui para a aquisição da linguagem
Segundo Helena Rodrigues, professora e investigadora na área das Ciências Musicais, «a música expõe o bebé a um conjunto de elementos sonoros e expressivos que são comuns a outras formas de linguagem, nomeadamente à linguagem verbal. Quando estamos a estimular os sentidos, e em particular o sentido auditivo, estamos a diferenciar sons e a contribuir para a aquisição também da competência linguística.»
As capacidades motoras são estimuladas com a música
De acordo com Edwin Gordon, investigador na área da psicologia e pedagogia da música, «ao responder ao ritmo através do movimento, o corpo está a fornecer ao cérebro informações para este processar e, portanto, é o corpo que, em última análise, fornece ao cérebro a compreensão. Assim, o corpo é a fonte da aptidão musical ou do seu potencial, enquanto o cérebro é a fonte do desempenho musical».
A música permite a interação social e afetiva da criança
A música implica uma motivação para a construção, interação social e aprendizagem contínua.
Por outro lado, a música influencia positivamente as relações de confiança que os adultos constroem com a criança.
O conhecimento e o raciocínio são despertados pela música
O contacto precoce com a música estimula a criança a explorar o conhecimento e o raciocínio desde a primeira infância.
Como pode a música entrar na rotina do bebé
Devido aos benefícios que a música representa para o desenvolvimento infantil, Helena Rodrigues, professora e investigadora na área das Ciências Musicais, explica aos pais que é benéfico explorarem o lado lúdico da música, já que «pode entrar na rotina dos pais e da criança, antes do sono, durante o banho ou na hora das refeições».
Texto: Ana Margarida Marques
Siga este e outros temas sobre parentalidade no Facebook O Nosso Bebé.
Comentários