A seguir ao nascimento, os casais assumem o papel de «pais», mas devem continuar a valorizar a sua relação enquanto «cônjuges». O alerta é da psicóloga clínica e sexóloga Marta Crawford que na VII edição da Conferência Cuidar de Nós, Cuidar o Nosso Bebé aconselhou os casais sobre a vida conjugal depois dos filhos.

«Ensinar os filhos que existe um espaço que é exclusivo dos pais» é o grande desafio, explica a especialista, que dá algumas estratégias para cuidar da relação a dois:

  • Procurem ter um espaço a dois, sem a presença do bebé. Nos primeiros meses de vida o bebé fica no quarto dos pais, mas é importante que no futuro ele durma no seu próprio quarto.
  • Conversem e expressem ideias. O diálogo é regra de ouro na relação conjugal. Cada elemento do casal deve ouvir o que o outro tem a partilhar sobre o que sente. A partilha de ideias é a chave para que a relação seja funcional.
  • Sejam flexíveis, procurem novos caminhos para se relacionarem intimamente. A seguir ao nascimento de um bebé, podem ocorrer mudanças na forma como o casal se relaciona entre si. Por isso, caso sintam que seja necessário, devem procurar novos caminhos para se reencontrar intimamente.
  • Quando o diálogo não é fácil para haver um entendimento nas questões da intimidade, o casal deve procurar a ajuda de um profissional.
  • Solicitem o apoio do médico e esclareçam todas as dúvidas. Da mesma maneira, perante alterações na vida sexual por causa da gravidez ou do pós-parto, é importante solicitar a ajuda médica.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.