"Minha João, meu amor… Ontem à noite, agarrei na guitarra. E toquei. Como há muito já não o fazia… Teve que ser. Não porque a vida continua, ou porque temos que nos distrair (ou abstrair), ou porque somos o que somos, ou porque me apetecesse… Nada disso. Porque tu gostavas que eu tocasse. Porque tu gostavas de me ver e ouvir tocar". João Soares destacou um novo desabafo no Instagram.

Desde que Maria João Abreu morreu, a 13 de maio, o músico tem estado ativo na rede social para partilhar os seus sentimentos e pensamentos nesta fase de luto.

"Nunca ninguém me olhou da forma que tu o fazias. Sempre houve qualquer coisa de especial no teu olhar, e no meu tocar, que se entrelaçavam apaixonadamente. Fosse num palco grande, fosse num bar pequeno (daqueles que nos gostávamos, cheios de gente e boa disposição), quando os nossos olhos se encontravam, tudo o resto desaparecia. Tocava para ti e só para ti. E eu sei que tu sabes. Tu choravas e eu, muitas vezes, também. Pela tua emoção, que passava, nesse momento, a ser minha também. A nossa", acrescentou esta terça-feira, 15 de junho, precisamente um mês após o funeral da atriz.

"Irei em breve voltar a tocar. Pensei se deveria desistir de tudo, porque não sei se tenho a energia suficiente. A força necessária", confessou. "Mas não… isso não posso fazer. Será uma das formas de te chegar. De te tocar", afirmou.

"Tu dizias muitas vezes: 'A música eleva-nos! Faz-nos transcender!'. Pois que seja, amor meu. Ainda me vais ouvir por muito tempo. E enquanto tocar, vou imaginar os teus olhos, emotivos e emocionados. As lágrimas que deles escapavam. E que faziam cair as minhas também. E nos faziam ser um só. Os Joões. Sempre os Joões. Amo-te. Hoje e sempre", rematou.

Leia Também: Viúvo de Maria João Abreu: "Faz um mês. Um mês sem ti. Um mês de vazio"