Morreu o homem que pôs os portugueses a cantar "I gotta feeling" durante o 2010 FIFA World Cup, o campeonato mundial de futebol realizado na África do Sul. Fred Rister, compositor de êxitos globais como "When love takes over", "Love don't let me go" e "Memories" e autor do single dos norte-americanos The Black Eyed Peas que se tornou no hino de apoio à seleção nacional há nove anos, tinha 58 anos e não resistiu a nove cancros.

Nascido em Dunquerque, no norte de França, faleceu no hospital de Tourcoing. Há seis semanas, tinha publicado a última mensagem nas redes sociais. "Vou ter de me afastar um pouco durante algum tempo, como sucedeu no início do ano. Vou ter de descansar ainda mais do que habitualmente. Estou no campo, longe da minha casa. Penso que compreenderão. Voltarei a dar-vos notícias, logo que possível", escreveu.

Uma promessa que acabaria, todavia, por não cumprir. Em 2017, depois de receber a notícia que enfrentava o nono cancro, o compositor francês decidiu suspender os tratamentos. "Tive vontade de me suicidar. Bati no fundo", admitiu Fred Rister, em entrevista ao jornal Figaro, em novembro do ano passado, durante a promoção de "Faire danser les gens", a autobiografia que escreveu e onde contava o seu combate contra 0(s) cancro(s).

Em entrevista à rádio TSF, o selecionador nacional Carlos Queiroz revelou que "I gotta feeling" era a música que os jogadores da equipa das quinas ouviam no balneário para se motivarem antes dos jogos antes do apuramento. Semanas depois, os The Black Eyed Peas publicaram um vídeo a agradecer e apoiar Portugal. O Banco Espírito Santo (BES), principal patrocinador da selecção nacional, também utilizou a canção em anúncios.

Em junho do ano passado, Fred Rister esteve em Lisboa, como fez questão de partilhar com os seguidores nas redes sociais, publicando um vídeo onde surge a falar em português. "É um país muito bonito", elogiou o francês. Filho de operários, Frédéric Riesterer, também produtor e DJ, ganhou um Grammy em 2010, nos EUA, pelo single "When love takes over", interpretado por Kelly Rowland. Antes da carreira na música, foi cabeleireiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.