Filipa Areosa é vegana há três anos, uma opção que tomou numa altura em que decidiu dar um novo rumo à sua vida. Em entrevista à edição de outubro da revista Prevenir, já nas bancas, a atriz de 29 anos, que atualmente pode ser vista em "Nazaré", a nova telenovela da SIC, explica as razões que a levaram a adotar o veganismo nas suas várias vertentes. "A minha alimentação é vegan mas trata-se, sobretudo, de uma filosofia", refere.
"É uma forma de estar na vida que envolve não só aquilo que comemos como também o que vestimos e o que usamos", sublinha. "Estou num processo de aprendizagem. Em relação à maquilhagem, por exemplo, ainda é difícil usar produtos unicamente vegan, tal como a roupa. A par disso, também tenho tentado usar cada vez menos plástico", confidencia Filipa Areosa, que em pequena cozinhava para os oito irmãos.
Na altura, arroz de pato era uma das especialidades da cozinha tradicional portuguesa que a artista, que gosta de fazer comida para muita gente, lhes preparava. Nos dias de hoje, tal seria impensável. "Não preciso de proteína animal para viver e coloco na balança o que é mais importante, o sabor ou a vida de um animal. Prefiro escolher a segunda opção, também por questões ambientais. A minha alimentação é igual à das outras pessoas, simplesmente não uso proteína animal. Substituo a carne por fontes de proteína vegetal. Como leguminosas, tofu, seitan e cogumelos, por exemplo", esclarece a atriz, nascida em Santarém, em julho de 1990.
Em 2012, Filipa Areosa estreou-se na representação televisiva no papel de Ana Rita Soares na série "Morangos com açúcar", na TVI, mas hoje é na SIC que brilha, como Bárbara Soares, uma das antagonistas de "Nazaré". "Esta personagem tem muitas cores. Tanto tem um lado sério como um lado cómico. É uma espécie de papel tragicómico que ainda não tinha desempenhado. Até agora, é a novela que mais gostei de fazer", assume a atriz.
Comentários