Nascida em Oakland, na Califórnia, nos EUA, no dia 2 de janeiro de 1969, Christy Turlington foi uma das maiores modelos da década de 1990. Aos 51 anos, tem uma carreira com que poucas manequins podem competir. Foi o rosto do perfume Eternity de Calvin Klein, da Maybelline e agora da Biotherm. Além de trabalhar como realizadora, a ativista fundou, em 2010, a Every Mother Counts, uma instituição não lucrativa que auxilia mulheres que também são mães e crianças.

Como é que se descreve?

Sou curiosa. Gosto de ver coisas e de conhecer pessoas! Uma das minhas expressões preferidas é "estar aqui, agora". Significa estar no presente e desfrutar de cada momento ao máximo. Cada experiência é uma oportunidade para crescer. Logo, escolhi desafiar-me a fazer um trabalho com significado...

Já passou a barreira dos 50. O que é que pensa sobre idade e sobre o facto de termos de envelhecer?

Não penso muito em envelhecer, aceito-a por aquilo que essa situação representa. Penso que esta minha forma de pensar tem mais influêcia no modo como, depois, me sinto. É por isso que praticar ioga, correr e fazer coisas que têm significado são o melhor que posso fazer para me sentir e para estar bem. Seres feliz e viver uma vida que te faz sentir bem faz uma grande diferença.

O que aconselha às mulheres que têm receio de envelhecer?

Sejam vocês próprias! Estarmos no nosso melhor não tem nada a ver com aquilo que parecemos ou com a idade que temos. Eu acho que o medo, neste caso de envelhecer, é um conceito muito proeminente na nossa sociedade e nos dias de hoje. Eu ponho conscientemente o medo de parte. Preocuparmo-nos com coisas que podem ou não acontecer é uma perda de tempo e de energia.

Em relação ao facto de envelhecermos, é uma coisa que está a acontecer neste momento. Todos estamos a passar por isso. A mim, nunca me incomodou porque, quando olho para trás e vejo tudo aquilo que ganhei em cada ano que foi passando, penso que não voltava atrás. Não quero regressar a nenhum período da minha vida. Se não estivermos agarradas ao medo, pensamos em todas as possibilidades que existem.

Como é que gostaria de ser lembrada?

Como alguém que nunca desperdiçou um minuto.

Como é a sua rotina de beleza?

Tenho a sorte de ter bons genes e a minha pele não é sensível mas sempre tive o cuidado de lavar e limpar o rosto. Sou uma fã antiga da linha Blue Theraphy [da Biotherm, marca de dermocosmética que Christy Turlington promove], especialmente dos séruns que são ideais para a pele seca.

Gosto de soluções fáceis e simples. Adicionei há já algum tempo à minha rotina o creme de tratamento de 28 dias, Blue Therapy Red Algae Uplift. Aplico primeiro umas gotas do tratamento e, de seguida, o creme.

E qual é o melhor conselho de beleza que pode partilhar? Tem algum?

Confia em ti e sê verdadeira! Eu tenho confiança na pessoa que sou hoje em dia. Os meus valores são os mesmos de sempre mas as experiências pelas quais passei enriqueceram a minha vida em todos os aspetos. Hoje, sou modelo, sou mãe, sou uma mulher de negócios, uma escritora, uma fã de ioga… Por cada faceta nova que surgiu na minha vida, o aspeto mais importante foi manter-me sempre fiel a mim própria.

Tem algum cuidado de beleza particular quando viaja?

Duplico a aplicação de hidratante. Geralmente, aplico um creme à base de óleo e nunca uso maquilhagem no avião. E tento também beber muita água. Penso que a hidratação é muito importante, tanto a nível externo como interno do organismo. Quando voo, tento ainda dormir ou descansar... 

O que representa para si ser a embaixadora da gama de dermocosmética Blue Therapy?

Tem sido ótimo trabalhar com Biotherm nos últimos anos, especialmente na gama Blue Therapy. O meu trabalho é muito mais fácil quando há uma mensagem e um efeito positivo nos outros. Nesta gama de produtos, a marca trabalha sempre com o seu ingrediente-estrela, o Life Plankton, adicionando-lhe outros ingredientes presentes na água. Eu fico sempre impressionada com as novas fórmulas que eles desenvolvem...

O que pensa sobre a infusão da fórmula patenteada da marca com ingredientes naturais, como é o caso da alga-vermelha?

Eu sempre fui da opinião que a natureza oferece os melhores ingredientes para o cuidado de pele. A alga-vermelha é uma das mais poderosas algas que existem na terra. A Biotherm conseguiu capturar os seus extratos e incorporou-os em produtos que dão firmeza à pele e que redefinem os contornos do rosto, deixando uma sensação de pele macia, suave e hidratada.

É uma muher muito ativa. Em termos de projetos para o futuro, o que é que tem planeado?

Enquanto fundadora e diretora executiva da [instituição] Every Mother Counts, continuarei a liderar a minha equipa para cumprirmos o objetivo de tornar a gravidez e o parto mais seguro para todas as mães, em qualquer lugar do mundo. Educamos as pessoas sobre os desafios e as soluções que existem e investimos em programas de formação e de sensibilização que melhoram o acesso de centenas de mulheres a cuidados de maternidade condignos.